Dicas 6 de Março de 2023

Como treinar conversação em inglês sozinho? Veja 18 dicas!

Você faz parte do grupo de pessoas que entende de gramática e arrasa no listening, mas trava na hora que mais precisa falar outro idioma? Descubra como treinar conversação em inglês sozinho para ganhar a confiança que precisa e nunca mais passar por essa situação.

Não existe nenhum santo do idioma que faça alguém desenrolar uma nova língua sem estudar, viu? Se você quer saber como treinar conversação em inglês sozinho, coloque em prática tudo o que aprender: vale conversar na frente do espelho, ler em voz alta e até cantar!

O speaking é uma das principais habilidades que precisamos desenvolver para alcançar a fluência de um idioma e, para isso, é preciso ir além dos livros e cadernos e aplicar no dia a dia tudo o que foi estudado a partir deles.

É muito mais comum do que você imagina estudantes de inglês saberem tudo de gramática, mas, quando chega a hora de conversar, travarem!

E como resolver esse perrengue? Segundo a pirâmide de aprendizado de William Glasser, 70% a 90% da compreensão de um conteúdo ocorre quando o colocamos em prática, seja conversando com outras pessoas, repetindo, debatendo ou interpretando.

Se você ainda não tem segurança para treinar com outras pessoas, não tem problema. Separamos as melhores dicas para aperfeiçoar o seu inglês por conta própria e perder o medo!

Como treinar inglês no dia a dia sozinho?

Ler em voz alta, cantar, conversar na frente do espelho, utilizar sites e aplicativos são algumas atividades para quem quer aprender inglês sozinho, principalmente o temido speaking.

Praticar conversação em inglês é um pouco desafiador, mas com as ferramentas certas você vai ver como pode se tornar “easy-peasy” ou, no bom e velho português, vai ser moleza!

1.  Aprimore seu listening

Antes de desenvolver a habilidade de fala de uma língua, é preciso aprender a ouvir. Com uma audição bem treinada fica até mais fácil reconhecer seus próprios erros e encontrar o que é preciso melhorar.

Para exercitar essa competência, inclua no seu dia a dia o máximo de conteúdos de áudio em inglês – podem ser podcasts, músicas, vídeos, séries e filmes – e preste atenção na forma com que os falantes pronunciam cada frase, sempre tomando nota se houver alguma palavra desconhecida e pesquisando seu significado depois.

2.  Não tenha medo de errar

Ao aprender algo novo, principalmente um idioma, é normal cometer alguns deslizes aqui ou ali até pegar o jeito. Com o inglês, não é diferente, por isso, não seja tão duro consigo mesmo e não deixe que o medo impeça você de desenvolver suas habilidades.

Os erros servem de aprendizado e são uma maneira de aumentar seu conhecimento, já que você começa a prestar mais atenção nos detalhes e em como se esforçar para corrigi-los.

Pode ser que a sua pronúncia não saia perfeita, mas o importante é continuar tentando.

3.  Não se preocupe tanto com a gramática

É necessário conhecer o idioma para conseguir se expressar, mas falar tudo corretamente não é o foco, principalmente para quem está começando.

Um dos maiores medos dos estudantes é cometer erros gramaticais ou confundir a ordem das palavras em uma frase quando conversam com alguém em outra língua e, por isso, muitas vezes eles desistem antes mesmo de tentar aprimorar essa habilidade.

Inclusive, além de não ter medo de errar, não se preocupe tanto com falar perfeitamente, muitas vezes nem os nativos fazem isso! O importante é fazer o exercício de se soltar e conversar em inglês.

4.  Leia em voz alta

Ler, em voz alta, trechos de um texto ou de diálogos em inglês é uma boa tática para quem ainda está se acostumando com os exercícios de conversação e ainda não tem a desenvoltura ou o nível necessário para iniciar uma conversa por si só.

Ao ler um material pronto, não há nenhuma preocupação além de ditar as palavras e conexões de forma correta, já que não é preciso elaborar respostas ou pensar em como montar frases gramaticalmente perfeitas.

5.  Estude através de textos e diálogos

Tão importante quanto ler, é buscar o material certo para essa prática. O ideal para aprender a falar bem, entender as estruturas do idioma e as conexões entre as palavras é evitar estudar apenas por meio de vocabulários soltos.

Prefira utilizar exemplos completos com contexto, ou seja, textos e diálogos com várias frases juntas, principalmente se o objetivo é descobrir a pronúncia correta, já que muitas palavras têm um som diferente quando mencionadas sozinhas e em um trecho maior.

Muitos dicionários online ditam a forma correta das palavras e são ferramentas utilizadas para descobrir novas expressões, mas o melhor é usar trechos de textos ou, pelo menos, frases inteiras quando a meta é treinar a conversação em casa.

6.  Pense em explicações para o que você ler

Se você já tem um pouco mais de habilidade e consegue formar frases sem muita dificuldade, mais do que ler, é legal bolar explicações para a sua leitura e repassá-las (mesmo que seja para si e não para outras pessoas) também em alto e bom som.

Esse é um ótimo exercício para evitar aqueles "eeeh…" que muitas vezes escapam enquanto pensamos no que queremos dizer.

Depois de ler um texto, tanto em português quanto em inglês, tente formar explicações sobre o que entendeu e dizê-las em voz alta, assim, você aprimora o raciocínio rápido e o speaking, além de absorver melhor o que acabou de descobrir.

7.  Fale devagar e pronuncie bem cada palavra

Seja nas leituras e explicações em voz alta ou em conversas com outras pessoas, um dos maiores erros cometidos por iniciantes é falar rápido demais e acabar se enrolando nas palavras, dificultando a compreensão de quem os ouve ou até a própria compreensão do que querem dizer.

Esses deslizes podem até ser normais por conta do nervosismo e da pressão que colocamos em cima de nós mesmos, mas é melhor ter cuidado para não se tornarem um hábito e ficar difícil de manter uma conversa por não ser bem compreendido.

Para resolver o problema, respire fundo e pratique devagar até que a fala esteja bem articulada e fluida.

8.  Treine cantando

É isso mesmo! Sabe aqueles shows internacionais que você faz durante o banho? Eles são super úteis para melhorar seu speaking e são uma ótima forma de praticar a habilidade de falar em inglês sozinho.

Cantando e se divertindo de forma distraída, seu cérebro associa o vocabulário e, quando você precisar usá-lo em uma conversa real, provavelmente ele já estará na ponta da língua, pronto para ser acionado. Não tenha medo e se jogue no karaokê!

9.  Pratique shadowing

Esse método de estudo consiste no ato de espelhar uma outra pessoa, imitando a narração, o tom de voz, a velocidade da fala e até as pausas. Escolha um ator, cantor, um vídeo ou áudio com legendas ou transcrição de alguém que esteja falando inglês e "sombreie".

Shadow = sombra

Tudo o que você precisa fazer para colocar a técnica shadowing em prática é ouvir o material várias vezes, acompanhar o conteúdo através da leitura se necessário e absorver palavra por palavra, inclusive o sotaque e o tempo entre uma frase e outra.

Depois disso, é só repetir o que aprendeu, encenando cada detalhe. Você vai ver que, a cada tentativa, a sua pronúncia vai ficar mais próxima do exemplo que está seguindo.

10.  Se desafie com trava-línguas

Também conhecidos em inglês como "tongue twisters", os trava-línguas são uma ótima brincadeira para sair da rotina monótona de estudos sem deixar de aprender algo novo.

Ao olhar vários deles rapidamente, suas frases podem até parecer fáceis, mas pratique em voz alta e você encontrará o desafio.

Essa opção divertida ajuda a desenvolver a articulação vocal, a dicção e a pronúncia de palavras que, juntas em uma conversa, poderiam acabar causando certa dificuldade. Abaixo, trouxemos alguns exemplos.

  • I saw a kitten eating chicken in the kitchen.
  • The worst word in the world is the word world.
  • I have got a date at a quarter to eight. I’ll see you at the gate, so don’t be late.

Se por acaso começar a ficar fácil falar, desafie-se mais e aumente a velocidade.

11.  Use a técnica de role-play

O role-play consiste em interpretar uma peça ou um papel em inglês, treinando a conversação através de diálogos prontos ou formados previamente por você. Para quem gosta de teatro, por exemplo, usar esse hobby para aprender um idioma pode ser divertido e muito vantajoso.

É possível fazer todos os papéis sozinho e, para deixar esse método ainda mais interessante, gravar as falas de um personagem, deixando um tempo de resposta entre elas e a do outro personagem, depois, simular a peça inteira ao interpretar o outro papel junto com a gravação.

Aproveite para treinar escuta e resposta.

Existem diversos roteiros prontos na internet que podem servir para o seu role-playing, mas, se preferir, construa um e aproveite para estimular sua habilidade de escrita e gramática.

Vale lembrar que o foco aqui é melhorar a conversação em inglês, então, escolha situações cotidianas para a peça. Prefere ir no básico? Não crie papéis, mas narre suas atividades diárias.

12.  Narre suas atividades diárias em voz alta

Pode parecer bobo, mas narrar em outro idioma o que acontece no seu dia a dia ajuda a desenvolver melhor a dicção, a memorizar vocabulário, estruturas de frases e se quiser, também a exercitar outros tempos verbais. E, de novo, em voz alta!

Se você transformar essa técnica em um hábito, terá uma ótima ferramenta de contato diário com a língua. Para ficar mais fácil de entender esse exercício, que tal um exemplo?

“Today, I woke up at 7 AM, and I made my breakfast. Now, I’m eating an apple while I’m studying English. Later, I will go out with some friends.”

Como no modelo, comece por algo simples e curto e, conforme ganhar mais confiança, elabore trechos maiores e com mais detalhes, abreviações e gírias.

13.  Treine discursos na frente do espelho

Talvez você não ganhe o Oscar este ano, mas que tal já começar a preparar o seu discurso para quando esse momento chegar? Treinar conversação na frente do espelho com certeza vai dar mais confiança para encarar situações reais.

Para auxiliar, escreva o que pretende dizer nas primeiras vezes até conseguir organizar melhor seus pensamentos em inglês e falar sem precisar de um apoio e, depois, procure fazer discursos com o que vem à mente. Escolha um assunto que você ama ou domina e mãos à obra!

14.  Grave sua pronúncia

Se falar já está se tornando um hábito, ter certeza que você está pronunciando e formulando as frases de forma correta é ainda mais importante, por isso, busque fazer e ouvir gravações suas e observar quais erros está cometendo para corrigi-los depois.

Dessa forma, você consegue monitorar outros aspectos, como a fluidez do seu discurso e o seu sotaque. Com calma, avalie em que pontos a sua pronúncia ainda não está boa e realize uma nova gravação, arrumando o que precisava de ajustes.

15.  Treine contrações e abreviações

Para você soar mais natural no speaking, estude como as contrações e abreviações se juntam em uma frase. Se estiver com elas na ponta da língua, seu discurso vai ficar 100% fluido.

Para descobrir a forma correta de dizê-las, busque por referências em filmes, séries e músicas em que a linguagem informal está presente e em que essas expressões são usadas com bastante frequência.

16.  Não tenha vergonha do seu sotaque

O seu sotaque pode até entregar que o inglês não é a sua língua materna, mas nem por isso você está mais longe da fluência ou a sua habilidade na língua perde alguns pontos. Ninguém precisa ter um sotaque inglês ou americano para ser fluente.

Desencane e não deixe isso se transformar em mais um motivo para não colocar em prática todo o tempo que passou estudando um segundo idioma.

17.  Estabeleça um cronograma de estudo

Mesmo fazendo um curso de conversação em inglês, é essencial estabelecer metas e horários para estudar fora da sala de aula e se organizar de maneira eficiente: quanto maior o contato com o idioma, maior vai ser o aprendizado.

O seu plano de se tornar fluente não vai sair do papel se você ficar procrastinando e não treinar as competências de conversação, mesmo que sozinho. É preciso ter contato com a língua diariamente e muita disciplina para avançar no aprendizado.

18.  Use sites e aplicativos

Por último, a internet disponibiliza diversas ferramentas para treinar a conversação, como sites e apps que permitem gravação de voz, exercícios em que você participa de um diálogo e até mesmo a oportunidade de fazer um curso de inglês online com professores especializados.

Quando se sentir mais confortável com suas habilidades, que tal conversar com um nativo em um site confiável e seguro? É uma boa tática para conhecer pessoas novas e colocar o seu inglês para jogo!

No fim das contas, não tem escapatória: você só vai chegar ao nível mais avançado de qualquer idioma se praticar de todas as maneiras possíveis o que vem aprendendo na teoria.

Uma das maiores dicas para se tornar fluente em inglês é inserir a língua no dia a dia o máximo que puder e não ter medo de errar. Se jogue na experiência de viver em outra cultura! Boa sorte.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui