Business 10 de Fevereiro de 2021

10 oportunidades de carreira para quem fala inglês

Confira 10 profissões em que o inglês fluente é fundamental

Claro, quando falamos em empregos para quem fala inglês, logo vem à nossa mente profissões como tradutor ou professor de idiomas. Mas, no mundo globalizado em que vivemos hoje, é difícil encontrar um emprego que não busque, pelo menos, o nível básico de inglês. A atual geração já nasceu ouvindo que "aprender inglês é importante" e que falar a língua abre oportunidades. Já conversamos sobre isso aqui no blog, lembra?

Isso pode ser desanimador para muitos, mas não se esqueça que a globalização também é uma faca de dois gumes. Com a Internet, temos todo o conhecimento ao nosso alcance! Praticar inglês, por exemplo, se tornou uma tarefa mais fácil.

Mas se você já sabe inglês e ainda não identificou quais as melhores oportunidades do mercado de trabalho, não se preocupe! Existem algumas profissões que exigem o idioma e acabam sendo ótimas oportunidades para você usar o seu inglês. Confira aqui 10 dessas incríveis áreas!

1. Tecnologia da Informação (TI)

Já sabemos que essa área está em grande crescimento nas últimas décadas. A tecnologia se tornou um elemento inseparável do ser humano e um profissional de TI é imprescindível nos dias de hoje.

Mas você sabia que o inglês é fundamental para esse profissional? Não apenas todo o conhecimento relacionado à área está em inglês, mas a própria atividade lida constantemente com palavras no idioma.

2. Administração

Desde que as relações entre as empresas ultrapassaram fronteiras, para comprar e vender com o mundo inteiro, é fundamental ter um administrador que saiba inglês. Nos dias atuais, quem não sonha em internacionalizar sua empresa está perdendo dinheiro.

Para isso, é imprescindível que a empresa tenha um profissional da área de administração capaz de negociar com empresas e fornecedores internacionais.

3. Marketing

Assim como na área de TI, um profissional de marketing lida constantemente com palavras em inglês - e é outro setor que está em crescimento. Além disso, é fundamental conhecer as novas tendências, que são produzidas no exterior, e aplicá-las aqui antes de seus concorrentes, não é mesmo?

4. Turismo

Pode parecer óbvio para muitos, mas a área de turismo é perfeita para quem sabe inglês. E tudo isso sem precisar sair do país, porque o número de turistas no Brasil cresceu muito nos últimos anos.

Isso tudo é fruto de eventos como as Olimpíadas de 2016, a Copa do Mundo de 2014 e outros eventos que nos trouxeram maior visibilidade internacional. Portanto, não desperdice essa oportunidade!

5. Engenharia

Na área de engenharia, sempre foi imprescindível o conhecimento em inglês, principalmente o inglês técnico - para ler manuais, por exemplo. Mas agora também é necessária a fluência no idioma, para realizar contato com empresas internacionais.

6. Comissário de bordo

Você já deve ter viajado de avião e escutado o piloto ou a aeromoça falando inglês. Se foi a sua primeira viagem, provavelmente você ficou confuso com as instruções. Isso porque, nessa área, poucos realmente sabem o idioma.

Comissários de bordo devem usar o inglês constantemente no trabalho, já que se encontram em contato com pessoas de todo o mundo. Então, se você sempre sonhou em conhecer o mundo e sabe inglês perfeitamente, trabalhar nas linhas áreas talvez seja perfeito para você.

7. Comércio exterior

Se o comércio é exterior, então o inglês é fundamental! Mas talvez você não saiba que a importação e exportação estão em crescimento constante no Brasil. Afinal, com a globalização, a troca de produtos entre países se tornou cada vez mais comum e o nosso país não ficou de fora.

8. Ciência

Se você é curioso, gosta de pesquisar e de descobrir novas coisas, ser um cientista é para você. Não se preocupe se matemática, física e química não são o seu forte, porque um pesquisador não se restringe a essas áreas. Você pode ser um pesquisador em qualquer área.

Mas você certamente vai precisar saber inglês! Há muitos materiais disponíveis em língua inglesa que podem evoluir muito sua pesquisa. Com a globalização, aumentou muito a troca de conhecimento entre universidades estrangeiras.

9. Jornalismo

Sim, jornalismo! Você já deve ter visto algum jornalista no exterior, certo? Os tais "correspondentes" de Nova Iorque, de Londres etc. Não é incomum para jornalistas terem que realizar viagens ao exterior ou entrevistas com estrangeiros aqui no Brasil. É importante saber inglês para noticiar o que acontece no Brasil e no mundo.

10. Relações Públicas (RP)

Assim como outros profissionais da área de comunicação - como o marketing, que citamos -, saber inglês é muito importante para o profissional de Relações Públicas. Como o nome sugere, o profissional de RP é responsável por se relacionar com várias pessoas, como estrangeiros. Sendo assim, é importante saber inglês para esse profissional.


Ah, as possibilidades são infinitas, não é mesmo? Mas esperamos que essa lista ajude você na sua busca por uma carreira de sucesso. Mas não esqueça daquele velho ditado: escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida.

Se você já sabe inglês, é só arregaçar as mangas e ir para a luta! Aqui no blog temos algumas dicas com perguntas para entrevistas em inglês e sobre como trabalhar no exterior ou redigir um currículo em inglês. Dá uma olhadinha:

10 perguntas comuns em entrevistas de emprego em inglês


Entrevista de emprego: 6 perguntas em inglês mais comuns


10 dicas de sucesso para conseguir um emprego no exterior


6 etapas para construir um currículo matador em inglês

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui