Aprender Inglês 3 de Fevereiro de 2024

Como começar uma redação em inglês: especialistas explicam

Se quiser impactar e deixar uma boa impressão logo de cara, é super importante saber como começar uma redação em inglês! Este artigo está recheado de dicas infalíveis para que você deixe essa parte tão importante do seu texto mais marcante. Confira!

Uma das principais partes de um texto é a introdução. É nela que o leitor terá a primeira impressão sobre a pauta e, por isso, é preciso planejar bem a sua escrita se não quiser perder o público no início. Fazer perguntas, usar citações para provar seu ponto e apresentar um cenário são bons exemplos de como começar uma redação em inglês.

Independentemente da forma que você escolher dar o start, não deixe de se certificar de que o formato escolhido prende a atenção do leitor. Aliás, é nessa parte que você também vai precisar dar um contexto sobre o tema do texto no geral e  apresentar qual o ponto central dele.

Quer garantir uma nota 10? Veja, a seguir, algumas dicas preparadas pelos nossos TopTeachers sobre o que fazer e o que evitar.

4 dicas para começo de redação em inglês

Para fazer uma boa introdução de redação em inglês, traga informações novas e intrigue o leitor já nas primeiras frases. Pense em alguns textos ou livros que você leu no decorrer da sua vida: quando a história começa interessante, a leitura se torna mais legal e fluída, não é? 

O mesmo vale para sua redação.

Iniciar a primeira sentença com um fato divertido ou inesperado é uma boa dica também, desde que a construção faça sentido com o que virá a seguir. Bora conferir a lista completa de dicas?

Prenda a atenção do seu leitor já no começo

Defina como será o restante do seu texto já na primeira frase do seu parágrafo introdutório. Essa estratégia é o que você também pode chamar de “gancho”, e a dica aqui é começar com algo objetivo, que cause curiosidade, seja interessante e cative a atenção do leitor.

Mas atenção: não faça uma frase vazia demais na intenção de ser objetivo(a), e não se atenha a apenas escrever a definição de alguma palavra. O segredo é usar as palavras certas, com o tom adequado. 

Veja, nos exemplos abaixo, como a mesma ideia pode ser transmitida de formas diferentes!

The beauty industry is important to the global market.

A indústria da beleza é importante para o mercado global.

In the past decade, the beauty market generated billions in revenue, which impacted directly on the global economy.

Na última década, a indústria da beleza gerou bilhões em receita, o que impactou diretamente na economia global.

Consegue perceber como a segunda frase parece mais completa em relação à primeira? Isso porque ela traz informações que poderão ser usadas ao longo do texto, ao mesmo tempo em que é objetiva. Foque em pensar bem sobre sua primeira frase e comece ganhando pontos!

Traga um contexto ao parágrafo

Insira, no seu parágrafo introdutório, informações que vão contextualizar o que você vai defender ou dissertar no seu texto. Isso vai ajudar o leitor a entender melhor os argumentos.

Você pode incluir dados históricos ou um contexto social de alguma época ou um resumo de alguma teoria que pode ajudar na argumentação ou a definição de algum termo, sempre com cuidado e se certificando de que as informações sejam relevantes e coerentes com o tema.

Ainda utilizando o exemplo anterior, da indústria da beleza, veja informações legais que poderiam ser adicionadas ao seu texto!

Cosmetics are not a modern invention, as most people might think. They have been around for a long time and were used from religious ceremonies to cultural identification, as we can see in many histories, from Rome to the Ancient Egypt. For that, the idea of a multicultural market is more reliable nowadays, since every country has its own traditions and ways to consume.

Os cosméticos não são uma invenção moderna, como muitas pessoas podem pensar. Eles existem a muito tempo e foram usados desde em cerimônias religiosas até como uma forma de identificação cultural, como podemos ver em muitas histórias, de Roma ao Egito Antigo. Por isso, a ideia de um mercado multicultural hoje em dia é mais segura, uma vez que cada país possui suas tradições e hábitos de consumo.

Inclusive, o tamanho do seu parágrafo inicial vai depender do tipo de texto que você está escrevendo. No exemplo acima, algumas frases foram necessárias para introduzir o tópico e explicar o contexto social da redação, o que acabou alongando um pouco o trecho.

No caso de um texto com quantidade máxima de palavras, linhas ou páginas, analise bem esses limites e faça um esqueleto de toda a escrita da sua redação em inglês antes de iniciar os trabalhos.

Apresente seu argumento 

Então, terá chegado a hora de você apresentar seu argumento ou a ideia que vai defender no restante do texto. 

Nesse momento, você vai trazer um foco maior para a sua opinião sobre o assunto, e redigir a parte que é chamada de “thesis statement”, uma das mais importantes da sua introdução.

Olha só como você poderia escrevê-la usando o exemplo da indústria da beleza!

In order to democratize access to the beauty industry, some interventions are needed, whether to help smaller markets or to chart trends in this market, a global and accessible line of research is important to understand more about the subject.

Para democratizar o acesso à indústria da beleza, são necessárias algumas intervenções, seja para ajudar os mercados mais pequenos ou para traçar as tendências desse mercado, é importante uma linha de investigação global e acessível para compreender melhor o assunto.

Meça suas palavras com base no tamanho da frase trazida como contexto, afinal, você também não vai querer um parágrafo introdutório muito longo e que canse o leitor, né?

Rascunhe e revise antes de continuar seu texto

Apare algumas arestas e procure por repetições que possam ser cortadas ou trocadas por sinônimos. A partir daí, foque em reescrever algumas linhas se necessário, além de revisar as frases e a gramática.

No final da sua escrita, volte mais uma vez para a introdução e veja se ela ainda faz sentido com o que você colocou no corpo da redação. Muitas vezes, seu argumento ou ponto de vista pode sofrer alterações que impactam o que foi dito no início. É sobre isso e tá tudo bem!

Agora, se você quiser uma receita prontinha para encaixar seu texto, a roxinha providenciou também, é só seguir a leitura!

3 modelos de parágrafos introdutórios para você se inspirar

Existem alguns modelos de parágrafos introdutórios que podem ser usados no começo de seu texto em inglês porque funcionam como uma forma de bolo: você coloca todos os ingredientes dentro e pronto, está formada sua introdução!

Só tome cuidado para não cair na informalidade ou replicar sempre os mesmos modelos em várias redações. 

Vá além deles, crie sua própria receita, alterando seus ingredientes e adicionando complementos especiais a elas, assim, você preza sempre pela originalidade e pelo fator surpresa que vai diferenciar seu texto dos outros!

Dito isso, inspire-se abaixo.

1. Comece com uma pergunta

Quando você questiona o leitor no início da leitura, você o convida a interagir com as suas ideias e pensar sobre o que você está apresentando, inserindo o público no contexto e sendo mais persuasivo.

Confira o exemplo.

How frequently do you contribute to your home chores? According to a recent research developed by Gallup, women still carry the traditional responsibilities at home, such as cleaning the house and preparing meals in the USA. 

Com que frequência você contribui nas tarefas domésticas? Nos EUA, de acordo com uma pesquisa recente desenvolvida pela Gallup, mulheres ainda possuem responsabilidades tradicionais em casa como faxina e preparo de refeições.

2. Descreva um cenário

Em textos mais pessoais, descrever um cenário é uma ótima maneira de redigir um parágrafo introdutório criativo. Apelando para um lado mais emocional, esse tipo de introdução propõe que o leitor entre no cenário e na narrativa, gerando uma conexão.

Olha só como isso pode ser feito!

Imagine you are the mayor of a small city and some of your duties include trying to balance all the citizens' needs. This can be a really tough job, as people vary their thoughts and demands. Now, what if you were the president of a huge country, such as the USA? It gets way more complex, right?

Imagine que você é o prefeito de uma pequena cidade e algumas de suas funções incluem tentar equilibrar todas as necessidades dos cidadãos. Esta pode ser uma tarefa muito difícil, pois as pessoas variam seus pensamentos e demandas. Agora, e se você fosse o presidente de um país enorme, como os EUA? Fica ainda mais complexo, certo?

3. Inicie com uma citação

Outro modelo muito válido  para iniciar seu parágrafo introdutório tem como base a ideia de “pegar emprestada” alguma frase ou citação de um pensador ou outra figura pública conhecida.

Veja como utilizar essa estratégia!

"Good people don't need laws telling them to act responsibly, while bad people will find a way around the laws" – Plato. Even though it was written many years ago by the Greek philosopher, Plato's saying still resonates in modern society, as the rate of crimes involving fugitives is constantly increasing.

“As pessoas boas não precisam de leis que lhes digam para agir com responsabilidade, enquanto as pessoas más encontrarão uma maneira de contornar as leis” – Platão. Mesmo escrito há muitos anos pelo filósofo grego, o ditado de Platão ainda ecoa na sociedade moderna, pois o índice de crimes envolvendo fugitivos aumenta constantemente.

Essa é uma ótima forma de mostrar que você estava preparado(a) para dissertar sobre o tema proposto, mas não vale utilizar menções que fogem daquilo que virá em seguida: tenha certeza de que a frase é mesmo relevante para o restante do texto! 

Não adianta de nada colocar uma frase super legal de efeito sendo que ela não conversa com a redação completa.

Falando nisso, antes de ir, conheça e anote palavrinhas mágicas que vão fazer com que todos os trechos da sua escrita conversem entre si. Saiba mais sobre os conectivos no último tópico deste artigo.

Quais são os melhores conectivos para iniciar uma redação em inglês?

Os conectivos, também chamados de linking words, são palavras ou expressões usadas para ligar frases ou ideias, como “em primeiro lugar” e “para começar”. Eles serão grandes aliados na hora de começar um texto e unir suas ideias no parágrafo inicial.

Que tal salvar a tabela abaixo para consultar sempre que precisar?

Conectivo Tradução Exemplo
First of all Antes de tudo/qualquer coisai First of all, it’s known that celebrities lead a different life, as their privacy is constantly invaded.

Antes de qualquer coisa, é sabido que as celebridades vivem uma vida diferente, já que sua privacidade é constantemente invadida.
To begin with Para começar To begin with, the reason why artists tend to live a more recluse life is because they may have the need to separate work from personal life.

Para começar, a razão pela qual os artistas vivem uma vida mais reclusa é porque eles podem ter a necessidade de separar a vida profissional da pessoal.
In the first place Em primeiro lugar/para começo de conversa If it’s possible to define fame, we have to talk about work ethic and the Hollywood way of life in the first place.

Se é possível definir a fama, temos que falar sobre ética profissional e o modo “Hollywood” de viver para começo de conversa.
Regarding Em relação a/à/ao Regarding the privacy violation often seen from paparazzis, it’s the artist's right to demand bodyguards and extra protection while going home, for example.

Em relação à frequente violação de privacidade vista pelos paparazzis, é direito dos artistas exigirem guarda-costas e proteção extra enquanto voltam para casa, por exemplo.

Esses elementos vão ser uma mão na roda para dar mais fluidez e coesão à introdução do seu conteúdo! Se quiser conhecer outros conectivos para usar no restante do seu texto e aprofundar seus conhecimentos como redator(a), encerre este artigo e corra já para outra publicação do blog da TopWay sobre como fazer redação em inglês de A a Z!

Por fim, a principal dica, além de todas já citadas, é treinar para fazer uma ótima introdução em redação em inglês. Isso significa escrever vários rascunhos, usar outras redações como parâmetro e pedir ajuda a professores de inglês para corrigir seu texto.

A prática leva à perfeição e, com essas dicas e uma boa dose de prática, sua introdução ficará cada vez melhor. Bom treino e boa sorte!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui