Aprender Inglês 18 de Fevereiro de 2022

Como funciona um curso intensivo de inglês?

Precisa se tornar fluente em pouco tempo? Vem descobrir como cursos intensivos de inglês te ajudam a chegar lá!

Como funciona um curso intensivo de inglês?

Cursos intensivos de inglês são estruturados para te ajudar a se tornar fluente no inglês em menos tempo. Vem com a gente que vamos te mostrar como!

A fluência é o Everest dos alunos de inglês: o caminho é longo e tortuoso, dá trabalho e leva tempo. Quem quer aprender inglês muitas vezes se sente intimidado ou desmotivado por cursos longos e lentos, outras pessoas têm mais pressa e precisam ser capazes de se comunicar em inglês em menos tempo. 

A pergunta que fica é essa: será que é mesmo necessário passar anos em um curso de inglês para se tornar fluente? A resposta é não! Você não precisa passar 6 anos da sua vida em um curso de inglês para adquirir a fluência na língua inglesa. 

É para quem tem pressa, quem busca um aprendizado mais dinâmico e eficiente que existem os cursos intensivos de inglês, e hoje nós vamos falar um pouco sobre como um curso intensivo de inglês funciona.

O que é um curso de inglês intensivo?

Cursos intensivos de inglês organizam o conteúdo de uma forma que você terá mais estudo em menos tempo. Isso quer dizer que você terá mais aulas por semana, mais temas de casa e precisará se organizar para estudar mais do que em um curso extensivo.

Parece um trabalhão, mas vale a pena! Além de você ter mais exposição à língua e isso dar mais condições de atingir seus objetivos mais rápido, ainda compensa no bolso: a mensalidade de um curso intensivo de inglês pode até ser um pouco mais cara, mas você paga por bem menos tempo e os resultados aparecem muito mais rapidamente.

Cursos intensivos de inglês podem ser oferecidos como versões mais curtas de módulos já existentes na escola. Nesse caso, você estuda e pratica o conteúdo de um semestre inteiro em um mês. Essas são ótimas opções para fazer durante as férias ou quando você tem um tempinho extra para “dar um gás” nos seus estudos. 

Essa modalidade de curso também pode ser oferecida como curso completo, organizado especialmente para levar o aluno do zero à fluência em um período entre 18 e 24 meses. 

A vantagem desse formato é que geralmente o material, a dinâmica de sala de aula e as atividades extras são pensadas especificamente para você atingir os seus objetivos de forma mais rápida, ao invés de serem uma adaptação mais curta de um material já existente e pensado para um formato extensivo. Se você ficou interessado, vem dar uma olhada no curso de 18 meses da TopWay!

Onde fazer um curso intensivo de inglês?

O modelo intensivo também é o melhor tipo de curso para se fazer no exterior. Instituições nos mais diversos países falantes da língua inglesa oferecem diferentes possibilidades de curso que duram de uma semana até seis meses e você pode escolher quanto tempo de curso fazer de acordo com a quantidade de tempo que você quer e pode permanecer no país.

A maioria dos cursos de inglês intensivos no exterior oferecem aulas todos os dias pela manhã, e à tarde você pode trabalhar ou passear pelo país e colocar em prática tudo o que você aprendeu. 

Esses geralmente não são cursos completos, isto é, não são pensados para te levar do zero à fluência, mas são como um extra para a sua viagem e como uma forma de alavancar o seu aprendizado na língua.

Opções intensivas no exterior te ajudam a dar aquela “chacoalhada” nos estudos e ter um aprendizado ainda mais efetivo quando você volta para casa. Então o mais importante para se saber sobre cursos intensivos no exterior é o seguinte: eles não são o fim dos seus estudos, mas o começo!

O que saber antes de começar um curso intensivo

No Brasil, diferentes escolas de inglês vão oferecer diferentes abordagens de curso intensivo. O que precisa saber antes de decidir onde fazer um curso de inglês intensivo é o seguinte:

1. O método deve focar no uso real da língua

Comunicação é o objetivo maior do inglês e em um curso intensivo a necessidade de se comunicar é o que vai levar você a testar formas de se expressar e, nesse processo, assimilar expressões, pontos gramaticais e vocabulário. 

Fuja de um curso intensivo que tem muita teoria e pouca prática.

2. Foco em todas as habilidades

Nem só de speaking vive o nosso aprendizado. Um curso intensivo de inglês não é a mesma coisa que um curso de conversação em inglês e você precisa, sim, treinar todas as habilidades: speaking, claro, mas também listening, reading e writing! 

Um bom curso de inglês intensivo vai trabalhar todas as habilidades de forma integrada tanto em sala de aula quanto através dos temas de casa!

3. Contato, contato, contato!

Essa metodologia intensiva precisa proporcionar o contato com a língua inglesa: você precisa ter a oportunidade de consumir conteúdo em inglês. Veja se o material do curso proporciona esse tipo de contato constante com a língua.

Também confira se a escola oferece eventos e atividades extras que vão permitir que você use o seu inglês e teste o que você aprendeu. Inglês é uma tentativa e erro e quanto mais oportunidades de errar e aprender, melhor! Ainda mais se o contexto for de diversão e descontração.

4. Flexibilidade e tecnologia

Mais horas de aula e mais horas de estudo quer dizer que o inglês vai precisar se encaixar na sua rotina. Fica muito mais fácil se o curso tiver horários flexíveis, opções de estudo online e ferramentas que te permitam estudar em qualquer lugar sem precisar carregar um livro didático por aí.

Pergunte sobre esses pontos para as escolas que você está pensando em se matricular. E lembre-se: o melhor curso de inglês é aquele que você vai conseguir ir até o fim, então considere o ambiente da escola, as temáticas trabalhadas, as dinâmicas em sala de aula e veja se o curso, seja ele extensivo ou intensivo, tem a ver com você.

Na TopWay, nós valorizamos o contato e a prática do inglês muito além da sala de aula. Nossa metodologia é pensada para proporcionar o melhor de um curso de inglês no exterior sem precisar sair do país: a imersão. 

Além dos eventos de imersão, finais de semana de contato total com a língua inglesa, o mundo imersivo da TopWay garante contato constante com o inglês e muitas oportunidades de praticar de forma leve, descontraída e efetiva. Dá uma conferida e vem pro mundo roxo! 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui