Aprender Inglês 9 de Março de 2024

Concordância verbal em inglês: guia completo da TopWay

Assim como no português, os verbos também possuem regras de conjugação em outras línguas. Descubra, neste artigo, como funciona a concordância verbal em inglês e arrase em qualquer conversa no idioma!

A concordância verbal no inglês é como um jogo de esconde-esconde entre o sujeito – quem/coisa que pratica ou sofre a ação – e o verbo – ação propriamente dita –, ou seja, o verbo precisa se esconder atrás do sujeito, combinando com ele em número (singular ou plural) e pessoa (primeira – I/we –, segunda – you – ou terceira – he/she/it/they).

Conhecer a fundo esse tema ajuda você a não cometer erros como falar “nós é” ou “eu vai” na língua do Tio Sam, e a conversar com algum gringo e ser 100% compreendido(a).

Sem contar que a concordância é algo que você não pode errar ao fazer uma prova ou entrevista de emprego!

Parece complicado, mas a roxinha está aqui para ajudar a tirar as suas dúvidas sobre o assunto. Segue na leitura!

O que é concordância verbal em inglês?

A concordância verbal em inglês é a correspondência, em uma frase, entre uma ação – o verbo – e quem a sofre ou realiza – o sujeito. Por exemplo, em “I go home/Eu vou para casa”, como o sujeito “I” está no singular, então, o verbo “to go” também deve estar, se tornando “go” nesse caso.

Inclusive, existe até mesmo concordância para o famoso conjunto “there is/there are” e suas formas no passado em inglês! A boa notícia, no entanto, é que o número de regrinhas que você precisa estudar para acertar na conjugação é bem menor do que as do português!

 

Só cuidado para não confundir concordância com regência, viu? Muita gente acha que é a mesma coisa, mas não é.

Qual é a diferença entre concordância e regência verbal em inglês?

Enquanto a concordância verbal está relacionada à conjugação do verbo de acordo com o sujeito, a regência verbal está relacionada aos complementos que vêm depois da ação.

Na frase “She listens to music/Ela escuta a música”, o verbo “to listen” precisa de um complemento, já que só “She listens/Ela escuta” ficaria confuso.

O mesmo acontece com o verbo “to go”, já que, assim como no português, quem vai, vai a algum lugar, logo, a ação precisa de um complemento depois dela, olha só o exemplo: “I go to the best English school ever: TopWay!/Eu vou à melhor escola de inglês: a TopWay!”. 

Vale observar que, especificamente nesse caso, usar o verbo sem o complemento “to” estaria errado, já que sua regência exige esse complemento.

Para ficar mais fácil, lembre-se de que, na concordância, o verbo precisa concordar com algo, enquanto, na regência, o verbo precisa ser regido igual a um maestro que guia e complementa uma orquestra.

Como identificar a concordância verbal em inglês?

A melhor forma de identificar qual é a concordância verbal certa em uma fala é ler a frase, descobrir qual é o sujeito e o tempo verbal da sentença e, por fim, conjugar o verbo corretamente.

Que tal um exemplo?

She studies English at TopWay!

Na frase acima, o pronome sujeito “she” já mostra que vem regrinha especial para conjugar o verbo e, como a frase está no presente simples, basta adicionar a terminação “-ies” e retirar o “-y” do fim do verbo study para fazer a concordância certinho!

Se ainda tiver dúvidas depois de fazer esse processo todo, as regras que você verá daqui a pouquinho vão fazer você tirar de letra esse desafio!

Quais os casos de concordância verbal em inglês?

Basicamente, a concordância verbal deve acontecer sempre que um verbo está acompanhando um sujeito em uma frase, seguindo a quantidade de pessoas às quais o sujeito está se referindo e o tempo no qual a frase se encontra (passado, presente ou futuro).

Olhando atentamente para a conjugação do famoso verbo “to be”, concordando com os pronomes pessoais no singular e no plural, você entende melhor, por isso, a roxinha lhe trouxe detalhes abaixo.

I am – Eu sou/estou
You are – Você é/está
He is – Ele é/está
She is – Ela é/está
It is – Isso é/está (para objetos, situações ou animais)
We are – Nós somos/estamos
You are – Vocês são/estão
They are – Eles/elas são/estão

Percebeu que o “you” serve tanto para falar “você” quanto “vocês” e conjuga o verbo da mesma forma nos dois casos? Nessa situação, é o contexto da frase que vai mostrar a você se a ação trata de um sujeito no singular ou no plural.

Na hora de passar a ação pro passado, os sujeitos que estão no singular trocam o verbo “is” para “was”, e os que estão plural trocam “are” para “were”. 

I was – Eu era/estava
You were – Você era/estava
He was – Ele era/estava
She was – Ela era/estava
It was – Isso era/estava
We were – Nós éramos/estávamos
You were – Vocês eram/estavam
They were – Eles eram/estavam

Tranquilo até aqui? Tem mais algumas regrinhas que você precisa ficar de olho para nunca errar a conjugação com qualquer outro verbo.

Quais são as regras de concordância verbal em inglês?

A principal regra de concordância verbal em inglês é a da terceira pessoa do singular: ela dita que um verbo não muda sua flexão se ele estiver no plural ou no singular, com exceção de quando estiver se referindo aos pronomes “he”, “she” ou “it”.

Dependendo do caso, você vai precisar adicionar “-s”, “-ies” ou “-es” ao final de cada verbo que acompanha esses pronomes específicos no presente. 

Veja o exemplo abaixo!

I like bananas – Eu gosto de bananas
You like bananas  – Você gosta de bananas
He likes bananas – Ele gosta de bananas
She likes bananas – Ela gosta de bananas
It likes bananas – Ele/ela gosta de bananas (animais ou objetos)
We like bananas – Nós gostamos de bananas
You like bananas – Vocês gostam de bananas
They like bananas – Eles/elas gostam de bananas

As terminações “-ies” entram em cena quando o verbo terminar em consoante + y – como em “study” – e os finais “-es” são adicionados aos verbos no presente que finalizam com “-o”, “-x”, “-ch”, “-sh”, “-ss” e “-z”, a exemplo de “watch” e “go”.

E que tal um quadro explicando todas as outras regras de concordância verbal em inglês junto com mais exemplos de frases e tradução? 

Regras de concordância verbal em inglês
Regra Exemplo Tradução
Quando o sujeito estiver no singular, o verbo também deverá estar no singular. I drive my car. Eu dirijo meu carro.
The girl sings well. A garota canta bem.
Our fence divides the house. Nossa cerca divide a casa.
 
Quando o sujeito estiver no plural, o verbo também deverá estar no plural. They ride bicycles. Eles andam de bicicleta.
The books were on the table yesterday. Os livros estavam na mesa ontem.
The dogs are here. Os cachorros estão aqui.
 
Quando houver dois sujeitos unidos por “and”, o verbo deverá estar no plural. Mary and I are going to get married. Mary e eu vamos nos casar.
My parents and my cats don’t like each other. Meus pais e meus gatos não gostam um do outro.
Marcus and his mother are friends. Marcus e a mãe dele são amigos.
 
Quando houver dois sujeitos conectados por “either…or”, “neither…nor”, “but”, “as well as”, “together with” ou “in addition to”, o verbo vai concordar com o sujeito mais próximo. Either the boy or the girls sing well. Tanto o garoto quanto as garotas cantam bem.
Neither the boys nor the girl sings well. Nem os garotos nem a garota canta bem.
Mike together with my cousins like to talk. Mike junto de meus primos gostam de falar.
No one but me will ride the car. Ninguém a não ser eu dirigirá o carro.
 
Quando houver dois ou mais sujeitos separados por “both…and” o verbo deverá estar no plural. Both Mia and Claire were Clarisse's enemies. Tanto Mia quanto Claire eram inimigas da Clarisse.
Both my cat and my dog are cute. Tanto meu gato quanto meu cachorro são fofos.
 
Se o sujeito estiver falando sobre tempo, o verbo deverá estar no singular. Ten years is too much time. 10 anos é muito tempo.
 
Quando houver “each” ou “every” antes do sujeito, o verbo deverá estar no singular. Each one of you should get a jacket. Cada um de vocês deve pegar uma jaqueta
Every girl and boy gets a jacket. Cada garota e garoto pega uma jaqueta.
 
Quando dois sujeitos forem usados para expressar uma única ideia, o verbo deverá estar no singular. Bread and butter is all she takes for breakfast. Pão e manteiga é tudo o que ela toma de café da manhã.
 
Quando houver pronomes indefinidos, o verbo deverá estar no singular. Everyone sings well. Todo mundo canta bem.
Is anyone here? Há alguém aqui?
 
Quando a frase começar com “it”, o verbo deverá estar no singular. It is 10 o'clock. São (é) 10 horas.
It is going to rain tomorrow. Vai chover amanhã.
 
Quando a frase começar com “there”, o verbo deverá concordar com o sujeito seguinte. There is a guy out there. Há um cara lá fora.
There are two types of people. Existem dois tipos de pessoas.
 
Quando um substantivo coletivo representar um grupo, o verbo deverá estar no singular. The team doesn't like this kind of game. O time não gosta deste tipo de jogo .
The crew was invited to the party. A equipe foi convidada para a festa.
 
Quando o sujeito incluir a expressão “kind of”, o verbo deverá estar no singular. A kind of popular car is here. Um tipo de carro popular está aqui.

Deu para entender tudo? Se quiser fixar ainda mais a ideia na cabeça, nada melhor do que fazer um curso imersivo de inglês para praticar essas regrinhas diariamente e nem sequer precisar pensar muito antes de usá-las.

Caso ainda não esteja matriculado(a), que tal fazer alguns exercícios para já chegar impressionando o(a) teacher – professor(a) – no primeiro dia de aula?

Exercícios sobre concordância verbal em inglês para ficar craque no assunto

1. Complete as frases com os verbos conjugados da forma correta

a) There ___ (to be) a new journalist at BBC.
b) Can anybody __ (to tell) me where the library is?
c) John and Hanna __ (to love) hanging around.
d) It __ (to be) a pleasure to meet you.
e) Either Mike and my friends __ (to be) coming to the party.

2. Qual das frases a seguir está com o verbo destacado conjugado de forma incorreta?

a) He likes to go for a walk.
b) Janete doesn't want to talk to you right now.
c) They is playing with my cousins.
d) My cousins and my mother are going to New York tomorrow. 

Respostas

1. 
a) is
b) tell
c) love
d) is
e) are

2. 
Letra “c”. A frase correta seria “They are playing with my cousins”.

Ufa, agora sim você pode dizer que sabe tudo sobre concordância verbal em inglês. Não deixe de salvar este artigo para pegar uma colinha sempre que precisar.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui