Trip 27 de Abril de 2022

8 dicas para se preparar para uma viagem internacional

Vai viajar? Confira algumas dicas que separamos para você se preparar para sua primeira viagem internacional, desde um checklist completo até dicas para não cair em cilada no aeroporto!

Vai viajar pela primeira vez ao exterior? Então não se esqueça de providenciar os documentos necessários, orçar custos com passagem aérea, organizar as economias para o roteiro, planejar bem os pontos turísticos, escolher uma boa hospedagem e checar as regras de bagagem!

A primeira viagem internacional sempre deixa todo mundo nervoso e preocupado se vai dar tudo certo, se o inglês será suficiente para se comunicar, se os documentos estão corretos, entre outras coisas. 

Pensando nisso, trouxemos um guia completo para você se preparar para sua primeira viagem internacional. Confira!

1. Providencie os documentos necessários

Um dos pontos mais importantes quando se está viajando para o exterior, é preparar todos os documentos com antecedência. O passaporte - documento obrigatório para quem quer fazer uma viagem internacional - precisa ter prazo de validade de três a seis meses depois do seu retorno ao Brasil. 

Deixar para emitir ou solicitar um novo passaporte é uma péssima ideia, já que é necessário agendar um horário para fazer o documento e muitos postos da Polícia Federal possuem datas com mais de duas semanas de espera apenas para a entrevista. A emissão do documento leva, em média, 15 dias, por isso, não deixe nada para cima da hora.

Você também precisa verificar se o país para onde você pretende viajar exige visto para brasileiros

Lugares como Estados Unidos, Canadá, Austrália, China e Japão são alguns dos exemplos de países que exigem visto para brasileiros e a burocracia pode ser bem grande. Por isso, você precisa iniciar o processo com bastante calma e antecedência.

Além disso, é preciso checar se o destino final exige comprovante internacional de vacinas. Alguns exigem, outros não. O Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) pode ser solicitado pela internet, através do próprio site do Governo Federal. 


2. Faça uma pesquisa de preços para passagem aérea

Sendo o principal custo de uma viagem, as passagens áreas precisam ser compradas com antecedência (até para que você consiga economizar uma grana). Quando você já tem os documentos organizados, precisa focar em comprar a passagem aérea. 

Aqui, a dica é que você fique de olho em vários sites de busca que monitorem os preços de passagens. Assim, você consegue analisar as melhores opções e encontrar uma passagem com valor justo. 

Buscar por datas flexíveis também pode ajudar! O site Skyscanner, por exemplo, dá ao leitor a opção de buscar pelos dias e meses mais baratos para viajar. Legal, né?

3. Saiba qual é o seu orçamento

Uma dica importante é saber qual o seu orçamento para a viagem internacional, até porque você não quer passar por situações financeiras desconfortáveis no exterior, né? Por isso, você precisa organizar e definir quanto pode gastar durante o roteiro. 

Calcule os gastos com hotel, alimentação, transporte, passeios e um valor extra para imprevistos. Assim você vai ficar muito mais seguro para viajar. 

Vale lembrar que, caso precise de dinheiro no exterior, pode até pagar mais caro em agências de câmbio ou depender de transferências internacionais, que demoram mais para serem validadas, o que, consequentemente, pode deixar você numa situação complicada na viagem.

4. Faça um roteiro de viagem

Até quem já está acostumado a viajar dentro do País pode acabar se atrapalhando na primeira viagem internacional. Por isso, é importante que você faça um roteiro e pesquise bastante sobre o destino para onde está viajando. 

Monte uma tabela com datas, informações, valores e os lugares que você pretende visitar. Assim, você organiza os passeios e pensa com calma nos lugares que quer conhecer.

Se está sem ideias sobre os destinos, pode pesquisar em blogs e canais no Youtube de pessoas que compartilham suas viagens, conferir filmes, séries e bater um papo com pessoas que já viajaram para o lugar em questão e conseguir algumas dicas. 

5. Acerte sua hospedagem

Outro ponto importantíssimo em uma viagem (internacional ou nacional) é a hospedagem. Esse é um dos principais gastos e deve ser escolhido com bastante calma e preocupação, principalmente por se tratar de uma viagem internacional. É nesse lugar que você vai dormir, descansar, comer e passar algumas horas do seu dia. 

Pesquise bastante, até porque ninguém merece passar perrengue fora de casa, quem dirá em outro lugar do mundo, não é mesmo? Compare benefícios e valores de cada local e peça indicações para pessoas que já foram para o mesmo destino que você. 

Você também pode acompanhar as avaliações que os hóspedes já fizeram sobre os hotéis para ter certeza se deve optar por esse local ou verificar outros. 

6. Faça um seguro de viagem  

Imprevistos e acidentes acontecem até mesmo quando nós tomamos todas as precauções e cuidados necessários. Por isso, é importante que você faça um seguro-viagem para a sua primeira viagem internacional. 

Isso trará muito mais segurança para sua rotina e previne que você passe por muitas situações indesejáveis. 

Alguns seguros têm preços acessíveis e cobrem doenças e acidentes graves. Além disso, alguns destinos exigem que os turistas tenham o seguro de viagem. 

Você pode consultar a seguradora de seu cartão de crédito para verificar a possibilidade de ganhar um tipo de seguro como um benefício. Essa situação é mais comum do que você pensa, vale a pena conferir.

7. Crie um checklist para sua bagagem

O cuidado na hora de organizar a mala é fundamental em qualquer viagem. Faça uma listinha e anote tudo o que você precisa levar. Os principais documentos que você deve levar na sua mala de mão ou mochila (que não serão despachadas) são: 

  • documento de identidade;

  • passaporte com visto (se o destino exigir);

  • e-ticket da passagem;

  • confirmação de hospedagem;

  • seguro-viagem;

  • certificado de vacinação (se for o caso);

  • dinheiro e cartões;

  • computador;

  • dispositivos portáteis;

  • entre outros. 

Também verifique bem o clima no destino final. Assim, você escolhe corretamente as roupas e sapatos e não leva coisas desnecessárias que só vão pesar na sua mala e podem fazer até mesmo com que você tenha que pagar excesso de bagagem.

Falando nisso, você precisa verificar as regras da companhia área e quantas malas você pode despachar, além das dimensões delas e da sua mala de mão.

8. Economize tempo no aeroporto

Antes de viajar, faça o check-in online no site da companhia aérea para evitar fila dos guichês no aeroporto e poder despachar sua bagagem diretamente. No dia do embarque, antes de iniciar todo o processo, tenha em mãos o seu cartão de embarque eletrônico e passaporte. 

Alguns aeroportos e companhias aéreas disponibilizam totens de autoatendimento para que você faça o check-in e pese as malas sem precisar pegar a fila. Buscar por esses recursos pode facilitar a sua vida, principalmente se você não estiver certo de que sua mala não ultrapassou o peso limite.

Leve também uma caneta. No aeroporto ou até mesmo dentro do avião, serão entregues formulários que você deve preencher para apresentar ao setor de imigração do país de destino.  

Extra: esteja com seu inglês em dia

Mesmo que você não esteja viajando para um país no exterior que tenha o inglês como primeira língua, é importante que você tenha o mínimo de conhecimento do inglês e pratique bastante seus conhecimentos em relação à língua antes de viajar. Isso porque o inglês é um idioma universal, falado por pessoas do mundo inteiro.

Sendo assim, com certeza você vai se encontrar com pessoas de todos os cantos do mundo e o inglês será, provavelmente, o modo de comunicação principal entre vocês. 


Ufa! Vem chegando o grande momento! Agora, é só relaxar, aproveitar as nossas dicas e utilizar o seu roteiro de viagem. Se deixe levar, viva momentos inesquecíveis e vá de mente aberta para conhecer todas as culturas possíveis. Boa viagem! 


E aí, o que você achou das nossas dicas? Está mais confortável para viajar? Conte para a gente nos comentários!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui