Business 11 de Abril de 2017

10 dicas de sucesso para conseguir um emprego no exterior

Diante da forte concorrência no mercado de trabalho, muitos profissionais estão buscando mais qualificações e diferenciais para conseguir boas oportunidades e alavancar a carreira.

Para aqueles que pretendem conseguir um emprego no exterior, especialmente, saber inglês é um dos requisitos básicos, mas não é o único.

Selecionamos 10 dicas para que você comece a se preparar desde já e conquiste um emprego fora do Brasil.

1. Escolha o país
Você já pesquisou sobre o país onde gostaria de trabalhar? Antes de comprar as passagens, procure informações sobre a economia, mercado de trabalho, cultura, clima, gastronomia, segurança, custo de vida e condições de trabalho.

Outro ponto muito importante é verificar a regulamentação e validação da sua profissão, visto que, em determinados países, alguns diplomas são incompatíveis por conta da especificidade dos currículos, o que pode restringir sua prática somente ao Brasil.


2. Selecione empresas
Se você já tem algumas empresas em mente, ótimo! Caso ainda não tenha, consulte sites que podem te ajudar, como o Career, muito famoso entre brasileiros que desejam trabalhar no exterior.

Encontrou alguma companhia que tenha te interessado? Leia sobre sua história, valores, principais produtos e serviços, cultura, participação no mercado, quais são os pré-requisitos das vagas etc.


3. Qualifique-se
Diante de um cenário cada vez mais competitivo, o profissional que estiver sempre atualizado conseguirá melhores oportunidades e garantirá o seu lugar no mercado de trabalho.

As empresas procuram profissionais ágeis e proativos, que estejam sempre prontos para exercer as funções para as quais foram contratados.


4. Preste atenção às suas redes sociais
Uma pesquisa aponta que 90% dos recrutadores consultam as redes sociais dos candidatos antes da entrevista, e 44% destes desclassificariam uma pessoa por conta de aspectos considerados negativos, visto que estes representariam uma amostra de quem é aquele candidato.

Portanto, evite polemizar. Nunca reclame de empresas nas quais já trabalhou, nem fale da sua vida pessoal em redes profissionais como o LinkedIn. Também evite erros ortográficos, pois isso pode afastar o recrutador.


5. Tenha um currículo bilíngue
Ter um currículo ou um portfólio em inglês bem formatado e atualizado é indispensável para quem busca oportunidades no exterior. O que não pode faltar é um breve resumo pessoal e das suas experiências profissionais, além de um compilado dos trabalhos que já executou, descrevendo sua colaboração pelas empresas pelas quais passou.


6. Fique fera no inglês
Já comentamos aqui no blog sobre algumas das vantagens de saber inglês na hora de ir para o exterior. Para acelerar o aprendizado, busque escolas que sigam o método de imersão, como a Topway — assim, você ficará craque no idioma em menos tempo.



7. Busque experiências
Ainda no Brasil, você pode acumular boas experiências por meio de cursos gratuitos, webinars e grupos profissionais em redes sociais. Você pode até procurar algum trabalho freelancer remoto em uma empresa estrangeira.

Aproveite para trocar uma ideia com o recrutador, entender a visão de quem contrata e o perfil de candidato ideal para a profissão que deseja praticar no exterior.


8. Providencie documentação e visto
Você encontrou uma oportunidade e está se sentindo confiante? Providencie seu passaporte e visto de trabalho. Lembre-se de que cada país tem um procedimento diferente para a emissão do visto. Consulte as condições específicas de cada lugar antes de assinar o contrato.


9. Consiga indicações
Receber indicações certamente aumentaria suas chances de conquistar um emprego no exterior, não é? Para isso, invista em criar uma boa rede de contatos. O LinkedIn é uma excelente ferramenta, uma vez que você pode participar ativamente de grupos e se conectar a pessoas com interesses semelhantes aos seus.


10. Prepare-se para a entrevista
Muitas entrevistas de emprego no exterior acontecem via Skype. Sendo assim, cuide da aparência e vista-se bem. O recrutador vai observar tudo o que você fizer. Mostre-se confiante e seja claro quanto às suas expectativas ao ingressar na empresa.

Pronto para tentar a sorte e conseguir um emprego no exterior? Entre em contato conosco e saiba mais!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui