Aprender Inglês 14 de Novembro de 2022

Verbos auxiliares em inglês: o guia completo

Descubra o que são exatamente os verbos auxiliares em inglês, aprenda a aplicá-los e entenda para que eles servem quando você vai falar ou escrever nesse idioma. Aproveite para ver exemplos de frases com cada um deles.

Os "auxiliary verbs" ou verbos auxiliares em inglês sempre acompanham os verbos principais de cada frase, conjugando-os sem alterá-los, principalmente para indicar em que tempo a fala acontece: no passado, no presente ou no futuro. Eles são quatro: "be", "have", "will" e "do".

Sempre que você usar um auxiliar verb, estará unindo alguma outra palavra ou locução verbal ao verbo principal da frase. Por exemplo: "I am playing video game", eu estou jogando videogame, na tradução para o português.

Nesse caso, o passado contínuo exige que o auxiliar "to be" apareça para conjugar o verbo principal ("play") no formato contínuo.

Entenda melhor o que queremos dizer no decorrer do artigo abaixo e aproveite para conferir outros exemplos. Lembre-se dos seus conhecimentos também sobre tempos verbais, principalmente se quiser desenvolver fluência na comunicação.

Ah! E caso você não tenha disciplina para estudar por conta própria ou prefira contar com algum especialista no processo de aprendizagem, a nossa dica é: procure uma escola de inglês que atenda às suas necessidades e aos seus interesses como aluno, tudo bem?

Vamos ao que interessa.

O que são verbos auxiliares no inglês?

Verbos auxiliares ou auxiliares verbais em inglês são aqueles verbos que nunca estão sozinhos em uma frase e sempre vêm antes ou depois de um outro verbo: o principal, e eles costumam ser necessários para que as pessoas entendam o que está sendo escrito ou falado e para que identifiquem em qual tempo verbal está a frase em questão.

Esses auxiliary verbs podem ser:

  • to be: ser/estar;
  • to do: fazer;
  • to have: ter; e
  • will: será/acontecerá/ocorrerá (a depender do verbo principal).

Todos vão complementar o sentido da frase sem causar nenhum tipo de alteração no verbo mais importante. Tudo ok até agora?

Qual a função dos verbos auxiliares em inglês?

Eles ajudam o verbo principal a transmitir a mensagem que o interlocutor quer passar no tempo certo, ou seja, no passado, no presente ou no futuro.

Por exemplo, na frase "I will go to the movies", o verbo auxiliar é o verbo "will", que dá sentido ao verbo principal "go" (ir), mostrando que quem fala ou escreve vai ao cinema em algum momento no futuro.

E quando usar verbos auxiliares em inglês?

É exatamente o que vamos responder neste tópico! Continue a leitura para aprender a encaixar cada um dos quatro auxiliary verbs em seus respectivos contextos.

To be

O famoso verbo "to be" - "ser" ou "estar" - só é auxiliar quando acompanhado por um outro verbo mais importante do que ele para o contexto da frase. Reforçamos isso porque ele pode, muitas vezes, aparecer como verbo principal também, e isso é ainda mais comum com esse verbo do que os outros auxiliares.

Pode ser usado em frases afirmativas, negativas ou interrogativas em seus formatos:

  • "is" e "are", no presente seguido pelo verbo principal terminado em -ing;
  • "was" e "were" no passado seguido pelo verbo principal terminado em -ing; ou
  • "going to"no futuro seguido pelo verbo principal sempre no infinitivo.

O verbo "to be" usado como auxiliar fala de alguma coisa que está acontecendo naquele exato momento ou que aconteceu em um momento determinado, pontual.

Exemplos:

They are eating pizza: Eles estão comendo pizza.

She is getting ready: Ela está ficando pronta.

Is he coming to the party?: Ele está vindo para a festa?

Aren't they traveling today?: Eles não estão viajando hoje?

They are not visiting her: Eles não estão visitando ela.

I am not doing that: Eu não vou fazer isso.

Camila was painting something when her mom arrived: Camila estava pintando algo quando a mãe dela chegou.

They were eating pizza when dad called: Eles estavam comendo pizza quando o pai ligou.

I am going to stay home: Eu vou ficar em casa.

"To do"

Traduzido para o português como "fazer", o verbo "to do" costuma aparecer no vocabulário como auxiliar principalmente em frases interrogativas ou negativas das seguintes formas:

  • "do" no presente e para todas as pessoas exceto "he/she/it";
  • "does" no presente para "he/she/it"; e
  • "did" no passado e para todas as pessoas.

Ele só não serve como auxiliar verb quando o verbo principal da frase é o "to be" ou quando, na mesma frase, existe algum outro verbo auxiliar. Lembre-se disso!

Exemplos:

Do you want to come over?: Você gostaria de vir até aqui?

Don't you want to eat pasta?: Você não quer comer massa?

Did he go to her house?: Ele foi à casa dela?

"To have"

Traduzido para "ter", em português, o "have" forma os chamados "perfect tenses" e cabe como verbo auxiliar em frases do presente ou do passado quando colocado da seguinte forma:

  • "have/haven't" + verbo principal no past participle para todas as pessoas, exceto he/she/it;
  • "has/hasn't" + verbo principal no past participle para he/she/it; ou
  • "had/hadn't" + verbo principal no past participle para frases num passado mais distante.

Quando terminar em "n't", lembre-se que a frase será sempre negativa.

Exemplos:

We have gone there: Nós fomos lá.

She hasn't come yet: Ela não veio ainda.

Have you visited Brazil?: Você visitou o Brasil?

"Will"

Sempre usado para o futuro, o verbo "will" vem antes ou depois de um verbo principal para indicar alguma coisa que ainda vai acontecer e pode ser usado em frases interrogativas, afirmativas ou negativas.

Exemplos:

Will we play together next week?: Nós vamos jogar juntos na semana que vem?

Will Sara come to our house?:  A Sarah virá à nossa casa?

She will come to our house!:  Ela virá à nossa casa!

No, we will not (won't) play together: Não, nós não jogaremos juntos.

Como identificar frases com verbos auxiliares?

Perceba que, mesmo que os verbos auxiliares sejam excluídos de todas as frases que trouxemos como exemplo, ainda assim o contexto pode ser captado. 

Talvez com um pouco mais de dificuldade ou sem compreensão exata de em qual tempo está a frase, mas, de qualquer forma, conseguimos entender a mensagem.

Agora faça o teste de, em vez de excluir os verbos auxiliares de cada sentença, eliminar os verbos principais. Não dá para entender nada, né? É assim que a gente identifica um auxiliar verb em muitos casos, quando ele não faz sentido sem algum verbo de ação principal no contexto.

Quando usar verbo auxiliar em inglês?

Você poderá usar auxiliary verbs para negar alguma coisa, já que qualquer negativa no inglês exige o uso de um verbo auxiliar, seja o "don't/doesn't" para verbos de ação, o verbo to be acrescido de "not" para estado, o "will not/won't" para negações no futuro ou o "haven't/hasn't" para os perfect tenses.

Também poderá utilizá-los quando quiser fazer perguntas. Em um dos seguintes formatos:

  • "Did" + sujeito + verbo principal para perguntas no passado
  • "Do" + sujeito + verbo principal para perguntas no presente sobre ações
  • "Is/Are" + sujeito + verbo principal para perguntas no presente sobre estado
  • "Were/Was" + sujeito + verbo principal terminação no gerúndio (-ing) para perguntas no past continuous
  • "Will" + sujeito + verbo principal para perguntas no futuro

E, finalmente, você pode usar auxiliary verbs na hora de formar condicionais em inglês, junto com os chamados “modal verbs” ou verbos modais - algo que é assunto para uma outra oportunidade. Cuidado para não confundir os auxiliares com os modais, ok?

Verbos auxiliares em inglês são diferentes de verbos modais!

Ao contrário dos auxiliares, os modal verbs realmente causam impacto nos verbos principais das frases: eles mudam o sentido do que o verbo pretende transmitir, alterando-o ou complementando-o.

Os principais modal verbs são:

Eles indicam possibilidades, conselhos, obrigações, permissões ou pedidos e todos podem aparecer em frases afirmativas, negativas ou interrogativas.

Exemplos:

Could you help me here?: Você poderia me ajudar aqui?

He might be late for the meeting: Ele talvez esteja atrasado para a reunião.

Rosa can talk to John tomorrow: Rosa pode falar com o John amanhã.

We should leave before it is too late!: Nós deveríamos ir embora antes que seja tarde!

E aí, deu para captar a essência dos verbos auxiliares? Se sim, comece a praticar! Use técnicas para aumentar a sua fluência e, além delas, experimente falar em voz alta ou ao menos pensar as frases do seu dia a dia todas em inglês, procurando identificar quais são compostas por um verbo auxiliar em conjunto com um verbo principal.

Anota as que achar que serão mais usadas por você e esclareça dúvidas imediatamente quando elas surgirem, preferencialmente no seu curso de inglês online ou presencial ou com alguém que você conheça e que já entenda do assunto. Tudo para não deixar o aprendizado para depois!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui