Cultura 17 de Outubro de 2023

Mais de 60 países que falam inglês no mundo e suas curiosidades

Está afim de viajar, conhecer novas culturas e treinar suas English skills? Então, separa o passaporte, aquece o gogó e se liga nesta lista completa com todos os países que falam inglês para você escolher seu próximo destino!

Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Austrália são alguns dos vários países que falam inglês como primeira língua, mas sabia que existem nações em todos os continentes do planeta que são falantes desse idioma?

Isso quer dizer que dá para você viajar, fazer intercâmbio ou até mesmo arrumar um emprego em qualquer canto do mundo se você tiver com suas English skills – habilidades da língua – bem afiadas.

Descubra, agora mesmo, todos os países que falam inglês e já comece a se planejar! 

Quais são os países que falam inglês como língua oficial?

São países falantes da língua inglesa como idioma oficial, além dos Estados Unidos: Austrália, Bahamas, Guiana, Granada, Inglaterra, Jamaica, Porto Rico, Trinidad, Nova Zelândia, Irlanda e Malta.

Canadá, Escócia e País de Gales entram na lista de países que falam inglês como primeira e segunda língua, e junto com várias outras nações que você vai conhecer adiante neste artigo. O Canadá, inclusive, traz uma característica só dele no quesito idioma. Continue lendo para descobrir qual.

Quais são os países que falam inglês na América do Norte?

Se você focar especificamente na América do Norte, existem os dois queridinhos, Estados Unidos e Canadá, que são países que falam inglês como língua nativa. Só que o Canadá, especificamente, é considerado uma nação bilíngue porque tem outro idioma oficial também: o francês!

Além deles, Bermudas entra nesta lista de lugares que falam inglês em território norte-americano – e bem que podia ter um outro país chamado Calças, né? Só pela brincadeira?

Lá também é falado o português, então, dá para você planejar chegar nesse arquipélago composto por sete ilhas principais, ficar pertinho do estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e ainda pedir um x-burger com fritas e ser compreendido(a) por todo mundo – ou quase.

  1. Estados Unidos
  2. Canadá
  3. Bermudas

Só para não perder a conta!

Agora, quais são os países que falam inglês na América do Sul e na América Central?

A Guiana é o único representante sul-americano da lista de nações que podem se comunicar in English, porque o país era uma colônia inglesa! A título de curiosidade, ela conquistou sua independência em 1966, e possui uma economia voltada para o setor agrícola e a mineração.

Coloca +1 país na matemática da lista geral e fecha a conta em quatro por enquanto.

Já na América Central, existem várias ilhas que foram colonizadas pelos americanos e ingleses e que também usam inglês no dia a dia. Elas não deixam de ser países, tá bem? Aqui vão quais são e algumas características para você ficar por dentro de tudo.👇

  1. Belize: com o mesmo tamanho do estado de Sergipe, Belize fazia parte da civilização Maia, logo, é possível encontrar diversas construções dessa época por lá.
  2. Barbados: terra natal da Rihanna, o país conta com uma cultura muito rica, com comidas típicas e passeios perfeitos para qualquer aventureiro.
  3. Jamaica: o país, que é uma ex-colônia britânica, conta com belas praias e investe muito forte no turismo, além de contar com um dos hotéis mais diferentes do mundo, dentro de uma caverna!
  4. Bahamas: contando com 16 ilhas principais, as Bahamas são conhecidas por terem as águas mais limpas e cristalinas do mundo, ótimas para dar um “tchibum”.
  5. Porto Rico: o paraíso caribenho conta com uma vida noturna agitada, praias belíssimas, atrações culturais exclusivas e esportes aquáticos fantásticos.
  6. São Cristóvão e Neves: este pequeno país é formado por duas pequenas ilhas, e suas belas praias de areia fina e águas azuladas atraem diversos turistas para a região.
  7. Granada: o país conta com um território de origem vulcânica, relevo montanhoso e floresta tropical. Está afim de uma aventura? Este é o lugar certo!
  8. Dominica: anteriormente chamada de República Dominicana, é a mais montanhosa ilha do caribe. Sua densa vegetação foi essencial para preservar a presença indígena na região.
  9. Trinidad: com uma população formada por ex-escravos africanos, indianos e chineses, o país conta com um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do caribe!

Ufa! Calma que está só começando, ainda tem muitos mais.

Quatro mais nove? 13 nações listadas até o momento.

Quais os países africanos que falam inglês?

Ao todo, existem 54 países no continente africano, e 23 deles têm o inglês como uma de suas línguas oficiais. Preparado(a) para mais uma listinha?

  1. África do Sul: sede da Copa do Mundo de 2010 e lar do líder político, Nelson Mandela, o país possui 11 idiomas oficiais, incluindo o inglês, que é usado para turismo e comércio.
  2. Botswana: com 70% do seu território sendo composto pelo famoso Deserto de Kalahari, o local possui umas das faunas mais diversificadas do mundo.
  3. Camarões: o país tem uma diversidade étnica e cultural tão grande que também é conhecido como a “África em miniatura”, com um turismo que vem crescendo bastante nos últimos anos.
  4. Essuatíni: esta pequena nação era conhecida como Suazilândia, mas acabou mudando de nome em 2018, quando completou 50 anos de independência do domínio britânico.
  5. Gâmbia: o menor país do continente possui diversas savanas em seu território, sendo a Reserva Natural de Abuko um dos locais mais visitados por lá.
  6. Gana: me “em Gana” que eu gosto 😂. Brincadeiras à parte, a nação possui um setor turístico em crescimento e conta com diversas savanas e florestas tropicais no seu território.
  7. Quênia: com belas paisagens repletas de praias, reservas naturais, savanas, o Monte Quênia e o deserto Chalbi, o Quênia é um destino ideal para viajantes de todo o mundo.
  8. Lesoto: apresenta um território bem elevado, com cerca de 1.000 metros acima do nível do mar, e economia baseada na agricultura. 
  9. Libéria: o país foi “adquirido” pelos Estados Unidos no século XIX, que pretendia assentar os ex-escravos por lá, tanto que o nome dele significa “País dos Libertos”. A Libéria conquistou sua independência em 1847.
  10. Malawi: conhecido como “o coração afetuoso da África”, Malawi é conhecida por seu povo mega afetivo e disposto a ajudar os outros.
  11. Ilhas Maurício: o arquipélago é formado por cinco ilhas formadas por erupções vulcânicas e possui diversas belezas naturais, atrações turísticas e atividades aquáticas.
  12. Namíbia: sua geografia é marcada pela vegetação e clima desérticos e possui uma diversidade de etnias e dialetos linguísticos muito grande.
  13. Nigéria: a nação mais populosa do continente africano, com cerca de 213 milhões de habitantes, é um país rico em recursos naturais, como petróleo e gás natural.
  14. Ruanda: após passar por diversas guerras civis, Ruanda está trabalhando fortemente para se tornar o centro de tecnologia e informação da África.
  15. Serra Leoa: reconhecido internacionalmente pela produção de diamantes, o país também é marcado pelo convívio pacífico de diferentes religiões.
  16. Seychelles: formado por 115 ilhas, o arquipélago é rodeado pelo mar, ideal para velejar, pescar, mergulhar e relaxar.
  17. Somália: conhecido como “Chifre da África” por causa da sua localização e formato, o território possui uma população majoritariamente islâmica.
  18. Sudão do Sul: criado em 2011 depois de conquistar sua independência do Sudão, é um país que vive à base da agropecuária e da exploração de petróleo.
  19. Sudão: possui regiões desérticas e tropicais e importantes sítios arqueológicos e históricos que mostram os hábitos dos povos originários.
  20. Tanzânia: abriga o ponto mais alto do continente com o monte Kilimanjaro, e é um dos países africanos com maior disponibilidade de água por abrigar os lagos Vitória, Tanganica e Malawi.
  21. Uganda: o país usa de seus solos férteis e grande disponibilidade de água para impulsionar a economia da região.
  22. Zâmbia: a população é composta por cerca de 70 etnias diferentes e usa da extração e exportação de cobre para movimentar os negócios do país.
  23. Zimbábue: possui solo fértil em toda a sua região e diversas savanas com uma variedade gigante de vida selvagem.

Fala a verdade, você conhecia todos esses países? Até este continente, nossa conta que soma os países que falam inglês ficou em 13 + 23 = 36. Bora para a Ásia!

Quais os países asiáticos que falam inglês?

Índia, Paquistão, Filipinas, Singapura e Brunei são os cinco países que falam inglês na Ásia. Descubra um pouco mais sobre eles!

  • Índia: o sétimo maior país do planeta também abriga a maior população do mundo e uma cultura rica e vasta. A língua oficial é o hindu, mas o inglês é considerado o segundo idioma de lá (além de outros 23).
  • Paquistão: o lar da ativista Malala Yousafzai é conhecido pela sua forte influência islâmica na política e costumes locais.
  • Filipinas: formado por um conjunto de mais de 7 mil ilhas, foi colonizado pelos espanhóis e pelos estadunidenses, tornando o filipino, o inglês e o espanhol as suas línguas oficiais.
  • Singapura: a cidade-estado é habitada por comunidades chinesas, malaias, indianas e eurasianas, e oferece um padrão de vida bem elevado para os seus residentes.
  • Brunei: apesar de pequeno, este país é bem rico e conta com uma próspera exploração petrolífera e a menor população do continente.

Depois dessa breve passagem pelo outro lado do planeta, a lista mundial chega aos 41 países no total, e que tal uma voltinha pela Europa?

Quais os países europeus que falam inglês?

Inglaterra, Irlanda, Malta, Escócia e País de Gales são os países da Europa que falam inglês. Basicamente, todos os países do Reino Unido + Malta, arquipélago do Mar Mediterrâneo apaixonando, mesmo que só por fotos.

De Harry Potter a Game Of Thrones, hein?! Quem gosta do bruxinho de Hogwarts ou do Doctor Who já viu vários dos belos cenários dos países do Reino Unido, com suas arquiteturas únicas e aquele climinha gostoso para ficar em casa ouvindo o som da chuva debaixo das cobertas e tomando um bom chocolate quente e sabe que, neles, people speak English – a galera fala inglês.

Já Malta pode não ser muito conhecida, mas possui três ilhas principais cheias de áreas verdes e praias, além de se destacar por um sotaque peculiar dos falantes do idioma que é considerado co-oficial por lá, que se intensificou com os diversos imigrantes vivendo no local. 

Caramba! São 46 nações já, mas você não está sentindo falta de nada? Keep going! Continue seguindo em frente, expandindo seus conhecimentos.

Quais os países que falam inglês na Oceania? A lista é longa, mas não interminável

Austrália, Nova Zelândia, Estados Federados da Micronésia, Ilhas Cook, Fiji, Kiribati, Ilhas Marshall, Nauru, Niue, Palau, Papua-Nova Guiné, Samoa, Ilhas Salomão, Tonga e Vanuatu são os países que falam inglês na Oceania.

Se liga em mais uma listinha? Depois dela, você vai alcançar a marca de 61 territórios conhecidos e que têm o idioma no cotidiano e, de quebra, vai arrasar em qualquer prova de geografia!

  • Austrália: país favorito de muitas pessoas para fazer intercâmbio, a Austrália é lar do cangurus e coalas e possui fauna e flora exclusivas lindíssimas!
  • Nova Zelândia: cheio de passeios ao ar livre, o cenário natural da franquia de filmes de “O Senhor do Anéis” também é marcado pela forte cultura maori.
  • Estados Federados da Micronésia: formado por quase 600 ilhas e quatro estados, os habitantes falam diversos dialetos locais além do inglês.
  • Ilhas Cook: formada por 15 ilhas cheias de belas praias, este lugar é ótimo para fazer um retiro e passear com aquele(a) crush.
  • Fiji: os primeiros habitantes deste país eram canibais, mas, hoje, ele está repleto de gente boa em suas quase 300 ilhas cheias de paisagens exuberantes.
  • Kiribati: outro arquipélago, possui 33 ilhas e uma economia baseada nos segmentos alimentício, químico e vestuário.
  • Ilhas Marshall: estava achando que tinham muitas ilhas nesta lista? Pois fique sabendo que as Ilhas Marshall têm mais de mil!  – E várias praias deliciosas!
  • Nauru: o terceiro menor país do mundo possui apenas 21 quilômetros quadrados e quase 10 mil habitantes em todo o seu território.
  • Niue: um lugar cheio de uma natureza intocável e uma população mega conhecida por cumprimentar uns aos outros mesmo que não se conheçam.
  • Palau: repleto de paisagens belíssimas, suas 300 ilhas já foram ocupadas pela Espanha, Alemanha, Japão e Estados Unidos. Hoje, os americanos são os responsáveis pela defesa e segurança nacional. 
  • Papua-Nova Guiné: possui a segunda maior ilha do planeta e uma economia focada na produção e exportação de minérios.
  • Samoa: a região possui ilhas vulcânicas, praias desertas e uma cultura riquíssima e intocada.
  • Ilhas Salomão: apesar de ter belas paisagens naturais, o turismo é pouco explorado, resultando em uma economia focada nos segmentos alimentícios e madeireiros.
  • Tonga: é formado por 170 ilhas cobertas de florestas e vegetação litorânea e também possui diversos vulcões ativos.
  • Vanuatu: os idiomas oficiais deste país são o inglês, o francês e o bislama, que é uma adaptação regional do inglês, além de 100 outros dialetos locais.

Muita coisa, né? Para ficar mais fácil, se liga neste mapa dos países que falam inglês como língua oficial! Decorar só eles já é um bom começo.

Imagem

Você deve estar pensando: “Legal, mas qual desses países todos eu escolho para a próxima viagem? São muitos!”. Bom, que tal começar por aqueles que não precisam de visto para entrar ou diferenciar os speakers do English do Tio Sam dos falantes do inglês da Terra da Rainha?

Quais países falam inglês e não precisam de visto?

Bahamas, Barbados, Belize, Bermudas, Guiana, Dominica, Jamaica, São Cristóvão e Neves, Dominica, Trinidad, Reino Unido, África do Sul, Ilhas Seychelles, Namíbia, Singapura, Filipinas, Ilhas Fiji, Micronésia, Nauru, Palau, Samoa, Tonga e Tuvalu são países que falam inglês e não exigem visto dos viajantes. 

Quais são os países que falam inglês britânico?

Pode-se dizer que os países do Reino Unido falam o idioma britânico, mas cada um possui um vocabulário bem diferente, com termos únicos e diversos sotaques no inglês falado. Já os países que falam inglês americano – ou algo mais parecido com ele – são os Estados Unidos e o Canadá. Afinal, cada país e região possuem suas particularidades.

Talvez valha você começar visitando aqueles cujos diálogos sejam de mais fácil compreensão para depois passar aos que invertem o lugar do -r ou terminam as palavras puxando muito o -u.

EUA – color
Reino Unido – colour
Significado – cor

EUA – center
Reino Unido – centre
Significado – centro

Tem um monte de país nesse mundão, não é? E aí, ficou com vontade de conhecer um pouco mais sobre algum deles? Depois, manda suas descobertas para o perfil @topwayschool no Instagram ou marca o @ quando tiver pousado!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui