Dicas 18 de Março de 2022

Como posso avaliar um curso de inglês?

Quando optamos por fazer um curso de inglês, a gente se depara com tantas opções disponíveis no mercado que muitas vezes fica difícil escolher. E por isso mesmo é importante saber o que avaliar em um curso de inglês. Aprenda como fazer isso agora mesmo!

Alguns pontos devem ser levados em consideração quando estamos buscando um curso de inglês, principalmente saber o que avaliar em um curso de inglês.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é: não existe a escola ideal e nem a melhor escola de todas. O que existe é a escola que adota a metodologia que mais vai ao encontro dos seus objetivos, que oferece um preço compatível com seu orçamento e que faz você se sentir confortável o suficiente para investir seu tempo e seu dinheiro.  

Então, levando em consideração essa ideia, vamos a alguns pontos importantes que devem ser considerados durante a sua busca pelas sua escola de inglês.

Vem com a gente e dá uma olhada nas nossas dicas!

1. Metodologia 

Existem muitas metodologias modernas hoje em dia que ajudam muito no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. Mas, cuidado: muitas escolas que dizem adotar essas metodologias não o fazem na realidade. 

Portanto, quando disserem a você que usam uma metodologia específica, converse com alguém que tenha esse conhecimento e que seja de sua confiança. Dessa forma, você não vai fazer uma escolha sem de fato saber o que a escola está propondo.

Além disso, mais importante que a metodologia X ou Y, é você se sentir confortável dentro dessa metodologia de ensino. O seu estilo de aprendizado deve se encaixar perfeitamente bem com o estilo de ensino de alguma escola. Portanto, busque escolas que ofereçam aulas experimentais. 

Assim, você faz um test drive real e oficial do que a escola vai oferecer durante o curso (tanto em questões metodológicas, quanto de estilo de ensino e material adotado) e se você se sente confortável nesse ambiente. 

2. Tempo de curso

Cada curso tem um tempo de duração, então busque o que melhor se encaixa na sua realidade. Alguns cursos têm duração de 6 anos, outros de 3 e outros cursos de inglês duram 18 meses. 

O que deve ser levado em consideração aqui é a dedicação necessária fora de sala de aula, pois esses cursos mais rápidos exigem uma maior dedicação por parte do aluno, ou seja, o aluno precisa, além de participar ativamente das aulas, se preparar para essas aulas em casa (e isso exige tempo extra de dedicação). 

Além do mais, cursos mais curtos tendem a ter mais atividades de “homework”, ou seja, atividades de reforço que devem ser feitas após a aula presencial (assim o aluno reforça o conteúdo de aula em casa).

Hoje em dia, ninguém tem seis anos para aprender uma segunda língua, né? Então é preciso se organizar e disponibilizar 40 minutos todos os dias do seu dia para se dedicar ao aprendizado do inglês. Dessa forma, em 18 meses você alcançará seu objetivo!

E mantenha-se sempre motivado, pois alunos que não estão motivados acabam não se dedicando o suficiente e dessa forma não conseguem aprender inglês, independentemente do tempo do curso escolhido. 

Você pode fazer curso de inglês por 8 anos, mas se não se dedicar, não vai conseguir aprender. 

3. Número de alunos em sala de aula

O ideal em uma sala de aula que busca fomentar a oralidade do aluno na língua é ter entre 8 e 10 alunos. Mais que isso vira bagunça. Já imaginou um professor controlando a produção oral e dando feedback para uma turma de 15 alunos? Complicado, né?!

Então, essa questão do número de alunos em sala de aula deve ser bem conversada e mencionada em contrato. Sempre que você for adquirir um curso de inglês terá que assinar um contrato de contratação de serviço. 

Leia este contrato com atenção, pois ele traz informações importantes sobre diversos aspectos do curso. 

Outra questão é: você se considera uma pessoa sociável e comunicativa? Ou é aquele aluno mais tímido, que não gosta muito de se expor? 

Caso seja envergonhado, o ideal é que sua turma seja menor, com menos colegas. Pense nisso antes de bater o martelo e fazer sua escolha. Participar em aula é ponto essencial para o seu progresso no curso. Aluno que não participa, não adquire fluência, não progride e acaba desistindo do curso. 

4. Professores

É muito legal quando o seu professor já morou no exterior, né? Mas isso não é fator determinante para ele poder ser considerado um bom professor (ou o melhor professor da escola). A experiência aqui conta muito! 

Normalmente, bons professores são aqueles que conseguem entender as necessidades dos alunos e sabem exatamente quais dúvidas surgirão em momentos específicos da aula e em como sanar essas dúvidas. E isso, normalmente, só acontece depois de alguns aninhos em sala de aula.

Portanto, busque conhecer os professores da escola, a experiência profissional de cada um, a formação desses professores e, ainda, um extra: se recebem incentivo da escola para buscar conhecimento através de cursos de formação para professores.    

5. Conteúdo do curso

Antes de você fazer a sua escolha, analise o conteúdo programático do curso. Mas o que isso significa e porque isso é importante?

O conteúdo programático do curso é tudo aquilo que você vai aprender durante seu tempo de estudo. Esse conteúdo não pode ser baseado apenas em gramática e listas de palavras, mas deve ser voltado para fins comunicativos, baseado em situações reais de uso da língua. 

Ou seja, situações do dia a dia, coisas como trabalho, pedir informações, fazer compras, ir a um restaurante, participar de uma reunião, fazer check-in em um hotel, etc. 

Portanto, faça uma lista do que você quer aprender, estabeleça seus objetivos e necessidades e veja se o conteúdo oferecido pela escola atende suas expectativas.

E, para finalizar, o importante é juntar todos os pontos acima. Assim, você poderá ter um retrato mais fiel do que é oferecido. Contudo, nem sempre isto será possível. Então, opte pelos pontos que sejam importantes para você. Exija sempre o melhor e não se contente com menos!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui