Aprender Inglês 22 de Junho de 2023

Present Perfect: quando usar, regras e músicas para aprender

O Present Perfect é um tempo verbal ligado tanto ao passado quanto ao presente. Parece confuso, né? Calma que a gente explica tudo para você neste artigo. Fica até o final, que deixamos uma playlist incrível para você aprender de vez e ainda curtir um som!

O Present Perfect é um tempo verbal que geralmente dá nó na cabeça de brasileiro aprendendo inglês. Isso porque, na nossa língua, não existe nada parecido com ele, já que não é passado e não é presente também, mas um mix dos dois!

Em português, temos passado, presente e futuro (e suas variações) e ponto final. Já, na língua inglesa, existe o Present Perfect, um tempo verbal usado quando nos referimos a alguma ação no passado que tem repercussão no presente  ou que ainda continua acontecendo no presente (um “pressado” ou “passente”🤣).

Confuso, né? E nem adianta tentar traduzir as frases na hora de estudar porque elas podem ficar ainda mais sem sentido! Então, como aprender a usar Present Perfect?

Neste artigo, vamos ajudar você a pegar o jeito, dominar todas as variações e nunca mais confundir. Duvida? Let’s go!

O que é o Present Perfect?

O Present Perfect, também conhecido como Present Perfect Tense, é um tempo verbal usado em países que falam inglês. Ele liga o passado ao presente e se refere a ações que aconteceram recentemente ou que se deram no pretérito, mas ainda têm consequências no momento da fala.

Responda rapidinho: você mora na mesma cidade há vários anos? Se sim, isso é exemplo de Present Perfect – uma situação que começou no passado e continua no tempo presente. 

Para entender de vez, que tal conferir como esse tempo verbal é estruturado e como usá-lo nas conversas?

Como é a estrutura do Present Perfect?

A estrutura de frases com o Present Perfect é formada por: sujeito + verbo auxiliar to have (have/has) conjugado no presente (simple present) + verbo principal no particípio passado (past participle) + complemento.

Quando se trata de verbos regulares, o past participle é flexionado do mesmo jeito que o passado simples (Simple Past), terminando em -d, -ed ou -ied, como você vê nos exemplos abaixo.

  • Live → lived
  • Start → started
  • Study → studied

Já para os verbos irregulares, que não têm um padrão definido, você precisará checar a famosa tabelinha de verbos irregulares. Para facilitar, listamos alguns exemplos também!

  • Eat → eaten
  • Choose → chosen
  • Be → been

Uma vez que você domina a estrutura-base, fica bem mais fácil entender e aplicar as variações que existem quando você quer afirmar, perguntar ou negar algo. Check it out!

Present Perfect: afirmativa, negativa e interrogativa

Assim como acontece em outros tempos verbais em inglês, a estrutura do Present Perfect pode variar dependendo do contexto. Ela vai mudar em caso de afirmação, negação ou interrogação, como você vê na imagem a seguir.

ImagemFica melhor com exemplos, né? Então, vamos nessa!

Present Perfect em frases afirmativas

Em frases afirmativas, o Present Perfect é comumente utilizado para expressar experiências pessoais, ações que aconteceram em algum momento indefinido no passado, estados contínuos que persistem até o presente e ações concluídas que têm uma conexão com o presente.

A ordem da estrutura é bem simples, dê uma olhada!

Sujeito + verbo auxiliar (have/has) conjugado no presente (Simple Present) + verbo principal no particípio passado (Past Participle) + complemento

Exemplos:

  • I have traveled to many countries. → Eu viajei para muitos países.
  • She has lived in New York for five years. → Ela mora em Nova York há cinco anos.
  • We have seen that movie before.  → Nós já vimos esse filme antes.

Present Perfect em frases negativas

Nas negativas, o tempo verbal é utilizado para expressar a falta de experiência, ações não realizadas ou a falta de uma conexão com o presente. Assim, a estrutura básica do Present Perfect fica da seguinte maneira. 

Sujeito + verbo auxiliar (have/has) conjugado no presente (Simple Present) + not + verbo principal no particípio passado (Past Participle) + complemento

Outra opção nesses casos é usar as versões abreviadas dos verbos auxiliares: haven’t e hasn’t e não utilizar o “not” por extenso.

Exemplos:

  • I haven’t visited Paris yet. → Eu ainda não visitei Paris.
  • He hasn’t worked at the company since last year. → Ele não trabalha na empresa desde o ano passado.
  • They haven’t finished their homework. → Eles não terminaram o dever de casa.

Forma interrogativa do Present Perfect

Para perguntas com Present Perfect, é necessário inverter a posição do verbo auxiliar e colocá-lo antes do sujeito, seguindo a estrutura abaixo.

Verbo auxiliar (have/has) conjugado no presente (Simple Present) + sujeito + verbo principal no particípio passado (Past Participle) + complemento

Exemplos:

  • Have you dated Ian? → Você namorou o Ian?
  • Has she lived in New York before? → Ela já morou em Nova York antes?
  • Have we known each other? → Nós nos conhecemos?

Não se esqueça que, em perguntas, o pronome “have” é usado para as pessoas “I”, “you”, “we” e “they”, enquanto “has” é usado para “he”, “she” e “it”.

Quando usar o Present Perfect?

O Present Perfect é usado para indicar um vínculo entre o presente e o passado; uma ação que aconteceu em algum momento lá atrás, mas que ainda não foi finalizada ou que segue impactando o presente.

Outra situação em que esse tempo verbal aparece é quando a pessoa que fala ou escreve não sabe exatamente quando a ação aconteceu (tempo indeterminado na frase) e, geralmente, está mais interessada no resultado do que na própria ação.

Se algo acabou de acontecer ou aconteceu antes do esperado, também vale usar o Present Perfect! E ele não tem nada – nadinha! – a ver com o Simple Past. Não custa repetir, né?

Qual a diferença entre Present Perfect e Simple Past?

Muita gente confunde o uso do Present Perfect e do Simple Past, mas a regra é clara, our friend: aconteceu no passado, acabou no passado e você sabe exatamente quando a ação teve fim – use o Simple Past. Começou no passado, mas ainda repercute no agora ou você não sabe exatamente quando acabou? Use o Present Perfect!

Dá uma olhada nestes exemplos para entender melhor!

  • They started at 9 AM. → Eles começaram às 9 da manhã. (Simple Past)
  • They have started earlier. → Eles começaram mais cedo. (Present Perfect)

Note que, na segunda frase, o foco está na ação, que não se sabe quando aconteceu. Já na primeira, está no horário em que eles começaram, ou seja, às 9 horas da manhã. 

Segue o fio das próximas linhas para ver outros exemplos de frases no Present Perfect e fixar bem o aprendizado por aí!

Como usar o Present Perfect?

O uso do Present Perfect varia de acordo com o contexto. Para cada ação, uma reação. Hehehe. Brincadeira! Mas é quase isso. Confira adiante exemplos de frases para fixar bem cada caso.

Ações que começaram no passado e ainda acontecem no presente

Vamos supor que você more com o seu namorado há algum tempo ou que sua amiga, Giulia, venha estudando a língua italiana há décadas. As duas situações começaram em algum momento do passado e seguem atuais. 

Nesses casos, estamos falando de Present Perfect no sentido estável, aquele utilizado para descrever estados ou situações que começaram no passado e continuam até o presente. 

  • I have lived with Jamie since 2015. → Tenho vivido com Jamie desde 2015.
  • Giulia has studied Italian for decades. → Giulia tem estudado italiano há décadas.

O foco está na duração ou persistência do estado, em vez de em uma ação específica. Repare nas expressões since (desde) e for (por/há) nas frases!

Ações que aconteceram no passado e têm efeitos no presente

Pode parecer que esse uso é exatamente igual ao exemplo anterior, mas existe uma diferença importante: aqui, aparecem ações que começaram no passado, não necessariamente continuam acontecendo agora, mas influenciam o presente. 

Imagine que você comprou um carro novo ou que perdeu as chaves de casa. São coisas que não estão acontecendo atualmente, mas que repercutem no momento.

  • We’ve/We have bought a brand new car! → Nós compramos um carro novinho em folha!
  • I can’t go out because I’ve/I have lost my keys. → Não posso sair porque perdi minhas chaves.

Ações que acabaram de acontecer, aconteceram antes do tempo previsto ou que não aconteceram “até agora”

Sabe aquele ônibus que passou agora mesmo? Aquele amigo que já chegou no local do encontro de vocês (antes do combinado)? Aquela criança que ainda não nasceu? Isso tudo é exemplo de Present Perfect! 

O uso da estrutura em cenários assim é bem fácil de identificar, porque o verbo vem acompanhado de advérbios de tempo como already, just e yet.

  • The bus has just left. → O ônibus acabou de partir.
  • He has already arrived. → Ele já chegou.
  • Phillipa’s daughter has not been born yet. → A filha da Phillipa ainda não nasceu.

Ações que já aconteceram, mas sem um tempo específico

Diferentemente dos exemplos anteriores, este caso se refere a algo que já acabou, mas não se sabe exatamente em que data. Nessas situações, é importante lembrar que o Present Perfect só pode ser usado quando o momento exato da ação não é mencionado na frase, como você vê abaixo.

  • Bárbara has worked here. → Bárbara trabalhou aqui.
  • He has traveled the world. → Ele viajou o mundo.

Situações que nunca foram vividas

Adicione a palavra never à estrutura do Present Perfect logo após o verbo auxiliar e você terá uma frase para falar de coisas que nunca aconteceram!

  • Isis has never eaten sushi. →  Isis nunca comeu sushi.
  • You have never traveled to Asia. → Você nunca viajou para a Ásia.

Esse formato também pode ser usado para enfatizar a falta de experiência ou de ação em relação a um determinado assunto até agora.

  • I have never driven a truck. Maybe it is better for you to drive. → Eu nunca dirigi um caminhão. Talvez seja melhor que você dirija.

Ufa! Como são muitas as formas de usar o Present Perfect, que tal uma tabela para uma consulta estilo “the flash” sempre que você precisar?

Tabela do Present Perfect

A tabela a seguir é digna de print e pensada para você salvar nos seus favoritos!

Imagem
Existem jeitos ainda mais fáceis e interessantes de fixar o que você aprendeu até aqui. Então, chega de ficar só lendo e anotando. Let’s rock it!

6 melhores músicas com Present Perfect

Aumenta o som e dá o play nesta playlist bem eclética, selecionada pela TopWay para você arrasar no uso do Present Perfect daqui para frente!

1.  Have You Ever Really Loved A Woman – Bryan Adams 

 

 

No verso final do refrão “So tell me, have you ever really really really loved a woman?”, você pode treinar o que aprendeu neste artigo e, de quebra, dar uma de Don Juan para conquistar o(a) crush. #ficaadica.

2.  We Are The Champions – Queen

 

 

Logo no começo deste hino de milhões, você reforça o aprendizado do Present Perfect com a ajuda do Fred Mercury – e suprimindo o “I have” nos versos “I’ve paid my dues”, “I’ve done my sentence”, “I’ve made a few” e “I’ve had my share of sand kicked in my face, but I’ve come through”.

3.  (I’ve had) The Time Of My Life – da trilha sonora do filme “Dirty Dancing”

 

 

Em Dirty Dancing, a Baby aprende a dançar com o Johnny e você aprende inglês! Difícil vai ser não sair dançando pela sala enquanto escuta o verso do refrão: “I’ve had the time of my life”.

4.  Hello – Adele

 

 

No verso do refrão, Adele canta  “I must’ve called a thousand times” e só reforça a estrutura que você aprendeu aqui com a roxinha, mas fique atento(a): o Ministério da Saúde adverte que ouvir essa música muitas vezes pode causar uma super bad.

5.  Where Have You Been – Rihanna

 

 

Rainha Riri segue onipresente – literalmente, by the way! – no verso “I’ve been everywhere, man”. O clipe é das antigas mas ainda é hit, né?

6.  Still Haven’t Found What I’m Looking For – U2

 

 

O verso número um deste clássico do U2 já tem Present Perfect de presente pra você. Gostou do trocadilho? “I have climbed highest mountains”. E continua! “I have run through the fields. Only to be with youuuu”. Vai! Sing along!

Gostou de aprender este tempo verbal cantando? Então, siga soltando a voz e colocando em prática o seu inglês. Se estiver bem confiante, grava um vídeo e marca a gente lá no  Insta da @topwayschool. See you later, alligator.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui