Business 16 de Dezembro de 2016

Como conseguir um bom emprego no exterior

Veja abaixo 6 dicas para correr atrás do seu sonho.

Segundo levantamento da Catho, empresa especializada em RH, 76% dos brasileiros aceitariam trabalhar no exterior, caso houvesse uma proposta profissionalmente interessante. Destes, 34,2% aceitariam se a oportunidade de desenvolvimento fosse interessante. Destes, 33,2% aceitariam mediante promoção e 8,5% iriam mesmo sem nenhum outro benefício associado. Esses são os efeitos do mundo globalizado sobre uma população jovem.

Contudo, há alguns passos e cuidados necessários para quem pensa em morar em outros países, seja por um tempo, para juntar grana, ou em definitivo. Listamos alguns:

1. Saiba o máximo possível sobre o país de destino
Não saia a esmo para morar em um país estrangeiro, muito menos baseado em estereótipos da televisão ou do cinema. A realidade pode se mostrar bem mais dura - ou bem mais agradável - quando conversamos com pessoas de verdade, que vivem a situação real do país. Use e abuse das redes sociais e grupos de brasileiros vivendo ou passeando no país de destino para descobrir quais as impressões dessas pessoas em relação à cultura local, à receptividade do povo para com turistas e pessoas que querem morar lá. Enfim, obtenha o máximo possível de informações antes de comprar a passagem aérea e carimbar seu passaporte.

2. Visite sites de busca de emprego
Ainda no seu país de origem visite sites de oferta e busca de emprego. Através deles, dá para se ter uma idéia do tipo de exigências das empresas para com seus candidatos. Neles, você normalmente pode ter uma idéia de como construir seu currículo para melhorar suas chances de ser chamado em uma eventual entrevista. Alguns exemplos são:

http://www.jobsearch.org/
http://www.careerbuilder.com/
http://www.iitjobs.com/

3. Cuide das suas pegadas em redes sociais
Tanto no Brasil quanto no exterior, mais e mais as empresas verificam os "rastros digitais" de seus candidatos à vaga. Postagens comprometedoras podem ser a diferença entre conseguir a vaga de emprego almejada ou não. Mas o contrário também é válido: uma boa foto de perfil, postagens demonstrando interesse por sua área de atuação, bem escritas (especialmente no idioma do país de destino ou em inglês) podem ajudar na hora da contratação. Além disso, tenha um perfil bem construído na rede especializada Linkedin. A cada dia, mais e mais empresas estão anunciando vagas e buscando profissionais ou indicações de contratações nela.

4. Aprenda inglês - ou o idioma do país de destino
Há casos em que uma simples entrevista em inglês determina se o nível de fluência do candidato é suficiente. Já em outras circunstâncias, empresas e instituições exigem certificações de fluência na língua inglesa ou no idioma local. Por isso, antes de sair do Brasil, verifique se o seu projeto lá fora pode depender de uma dessas certificações. Normalmente, há institutos credenciados para aplicarem tais testes por aqui mesmo. Alguns exemplos de certificações são: TOEFL, CPE, CAE, FCE, IELTS, CELI, KDS, DELE, DELF.

5. Não subestime a burocracia
Há países nos quais brasileiros podem entrar e trabalhar sem sequer necessitar de um passaporte, como os do Mercosul. Há outros, no entanto, onde o processo é bem mais burocrático e caro. Certifique-se de sair do país com todos os documentos, vistos e permissões, para não chegar lá e perder o emprego dos seus sonhos por causa deste detalhe. Estados Unidos e União Européia são extremamente exigentes quando o assunto é receber imigrantes brasileiros.

6. Vire cidadã(o) do país
Ao escolher morar fora, saiba que haverá choques culturais. A verdade é que se você ficar comparando seu lugar de origem e suas raízes com sua nova casa, a adaptação será muito difícil. Portanto, adapte-se. Descubra o que é legal, onde são os pontos turísticos, faça amigos, entregue-se à nova cultura, à sua nova casa. Se você começar a comparar, será o princípio do fim, por melhor que sua nova vida seja.

Siga os conselhos acima, faça as malas e mande fotos!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui