Business 27 de Janeiro de 2022

Saiba como ensinar inglês para idosos

Quer investir nesse público, mas não sabe por onde começar? Dá uma olhada nessas dicas que vão te ajudar a conquistar alunos da terceira idade.

 

Hoje vamos falar um pouquinho sobre essa ideia que muitas pessoas carregam de que aprender inglês na terceira idade é impossível. Deixa eu te dizer uma coisa, não é não! E vou te mostrar o porquê!

 

Por muito tempo acreditou-se que o aprendizado de um idioma estava ligado a fatores biológicos e que o aprendizado se daria somente no período crítico, ou seja, enquanto o cérebro ainda não estava totalmente formado e de que depois de formado o cérebro não evoluiria mais.   

 

Porém essa ideia foi recentemente contestada em várias pesquisas. Os resultados dessas pesquisas demonstram que nosso cérebro tem uma característica muito importante, que é a plasticidade. Mas o que isso significa? Significa que nosso cérebro está em constante transformação. 

 

Essa transformação faz com que nosso cérebro tenha a capacidade de regenerar células nervosas, ou seja, o cérebro vai se remodelar para aprender a se sentir melhor e pensar melhor. Incrível né!!??

 

Então hoje vamos te mostrar que é possível sim que idosos aprendam um novo idioma e vamos também te dar dicas de como ensinar esse público tão interessante, que são nossos queridos “seniors”.

 

Então bora lá responder a pergunta que não quer calar “Como ensinar inglês para idosos?” 

9 dicas de como ensinar inglês para idosos

1. Use a motivação dos seus alunos 

Normalmente, alunos idosos são bastante motivados, use essa motivação a seu favor!

Nessa fase da vida, ao começar um curso de línguas, os alunos não estão buscando um certificado ou créditos universitários. 

 

As motivações são mais intrínsecas, como viajar, visitar algum familiar que more no exterior, socializar, manter o cérebro em atividade, etc. A motivação é um fator determinante para o sucesso do aprendizado de uma segunda língua, portanto essa é nossa dica número 1.

2. Assiduidade e participação em aula

O público senior é muito diferenciado no que diz respeito à assiduidade e participação em aula. Dificilmente um aluno perderá aulas, não entregará tarefas ou se negará a participar nas discussões propostas pelo professor. É um público muito respeitoso, educado e atencioso. Alunos problemáticos? Não com nossos queridos seniors!

 

Além disso, esse pessoal tem muito a trazer para as discussões, afinal eles já viveram muitas situações interessantes e sabem como lidar com bastante coisa. Aprenda com eles! A troca é sempre muito significativa.

3. Crie um elo de confiança e respeito com seus alunos

Alunos da terceira idade tendem a ser perfeccionistas e bastante duros consigo mesmos. Mostre a eles que errar é uma parte importante do processo de aprendizagem do inglês. Ensine-os a aprender com seus erros e faça com que eles se sintam à vontade em aula. 

 

Reduzir o estresse é um passo muito importante para que os estudantes se engajem e se sintam confiantes o suficiente durante o processo de aprendizagem do idioma.

4. Seja um professor solidário

Essa dica complementa a dica anterior. Segundo pesquisas, a afetividade é essencial nesse caminho que seus alunos decidiram percorrer. 

 

Então faça com que a sua sala de aula seja um local acolhedor, onde as necessidades dos seus alunos são compreendidas e respeitadas e os problemas que vierem a surgir durante o curso sejam resolvidos de forma tranquila e que permitam a criação de laços entre alunos e professor. 

 

Respeite sempre o limite do público senior e entenda que o ritmo de aprendizagem dele é único. 

5. Ajude seus alunos a ouvir

A audição é uma parte bastante importante nas aulas de inglês. É ouvindo que aprendemos a pronúncia correta das palavras e o ritmo com que um nativo se expressa na sua língua materna. Então ajudá-los a ouvir vai ser bastante benéfico para eles e vai fazer com que progridem ainda mais nessa jornada. 

 

Você pode ajudar seus alunos a ouvir melhor com pequenas coisas, tais como:

 

  • Falando de maneira clara.

  • Falando alto o suficiente.

  • Ajustando o volume dos vídeos usados em aula.

  • Ajustando o volume dos áudios usados em aula.

  • Repetindo textos de escuta com mais frequência.

  • Usando salas de aula com pouco (ou nenhum, se possível) ruído externo.

6. Ajude seus alunos a ver

As necessidades dos idosos devem ser sempre levadas em consideração, como já deixamos bem claro. E a visão tende a piorar com o passar dos anos. Então faça alguns ajustes para que a visão não seja algo impeditivo aos seus alunos:

 

  • Escreva claramente no quadro.

  • Faça uma letra de tamanho um pouco maior que o usual, de forma que o conteúdo do quadro fique bem visível a todos.

  • Quando for usar material impresso, use tipos de impressão maiores.

  • Peça que se sentem próximos do quadro.

  • Use iluminação adequada na sala de aula. Um ambiente bem iluminado faz toda a diferença! 

7. Ajude seus alunos a lembrar

Essa dica vale pra todo mundo! Maneiras fáceis e simples de você fazer isso? Dá uma olhada nessa listinha: 

 

  • Repetir várias vezes e de forma sistemática a gramática, vocabulário e expressões que já foram estudados anteriormente.

  • Trazer de tempos em tempos os conteúdos estudados mais uma vez para a aula. Você pode mudar o foco, os assuntos, as nuances e trabalhar novamente o mesmo ponto gramatical, por exemplo.

  • Use exercícios de memória durante as aulas. Além de aprender inglês, eles vão exercitar a memória de forma interativa e divertida.

  • Use e abuse dos recursos visuais em vários momentos da aula, por exemplo, quando for ensinar novas palavras, novas expressões, um novo ponto gramatical, etc.

  • Descubra o que funciona melhor para seus alunos e tente personalizar as estratégias usadas.


 

8. Escolha um material apropriado

A escolha do material é muito importante e faz toda a diferença no processo de aprendizagem de um aluno. Materiais que levem em consideração as necessidades dos nossos seniores vão deixar as aulas muito mais personalizadas, interessantes e instigantes.

 

Os assuntos devem ser sempre direcionados à faixa etária desse público, bem como o ritmo impresso no material.

 

Então antes de ofertar aulas para o público da terceira idade, faça uma pesquisa detalhada e escolha um material que vai atender a necessidade e expectativa desses alunos.  

9. Seja paciente

Vamos finalizar nossas dicas com essa, que parece tão óbvia né!? Mas o óbvio precisa ser dito! 

 

Seus aluninhos seniors podem ter passado longos anos longe de uma sala de aula, portanto podem ter esquecido um pouco da dinâmica. Além disso, talvez eles precisem de mais tempo para entender e fixar estruturas gramaticais, frases idiomáticas, vocabulário novo, etc. 

 

A memória de um jovem estudante leva menos tempo para absorver o conhecimento, portanto não apresse as coisas. Lembre-se sempre que paciência é a palavra chave com esse grupo. 

 

Planeje suas aulas de acordo com as necessidades dos seus alunos e faça com que essa experiência seja muito prazerosa tanto para você quanto para eles.

 

E então “profes” de línguas, gostaram das dicas? Coloquem nos comentários o que vocês acharam desse conteúdo. Tem algo a acrescentar? Ótimo! Adoramos essa troca e estamos sempre buscando novidades para aperfeiçoar ainda mais a nossa prática.

 

Você também pode se interessar a ler:

Diferença entre a TopWay e os cursos de inglês comuns?

Como escolher o melhor curso de inglês para você

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui