Aprender Inglês 8 de Setembro de 2023

Inglês para iniciantes: tudo o que é importante para começar

Todo mundo sabe que falar outro idioma é megaimportante, mas por onde começar a estudar? Confira agora as melhores dicas de inglês para iniciantes para destravar sua língua e conversar com pessoas do mundo todo partindo do básico!

Se você está mergulhando agora no universo da língua do Tio Sam e tem o chamado “inglês para iniciantes”, enfrente os desafios de cabeça erguida e saiba que tudo vai se desenrolar tranquilamente quando providenciar um plano de estudos bem elaborado, abrir mão do medo de errar e absorver as palavras mais importantes para dar seus primeiros passos (elas estão neste artigo, inclusive!).

Começar a estudar uma nova língua pode ser desafiador e, em alguns casos, até mesmo assustador, já que há muita coisa para aprender em tão pouco tempo, mas não se preocupe: a leitura de todas as informações até o final vai ajudar.

Segundo uma pesquisa feita pelo British Council em 2022, cerca de 5% dos brasileiros falam inglês e apenas 1% da população é fluente. E, de acordo com a consultoria de Recursos Humanos Page Personnel, saber o idioma continuará sendo requisito básico para as vagas de emprego – pelo menos até 2027.

E você está esperando o que para começar? Dá uma olhada nas dicas e lições deste artigo para aquecer a cabeça (e o coração) em apenas alguns minutinhos!

Como começar a aprender inglês sem atropelar as coisas?

Para começar a aprender inglês, será necessário ter vontade de estudar uma língua nova e reconhecer que o processo não é rápido, mas buscar maneiras de torná-lo mais divertido. Você também vai precisar ter paciência e seguir uma rotina de estudos, praticando todos os dias.

A frequência é algo extremamente importante! Quem costuma estudar toda segunda, quarta e sexta, por exemplo, e deixa de seguir essa rotina por um único dia, pode ter a certeza de que o cérebro já vai começar a perder o ritmo de aprendizado, então, uma vez traçado seu plano, não arrede o pé.

Além disso, saiba que não existe uma única “coisa” para estudar, mas várias, e tudo o que você escolher como maneira de colocar seu inglês em prática vai envolver as quatro habilidades essenciais para quem pretende se comunicar no idioma: speaking, writing, listening e reading.

Dá uma lidinha aqui embaixo para entender melhor cada uma!

Quais habilidades exercitar no inglês para iniciantes?

 

Sejam estudantes do nível básico, intermediário ou avançado, falantes da língua há longa data ou não, todo mundo precisa exercitar constantemente todas as quatro habilidades fundamentais para nunca perderem o jeito: a fala, a escrita, a escuta e a leitura.

É como andar de bicicleta – quem aprende uma vez, não esquece mais (só fica um pouquinho enferrujado se deixar de praticar)!

1.  Speaking

Falar. Esse é o objetivo principal de todo mundo, o motivo pelo qual as pessoas mais estudam e, ao mesmo tempo, o ponto em que a maioria sente mais dificuldade. A habilidade de falar em inglês diz respeito à capacidade de se comunicar com outras pessoas por meio de palavras em uma conversa e, acima de tudo, de se fazer entendido por todos à sua volta.

2.  Writing

Escrever. Esse é um tópico difícil no início, já que a fonética do inglês é diferente da usada no Brasil, mas, depois que você pega o jeito, é você quem voa, bruxão/bruxona! A habilidade de escrever em inglês nada mais é do que a capacidade de se comunicar por meio de palavras escritas de forma correta e coerente.

3.  Listening 

Ouvir. Outro tópico mega complicado no início, mas que, depois de um tempo, acaba virando costume. O que dificulta na hora de, mais do que ouvir, entender, é o fato de existirem diversos sotaques e dialetos que tornam a absorção do idioma mais difícil, mas não impossível – assim como no português.

4.  Reading

Ler. Você sabe qual é a importância da leitura para iniciantes? Só com essa atividade, dá para aprender palavras novas conhecendo exatamente a sua grafia, compreender melhor a gramática no geral e os mil e um significados de um mesmo termo, que mudam conforme os contextos, além de ter uma visão geral de como construir frases em inglês.

Até aqui, tudo beleza? Agora que já sabe o que você precisa desenvolver, siga para o próximo passo: escolher um objetivo de aprendizado, ou seja, saber exatamente porque está estudando inglês e aonde quer chegar com isso.

Como definir um objetivo de aprendizado realista para o seu nível atual de inglês?

Para definir um objetivo de aprendizado realista para estudar inglês, você precisa se fazer a seguinte pergunta: “Quais são os benefícios exclusivos que o inglês pode trazer para a minha vida?”. A resposta pode ser um emprego dos sonhos, a oportunidade de fazer um intercâmbio nos EUA ou de viajar sem medo de conversar com outras pessoas e de se perder etc.

Tudo vai depender do que você quer para o futuro. 😉

Definido o objetivo, terá chegado a hora de praticar, praticar e praticar mais um pouquinho, fechou?

Quais palavras e frases se deve aprender primeiro em inglês?

Vai do seu objetivo para estar estudando, mas alguns tópicos básicos que são bons de saber logo de início são os números, as maneiras de cumprimentar alguém, o simple present, os horários e dias da semana e o verb to be. Tudo isso compõe as bases do vocabulário em inglês para iniciantes.

Para dar uma forcinha, veja abaixo as principais frases e palavras que entram na lista de assuntos para estudar inglês de qualquer recém-chegado ao universo da língua do Tio Sam.

Apresentação mais utilizada
Inglês Português
Hi! My name is [YOUR NAME] Oi! Meu nome é [SEU NOME]
Perguntas frequentes
Inglês Português
What is your name? Qual é seu nome?
How are you? Como você está?
I’m fine/bad, thanks. And you? Estou bem/mal, obrigado(a). E você?
What time is it? Que horas são?
Verbo to be (ser/estar)
Inglês Português
I am Eu sou / Eu estou
You are Você é / Você está
He is Ele é / Ele está
She is Ela é / Ela está
It is Ele é / Ele está
Ela é / Ela está
(Usado somente
para objetos,
animais, situações
e coisas inanimadas
no geral)
We are Nós somos / Nós estamos
They are Eles(as) são / Eles(as) estão
Numerais de 1 a 10
Inglês Português
One Um
Two Dois
Three Três
Four Quatro
Five Cinco
Six Seis
Seven Sete
Eight Oito
Nine Nove
Ten Dez
Dias da semana
Inglês Português
Sunday Domingo
Monday Segunda-Feira
Tuesday Terça-feira
Wednesday Quarta-feira
Thursday Quinta-feira
Friday Sexta-feira
Saturday Sábado

Você não precisa se limitar a apenas isso, beleza? Também pode escolher tópicos específicos  para estudar e se aprofundar, como inglês para negócios ou para usar no aeroporto e em restaurantes, além de perguntas que vão ajudar a pedir informações importantes, como “Onde é o banheiro” –  “Where is the restroom?”. 🚽

E eu posso memorizar o vocabulário, roxinha? Pode sim! Só não dá para decorar tudo e esquecer a maioria da decoreba na hora seguinte! E é sempre possível voltar aqui quando precisar de uma colinha também.

Agora, se liga nesta dica para já começar os estudos com o pé direito, melhorando a sua pronúncia, e em instruções do que não fazer durante o processo para se tornar the best English speaker in the world – o(a) melhor falante de inglês de todo o mundo.

Como melhorar a pronúncia desde o início do aprendizado de inglês?

Ouça como os nativos falam o máximo de vezes possível, seguindo a galera da gringa no Instagram e no TikTok, assistindo TEDs e vídeos no YouTube, por exemplo, e tente imitá-los sem medo de errar ou de enrolar a língua.

Se aparecerem dúvidas, pode colocar a frase no Google Tradutor e clicar no ícone 🔊 para ouvir a sentença mais devagar e com clareza.

Assistir filmes no idioma original também ajuda bastante a se familiarizar com a sonoridade do idioma, viu? Você pode não entender nada no início, mas vale tentar reconhecer as palavras ou frases que estiver estudando!

Quais são os erros mais comuns que iniciantes no inglês devem evitar? Attention, please!

Estudar e não praticar, não ter frequência nos estudos, tentar aprender tudo sempre sozinho(a) ou apenas da forma tradicional, sempre traduzir as coisas e/ou usar o inglês só na hora da lição, deixando-o de lado no dia a dia são erros graves e atrapalham a evolução, sem dúvida.

Conheça melhor cada um deles para conseguir evitá-los e até combatê-los. 👇

1.  Estudar e não praticar

Muita gente acaba focando em estudar e esquecendo de praticar para fixar na mente o que foi aprendido. As duas ações devem andar de mãos dadas e não adianta fazer só uma e deixar a outra de lado!

Puxe um amigo para conversar em inglês, fale com você mesmo na frente do espelho, cante um “iarnuô” – “we are the world”, na vida real – com a ajuda de sites como o LyricsTraining acompanhando a letra para descobrir como pronunciar cada palavra direitinho, tente escrever um textinho no seu caderno sobre como foi o seu dia ou ouça uma palestra em inglês no TED Talks.

Vale de tudo na hora de praticar!

2.  Não ter frequência nos estudos

Já foi dito, mas vale a pena ser repetido: a frequência de estudos é mais importante do que a quantidade de coisa que você tenta aprender ao mesmo tempo, já que a continuidade ajuda o cérebro a criar um novo hábito e torna o processo de estudar muito mais simples com o passar do tempo.

Nem que sejam apenas duas horas por semana, distribuídas em dois diazinhos, separe um tempo para se dedicar 100% a melhorar suas habilidades no idioma, all right?

3.  Estudar sempre sozinho(a)

Estudar sozinho(a) é bom e tal, mas você não pode ficar trancado nesse quarto o dia inteiro não, hein! – Mesmo que esteja tentando aprender uma língua nova.

Vale sempre procurar outros estudantes para compartilhar dúvidas e conhecimentos não só sobre o inglês, mas sobre outros temas, e buscar cursos imersivos que tenham bons professores para conseguir suporte do mais alto nível no seu processo.

Além disso, conversar com as pessoas em inglês também é ótimo para praticar seu speaking e seu listening. E, especificamente quando a troca é entre colegas e os dois provavelmente estarão aprendendo, ninguém vai precisar ficar com vergonha de falar nada errado.

4.  Tentar aprender apenas de forma tradicional

Sentar na cadeira e começar a ler e escrever no caderno é bom? Sim! E é a única forma possível de praticar e aprender um idioma novo? Com certeza, não! Existem diversas maneiras de tornar esse estudo ainda mais dinâmico e divertido.

Dá para ouvir música, assistir vídeos de memes internacionais, ver filmes e séries com áudio e legenda originais, ler revistas em quadrinhos originais ou até mesmo jogar com os amigos. Que tal usar o TikTok para aprender inglês? Seja como for, sempre faça os estudos serem mais leves e prazerosos!

5.  Sempre traduzir as coisas

“Ué, mas para aprender inglês não é preciso saber a tradução das palavras?”. Sim, sim, você não está errado(a), mas, dica de especialista: não foca em traduzir termo por termo do contexto que você está ouvindo, lendo, falando ou escrevendo. Vai dar ruim!

Dentre outras razões, porque o dicionário do Tio Sam é cheio de substantivos e adjetivos que reúnem vários significados diferentes em um só e porque a forma de construir uma frase também pode impactar no que ela quer dizer.

Então, você precisa treinar a mente para pensar em inglês, mais do que tentar traduzir tudo, para não cometer nenhum erro e ser um processo mais fácil na hora de se comunicar com alguém no idioma. 

6.  Usar o inglês apenas quando está estudando

Se você acha que vai usar a língua inglesa só na hora que estiver estudando, saiba que não vai nada! Quanto mais imerso(a) você estiver no idioma, mais rápido será o seu processo de aprendizado, então, adicione ele aí a qualquer atividade do seu dia que achar que dê.

Mude o idioma do celular, comece a praticar o speaking com o cachorro e xingue azinimiga em inglês também! O ideal é, de verdade, criar um ambiente de imersão que faça com que você nem perceba que está falando em outra língua. 

Como criar um ambiente de imersão em inglês fora de casa também?

As dicas trazidas neste artigo representam as melhores maneiras de se criar um ambiente de imersão em inglês principalmente dentro de casa, mas, fora do seu ambiente de segurança, não existe outra alternativa tão boa quanto um curso do idioma com aulas feitas 100% nele

Você vai ter a garantia de ficar em contato direto e constante com a língua, os professores sempre vão ajudar caso tenha dúvidas e aqueles colegas de classe que acabam virando amigos para vida estarão ainda mais perto para as trocas tão valiosas.

Sendo assim, stop the portuguese e bora começar novas amizades bilíngues? Tudo preparado para o início da sua jornada rumo a aprender um novo idioma, né? Good luck and see you soon – boa sorte e nos vemos em breve! 🤜🤛

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui