Dicas 6 de Outubro de 2023

7 ideias de cursos para fazer se você é fã de inglês e dicas bônus

Manja de inglês e está querendo fazer uma faculdade? Se liga nestas ideias de cursos para fazer que você pode gostar e anote as dicas valiosas do final do artigo.

Está se perguntando “Qual faculdade devo fazer gostando de inglês” e quer ir além de jornalismo, letras ou tradução? Ainda não sabe bem por onde seguir? Experimente outras ideias de curso para entusiastas do idioma, como hotelaria ou até ciências aeronáuticas!

Ter uma faculdade é essencial para qualquer pessoa que queira se especializar em algo e seguir uma carreira de sucesso, mas escolher o que estudar em meio a tantas opções pode ser um pouco difícil. 

Para que você não precise se preocupar mais com isso, dê uma olhada nas sete sugestões abaixo, escolha a que mais gostar e comece o quanto antes a usar o seu nível de inglês como um diferencial na sua profissão.

7 cursos diferentes e interessantes para fazer sabendo falar inglês

Comércio exterior, hotelaria e relações internacionais são algumas ótimas opções de cursos de bacharelado para quem curte inglês.

Nessas áreas, quem tem um segundo idioma ou está se aperfeiçoando nele consegue um diferencial bacana frente aos outros candidatos a vagas ou promoções, além de poder acordar e dormir mais tranquilo(a) sabendo que o dia a dia de trabalho fica muito mais fácil quando a comunicação com todo mundo flui da mesma maneira.

Dá uma olhada na lista de ideias de faculdade para fazer com inglês que aparece logo adiante, feita especialmente para você!

1.  Letras

O curso de letras é um dos mais conhecidos para falantes e amantes da língua inglesa porque dá a oportunidade de usar o idioma no cotidiano. Só não vai pensando que você vai chegar na aula e o professor vai falar: “Nenhuma letra nova no alfabeto hoje, pessoal. Turma dispensada.” – Porque é trabalho o tempo todo até se formar!

No curso, você será capaz de ensinar e pesquisar mais sobre o inglês e o português, é claro, se tornando um expert em linguística, e, se você tem interesse em ser professor(a), seguir na área acadêmica ou ser tradutor(a), essa é a melhor área com certeza.

Algumas faculdades específicas de tradução também podem entrar como possibilidade especificamente para o último caso.

2.  Hotelaria e turismo

Essa é uma ótima área de faculdade para quem fala inglês, já que prepara o estudante para cuidar da organização, do planejamento, da divulgação e da promoção de viagens, bem como para tratar com fornecedores e turistas, direta ou indiretamente.

Além de saber muito sobre o idioma, você também precisa conhecer a cultura dos locais tanto para fazer o curso quanto para trabalhar depois, porque se formar na área abre portas para vagas em agências de viagens ou de intercâmbio, além dos próprios hotéis dentro e fora do país.

Dá ainda para operar sites turísticos, organizar exposições e congressos ou até mesmo atuar em prefeituras para promover o turismo local.

3.  Relações internacionais

Não, este curso não é para encontrar crushes em outros países! Ele é focado em formar pessoas para conduzir as relações internacionais – econômicas, políticas, sociais, militares e culturais – entre dois ou mais países. Já deu para ver o porquê de o inglês ser importante, né?

Inclusive, algumas aulas de RI podem ser ministradas totalmente in English, sabia? Se você gosta de comunicação, diplomacia e economia internacional, pode seguir na ideia sem medo de ser feliz.

4.  Comércio exterior

O famoso “comex” é mega indicado para aqueles que gostam de negócios e sabem falar inglês ou estão se aperfeiçoando na língua. Ele é focado em ensinar como estabelecer relações comerciais entre empresas e órgãos governamentais de outros países.

E como fazer negociações de peso com os gringos, claro!

Estudando comércio exterior, você será capaz de identificar quais são as necessidades de uma empresa, analisar tendências de mercado e até mesmo criar estratégias de marketing com o objetivo de aumentar o lucro da empresa em que trabalha. Ui, que pessoa de negócios. 😎

5.  Jornalismo

Nem só de “seis e ônibus” vive o jornalista (pesquise no YouTube se ainda não conhece esse meme antigo, por favor!). 

Ao fazer o curso, você vai virar um(a) especialista em comunicação e poderá trabalhar na redação de algum jornal, fazer coberturas televisivas, redigir matérias para sites e blogs ou até mesmo virar apresentador(a), dentre outras possibilidades.

E não é só o Brasil que os fatos estão aí para virarem notícia, certo? Então, quando você precisar transmitir curiosidades e novidades para, literalmente, todo mundo, o inglês será seu melhor amigo.

6.  Ciências aeronáuticas

Sabe aquela voz que todo mundo ama ouvir falando “Atenção, senhoras e senhores passageiros, vamos decolar em cinco minutos”? Quer ser a pessoa responsável por ela? Vale a pena dar uma olhada no curso de ciências aeronáuticas!

Fazendo essa faculdade, você pode se tornar um(a) piloto de sucesso, além de aprender tudo sobre como controlar e orientar a máquina voadora de metal, ou pode optar por guiar helicópteros, se aprofundar em gestão de portos e aeroportos, fazer inspeções ou reparos nos equipamentos e muito mais.

Parece sonho, mas não precisa ser! Awesome!

7.  Tecnologia da informação (TI)

A língua do Tio Sam e essa criação que dizem ter surgido nos Estados Unidos – na gigante de tecnologia IBM mais especificamente –, têm tudo a ver! Basicamente, tudo no mundo da informática hoje em dia é em inglês e, seja na faculdade ou estudando sozinho(a) em casa, você vai perceber isso.

Além do bacharelado, é importante você se manter em constante atualização para ficar por dentro de qualquer termo ou palavra. Depois, basta se jogar no mercado e usufruir das oportunidades, isso porque a área deve gerar mais de 400 mil vagas só no Brasil até 2025, de acordo com levantamento feito pela associação de empresas do setor.

Aliás, por falar em curso e em TI…

Quais são os cursos que estão em alta para quem sabe inglês?

O mercado está mega aquecido para várias profissões para quem fala em inglês, principalmente aquelas nas áreas de tecnologia da informação, programação e inteligência artificial. 

O futuro é tecnológico e a demanda de trabalho também, então, já se prepara para a revolução das máquinas porque o negócio vai ser louco, hein. Trata bem sua Alexa e dá um beijinho no seu aspirador de pó inteligente! Mas, acima de tudo, mergulha nos estudos.

Você também pode optar por outros cursos legais para fazer sabendo falar inglês que sejam interessantes para a sua profissão, mas não sejam exatamente uma faculdade. Tem a alternativa dos cursos técnicos de várias especialidades – que são mais rápidos e mais “mão na massa”, para momentos nos quais surge uma necessidade específica. Que tal?

Quais são os tipos de cursos técnicos que mais precisam de inglês?

Anota aí: diplomacia, negócios e comissariado de bordo são alguns dos cursos tecnólogos para quem fala inglês e quer usar o idioma no cotidiano. Eles ajudam as pessoas a se especializarem e permitem que elas já se formem com um trabalho em vista.

Só que, se você acha que vai precisar de uma ajudinha para melhorar ainda mais o seu segundo idioma antes de tentar qualquer opção ou mesmo o ingresso em uma das faculdades mencionadas no decorrer deste artigo, espera! 🖐️ Faça sua matrícula em um curso técnico de inglês mesmo, para só depois pensar nos próximos passos.

E quando estiver ganhando rios de dinheiro – sim, você tem potencial para isso – não esquece aqui da roxinha, all right? See you soon. Vemos você em breve.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui