Dicas 24 de Janeiro de 2024

11 dicas para fazer uma imersão no inglês em casa

A imersão no inglês é uma das melhores maneiras de absorver a língua rapidamente, porque envolve estar em contato com o idioma o máximo de tempo possível. Descubra aqui como criar essa experiência na sua própria casa!

Você pode criar sua própria imersão em inglês mudando o idioma dos seus eletrônicos, das séries que assiste no seu tempo livre e até das suas leituras. Aproveite para fazer um curso online e buscar o máximo de interação com pessoas fluentes nos sites confiáveis web afora!

O método imersivo é uma ferramenta fundamental para quem quer aprender um outro idioma de maneira rápida, sem quebrar a cabeça e se frustrar. Com ele, você cria a experiência de estar em um lugar onde só se fala o inglês, mas sem sair de casa. 

Assim, todas as suas ações do dia a dia vão fazer com que você treine um pouquinho a língua, fazendo com que o aprendizado aconteça de maneira natural, como quase tudo na vida.

Quer saber de que maneira começar a criar esse ambiente por aí? Então, continue lendo!

O que é o método de imersão em inglês?

Aprender inglês por imersão é um método que envolve estar completamente cercado da língua inglesa, entrando em contato com ela de maneira constante e prática em vários momentos cotidianos.

Essa exposição ajuda a absorver melhor o vocabulário, diminuir a vergonha na hora de falar, melhorar a habilidade de entender os diálogos e muito mais.

Para o método funcionar de verdade, quase 100% do conteúdo com o qual você entrar em contato precisa estar em inglês, desde as atividades de estudos até o lazer, como aquele filme do fim de semana.

Agora, bora sair do imaginário e passar para a prática, conhecendo várias maneiras diferentes de adotar a proposta e encaixá-la na sua rotina? Check them out!

11 dicas de especialistas para fazer imersão no inglês

As principais dicas para quem quer fazer imersão no inglês em casa são mudar o idioma dos dispositivos, seguir personalidades gringas nas redes sociais, assistir tudo na língua-alvo, mergulhar em um curso online imersivo, participar de grupos de conversa e até aprender com jogos.

Você ainda pode encher sua casa de anotações, criar um diário, praticar pensar em inglês, ler conteúdos in English… Só não precisa se preocupar em acertar sempre. 

Abaixo, você confere uma lista testada e aprovada pelos TopTeachers e mais de 60 mil alunos que já passaram pelas unidades da roxinha. Várias destas dicas de imersão em inglês funcionam também para iniciantes, é só ir adaptando conforme a sua realidade. Confira!

1. Mude o idioma dos seus dispositivos

Um detalhe simples que pode fazer bastante diferença na sua prática diária é mudar o idioma do seu celular e computador para o inglês.

Já pensou quantas palavras você lê na hora de usar esses aparelhos sem nem se dar conta? Assim que trocar as configurações, algumas coisas vão ficar confusas, mas dá para se acostumar rápido com a mudança graças à ajuda visual dos ícones que você já conhece. Tenta aí!

2. Siga personalidades gringas nas redes sociais

Siga pessoas famosas e influencers digitais que falam inglês e viaje sem sair do lugar ouvindo cada palavra e expressão vinda da boca de nativos. Tanto faz a rede social que você mais gosta, o importante é colocar conteúdos dessa língua na sua timeline.

Aos poucos, você vai começar a entender melhor o que as pessoas estão dizendo, e tudo vai fazer sentido. Quem sabe até não rola uma interação com algum ídolo? 

3. Assista tudo em inglês

Esta dica é muito eficiente. Você, com certeza, assiste filmes e séries uma vez ou outra, não é? Então, aproveite alguns conteúdos já assistidos para mudar o idioma e forçar seu cérebro a se adaptar à nova língua.

Comece com legendas em português e, à medida que seu nível evoluir, passe tudo – áudio e subtítulos – para o inglês.

Uma hora, você vai perceber que não precisa delas para entender, aí, pode desativar as letrinhas e seguir assistindo tudo que puder in English, mesmo! 

4. Faça um curso online imersivo

Outra ótima maneira de aprender sem sair de casa é investir em um curso de inglês que tenha a imersão como um dos seus pilares. Nele, o mergulho no idioma começa desde a interação com a equipe até suas aulas e atividades – que, é claro, são adaptadas para o seu nível.

Mas não se engane! Muitas escolas dizem que criam um “ambiente de imersão em inglês”, quando, na verdade, falam e explicam o conteúdo em português na maioria do tempo. Então, antes de decidir, pesquise bem e avalie as opiniões de ex-alunos da TopWay que já passaram pelo curso que você está de olho. 

5. Participe de grupos de conversa

Dá para aprender sozinho? Sim! Mas, em galera, tudo fica mais fácil. Esse é um dos motivos pelos quais você deve criar um grupo de conversa com seus amigos, colegas de trabalho ou familiares que conheçam o idioma.

Quanto mais diverso o grupo, ou seja, quanto mais variados os níveis de conhecimento, melhor! Assim, quem é mais avançado ajuda tirando dúvidas dos iniciantes e também aprende enquanto ensina. Só vantagem.

6. Aprenda com jogos

Se você é do time gamer, já deve ter aprendido várias palavrinhas em inglês. Se não é, saiba que os jogos online para aprender inglês são uma excelente oportunidade para desenvolver o idioma nas horas de lazer.

Além de interagir com várias opções e diálogos na língua-alvo dentro do jogo, você ainda consegue conversar com várias pessoas por meio do chat, fazendo dessa uma experiência bem completa e, acima de tudo, divertida!

Caso os eletrônicos não sejam sua praia, também existem vários jogos de tabuleiro que ajudam a exercitar o inglês que são ótimos para passar o tempo com seus amigos ou sua família.

7. Encha sua casa de anotações

Uma das melhores dicas para praticar imersão no inglês, principalmente válida para os iniciantes, é colocar etiquetas ou post-its nos objetos e móveis da sua casa, com os respectivos nomes de cada um deles em inglês.

Cadeira, mesa, geladeira, porta, janela… Enfim, em tudo que tiver um lugarzinho, coloque um adesivo. Dessa forma, você vai aos poucos associando as palavras aos objetos, aumentando seu vocabulário de inglês.

8. Crie um diário

Experimente começar um diário em inglês! Esse recurso é ótimo, já que aprimorar sua escrita leva tempo e prática, e escrever todo dia é um exercício excelente.

Com um diário, você resolve o problema de não ter assunto ou tema para redigir no idioma que está estudando descrevendo um pouco de como foi o seu dia. 

Sem dúvidas, sua escrita vai melhorar com o passar do tempo e, de quebra, seu caderno de confidências estará sempre por perto, o que permite voltar lá nas primeiras páginas e acompanhar seu progresso, comparando com as últimas folhas registradas.

9. Mude o idioma do seu pensamento

Pensar em inglês acontece bastante com quem já fala fluentemente e pratica diariamente. É uma coisa quase natural, mas isso não quer dizer que essa seja uma habilidade exclusiva, muito pelo contrário. Tente pensar nas suas próximas atividades do dia, mas usando palavras na língua-alvo.

Vai ao mercado? Pegue sua lista de compras e ande pelos corredores pensando nas traduções. Faça isso durante toda tarefa que executar. Vai ser um pouco difícil no começo, mas, com o tempo, você pega o jeito.

10. Leia em inglês sempre que puder

Se escrever é importante, ler não poderia ser diferente. A leitura faz parte de muitas das dicas que você viu até agora, mas o ideal é separar um momento só para ela.

Comece com livros fáceis para aprender inglês ou então sites de notícias em inglês, focando nas coisas que você mais gosta primeiro, para ser mais fácil.

Assim que sua leitura ficar melhor, você pode se aventurar pesquisando por autores que você não conhece, tirando dúvidas da sua escola, faculdade ou trabalho em artigos in English e por aí vai. 

Quando perceber, você vai estar pesquisando muito mais na língua do Tio Sam do que no seu próprio idioma nativo!

11. Não se preocupe em acertar sempre

Aprender é errar, não desistir e tentar novamente até acertar, por isso, não se preocupe em falar tudo certinho nem escrever com uma gramática perfeita. Isso é importante, claro, mas é normal cometer erros no começo! O importante é estar sempre aberto(a) para melhorar.

E aí, o que achou das dicas? Quem diria que aplicar esse método poderia ser tão fácil, né? Não perca mais tempo, comece aplicando cada uma delas na sua rotina ainda hoje e veja seu inglês melhorar todo dia!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui