Aprender Inglês 18 de Fevereiro de 2024

WH questions: guia completo para aprender

As WH questions são parte essencial do vocabulário em inglês e, como o nome já diz, muitas delas começam, justamente, com as letras “wh”. Você sabe quais são? Apesar de fáceis, existem algumas regrinhas para aprendê-las e usá-las. Veja!

When, who, what e assim por diante: no inglês, cada wh question é usada para formar uma pergunta específica, só que os falantes do idioma precisam compreender exatamente quando utilizá-las e por qual motivo cada uma delas é importante se quiserem seguir em frente rumo à fluência.

Esse vai ser o único cuidado necessário para você absorver de vez o assunto: formar a frase com a pergunta que tem uma palavra começada ou composta por uma das letras  “wh”, seguindo algumas regrinhas básicas, além de usar o contexto do questionamento ao seu favor.

“Quem pergunta quer saber”, como diz o ditado, mas e quando a pessoa interessada em descobrir a resposta não sabe perguntar? Aí fica difícil!

Seja em uma viagem internacional, em uma conversa informal ou em uma reunião de trabalho, as WH questions entram como parte básica do conhecimento da língua do Tio Sam, então, leia este guia até o final e aprenda tudo sobre elas.

Starting now – começando agora!

Quais são as WH questions?

Quase todas as WH questions, também chamadas de pronomes interrogativos, começam com ”wh”. São elas: what, who, where, when, why, which. Fugindo um pouco da regra básica das duas letras de início, também entra na lista o how e suas variações – how many, how much, how old…

De forma simplificada, elas significam:

  • what – o quê
  • who – quem
  • where – onde
  • when – quando
  • why – por quê
  • which – qual
  • how – como/o quão/quanto

Cada uma dessas palavras é utilizada para criar uma frase interrogativa diferente, e todas são extremamente comuns no dia a dia dos falantes do idioma universal. 

Não à toa, saber como usá-las corretamente e, ao mesmo tempo, saber responder ao que elas perguntam vai ser um degrau essencial para quem quer subir a escada da fluência no inglês, so let’s learn? – Então, vamos aprender?

Como e quando usar cada WH question?

Você vai utilizar as WH questions sempre que precisar fazer uma pergunta. What entra em questionamentos sobre qual, o que ou do que. Who vale para quem e where para onde. When é usado em perguntas sobre quando, which também é usado quando você quer saber qual coisa entre mais de uma opção e o how equivale a como.

E, para cada contexto, um texto, ou seja, tudo vai depender do que você estiver querendo saber: uma informação sobre alguém com quem você está conversando, uma indicação de direção em inglês, uma dica de filme etc.

Acompanhe alguns exemplos de WH questions e uma explicação detalhada de cada uma delas logo abaixo!

What? – Qual? O quê? Do quê?

Provavelmente a wh question mais básica, o what pode ser traduzido como “qual” ou “o quê”. O uso dele é bem similar ao português, então, fica fácil de aprender!

What are you planning for today?
O que você está planejando para hoje?

Mas um ponto precisa de atenção redobrada: no português, perguntas como “o quê?” ou “como é?” entram para quando alguém não entende muito bem o que a outra pessoa fala, só que, no inglês, esse excesso de informalidade, muitas vezes, é considerado rude.

Em situações de dúvidas assim, o mais indicado vai ser dizer “Can you repeat please?” ou “Excuse me?”, ou seja, “Você poderia repetir, por favor?” ou “Desculpe-me?” (no sentido de “perdão, não entendi”), para que a pessoa com quem você estiver conversando repita o que ela disse.

Who? – Quem?

Além de ser nome de banda, a wh question “who” é utilizada para dúvidas que focam em uma pessoa ou um grupo de pessoas.

Who inspires you the most in your life?
Quem mais inspira você na sua vida?

Se ficar com dúvida, pense assim: “Who are you?” equivale a “Quem é você?”, enquanto “Where are you?” significa “Onde você está?”. Where, inclusive, vai ser o próximo assunto desta lista. Move forward! Siga em frente!

Where? – Onde?

Se você falou ou ouviu qualquer pergunta com “where”, é porque o assunto é um lugar e, portanto, onde está alguém, algum objeto, determinada localização etc.

Where do you want to spend your next vacation?
Onde você quer passar suas próximas férias?

Ao contrário do português, em que “onde” é usado para locais físicos e “aonde” representa movimento, destino – “aonde você quer chegar?” –, no inglês, o “where” vale tanto para uma coisa quanto para outra.

When? – Quando?

Falantes do inglês usam “when” quando a pergunta é sobre o tempo ou o momento de algo. 

When it’s my next appointment?
Quando é minha próxima consulta?

Vale lembrar que essa é uma das WH questions mais abrangentes, então, se você quiser saber um horário, por exemplo, deixe claro na pergunta: “when does the movie start?” (“Quando/a que horas o filme começa?”). 

Outra alternativa é usar “what time is…” para perguntar a que horas acontecerá o que você precisa saber.

Why? – Por quê?

A pergunta mais utilizada pelas crianças que estão começando a descobrir o mundo, o “why” é sempre relacionado a uma razão ou a um motivo.

Inclusive, diferentemente do português, no inglês, não existem as regrinhas de acentuação que exigem o uso de por que separado ou porque junto, porque sem acento ou porquê com acento, existe apenas uma diferença entre o “por que?” para perguntas (why) e o “porque” para resposta, que vira because!

Why did you call her after all she did?
Por que você ligou para ela depois de tudo que ela fez?

E lembre-se: “porque sim” – “because”, como diriam em inglês – não é resposta, já dizia o Castelo Rá-Tim-Bum e, provavelmente, a sua mãe quando você estava na adolescência.

Which? – Qual?

O “which” é um pouco diferente das outras WH questions, apesar de ter praticamente a mesma tradução do “what”. Ele é usado quando alguém quer fazer uma pergunta para entender, especificamente, qual é a escolha ou a preferência da outra pergunta dentre várias opções.

Which flavor of ice cream do you like the most?
Qual sabor de sorvete você mais gosta?

Só cuidado na hora de escrever! “Which” – com “hich” – é a wh question, mas “witch” – com “itch” – significa “bruxa”!

How? – Como?

Apesar de parecer um intruso nesta lista, o “how” também é uma perguntinha básica bem abrangente, normalmente utilizado para questionar o modo ou a maneira de se fazer alguma coisa ou de se resolver um problema. How = como.

How do you approach problem-solving in your work?
Como você aborda a resolução de problemas em seu trabalho?

Além da forma mais geral, ele pode receber alguns complementos, como as palavrinhas “old”, “much” e “many” – os quantificadores – “often”, “far” e “long”, como você confere na tabela abaixo.

Outro exemplo do uso mais comum desse pronome interrogativo: como usar todas estas WH questions no dia a dia? How to use all those WH questions on a daily basis? Bora pras regras!

Quais são as regras para formar WH questions?

Existem duas maneiras principais de formar uma frase interrogativa: uma quando a wh question vai no lugar do sujeito e outra quando ela entra no lugar do objeto. A mudança é simples entre os dois formatos, mas não pode acontecer sem que você compreenda como ficam os verbos e como fica a posição das palavras.

Siga lendo!

Colocando a wh question no lugar do sujeito

O jeito mais simples de formar uma wh question é colocando a palavra da pergunta no lugar do sujeito na frase e, portanto, trocando uma coisa pela outra e adaptando o verbo.

Em “Alice is going to Hawaii” (Alice está indo para o Hawaii), o sujeito é “Alice”, e o objeto é “Hawaii”, então, para se fazer uma pergunta sobre quem vai para o Hawaii, a inversão de wh question e sujeito fica assim:

Who is going to Hawaii?
Quem está indo para o Hawaii?

Bastou trocar “Alice” por “Who” e a pergunta estava pronta!

Colocando a wh question no lugar do objeto

Aqui, a conversa já fica um pouquinho mais complicada, mas nada muito difícil: vai ser preciso fazer algumas mudanças quando o verbo da frase for um verbo “to be” (ser/estar), um modal verb ou um auxiliar verb.

A frase começa pela wh question, seguida sempre do verbo e, logo depois, vem o sujeito. Acompanhe a inversão:

Wh question em frase com o verbo to be
Exemplo de frase afirmativa Exemplo de frase interrogativa com wh question
They are buying an apartment in New York.
Eles estão comprando um apartamento em Nova Iorque.
Where are they buying an apartment?
Onde eles estão comprando um apartamento?

Note que, na frase interrogativa, “New York”, que é o objeto, dá lugar à wh question, e o sujeito, “they”, aparece normalmente. O verbo – to be, nesse caso – muda de lugar justamente porque uma pergunta está sendo feita!

Quando você não estiver usando modal verbs, verbo to be ou auxiliar verbs (verbos auxiliares em inglês) será necessário acrescentar “do”, “does” ou “did” antes do verbo que já aparece na frase afirmativa, na hora de formular sua questão. O sujeito virá entre os dois verbos.

Wh question em frase com outros verbos
Exemplos de frases afirmativas Exemplos de frases interrogativas com wh question
He works at the mall.
Ele trabalha no shopping.

She got her nails done yesterday!
Ela fez as unhas ontem!
Where does he work?
Onde ele trabalha?

When did she get her nails done?
Quando ela fez as unhas?

O do vai ser usado para o tempo presente – exceto em situações nas quais o sujeito é he/she/it (ele/ela/isso), em que será utilizado o does –, e o did para o tempo passado. 

Ok! Agora, você sabe perguntar, mas será que responder também é simples depois de uma explicação roxinha como esta? Descubra antes de ir!

Como responder WH questions?

Não tem segredo para responder corretamente a uma wh question: você só precisa identificar o que a pessoa quer saber e lembrar da relação de cada palavra com o contexto. 

Não dá para responder que você vai fazer tal coisa em tal horário se a pessoa perguntar quem é aquele cara que estava com você no shopping! – Assim como no português, né? Senão, vai ficar uma conversa bem esquisita!

A maioria dos pronomes interrogativos aceita mais de uma resposta, mas nem sempre ela vai fazer sentido, por isso a importância do contexto.

Para responder WH questions com “when”, informe um horário, um dia da semana, um mês, um ano ou similar e para respostas às perguntas começadas com “who”, dê o nome ou as características de alguém. 

Se alguém perguntar “where is/are + tal coisa”, você já sabe que precisa apontar um lugar; “which is/are + tal coisa” vai exigir de você fazer algum tipo de escolha e “how + tal coisa” será um pedido de alguma explicação de como agir.

E, voltando ao “when”, só para exemplificar:

Pergunta

When are you going on vacation?
Quando você vai entrar de férias?

Resposta 1

I'm going on vacation in May.
Vou entrar de férias em maio.

Resposta 2

I’m going on vacation around summer.
Vou entrar de férias perto do verão.

As possibilidades são muitas, mas, com o tempo, você pega o jeito e não vai mais precisar quebrar a cabeça, principalmente se decidir não parar só neste artigo!

Busque outras fontes de aprendizado se quiser trazer para muito mais perto da realidade o sonho da promoção no trabalho, de uma nova possibilidade de emprego ou de um intercâmbio: comece um curso imersivo de inglês.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui