Aprender Inglês 27 de Novembro de 2020

Aprender inglês: Como assistir filmes e séries sem legenda

Saiba como assistir séries e filmes sem legendas

Assistir filmes e seriados sem legendas é o objetivo de muitas pessoas quando começam a aprender inglês. Isso porque essa prática é como um marco na vida de estudantes da língua inglesa que, ao se sentirem prontos para assistir séries e filmes sem legenda (tanto em português, quanto em inglês), se sentem prontos, também, para encarar outras situações  envolvendo o idioma. 

Pensando nisso, hoje trouxemos algumas dicas pra você que também tem esse sonho. Confira: 
 

1) Comece sempre assistindo com legendas em português

Tanto em filmes, quanto em séries, você não só pode como deve começar assistindo-os com legendas. Esse primeiro passo é fundamental para você treinar seu ouvido, adquirir um novo vocabulário e ir se acostumando com diálogos no idioma.
 

2) Opte por filmes e seriados com diálogos simples 

Comece assistindo a filmes e seriados com diálogos simples e fáceis de entender. Animações, comédias românticas, séries adolescentes e sitcoms são gêneros que podem ser ótimos parceiros nesse processo de estudar inglês com filmes e séries.

3) Assista conteúdos que você já conhece

Uma ótima dica é assistir aqueles seriados e filmes que você já conhece e gosta. Ao selecionar estes “velhos conhecidos” para assistir em inglês com legenda para o português, você terá mais familiaridade com os diálogos e mais facilidade em exercitar o idioma e assim, logo poderá deixar de lado as legendas em português.

4) Quando se sentir pronto, assista com legendas em inglês

Assim que você se familiarizar com diálogos, aprender vocabulário recorrente e treinar bastante o ouvido a ponto de se sentir pronto para o próximo passo, comece a assistir aos conteúdos com áudio e legenda em inglês. Isso fará com que você exercite ao máximo tanto a sua escuta quanto a sua leitura, propiciando, assim, uma forma imersiva de internalizar a língua. Lembre-se de que você deve entender os diálogos a partir do contexto (não se preocupe em entender palavra por palavra).

5) Deixe de lado o dicionário

Ao exercitar o idioma através de filmes e séries com legenda e áudio em inglês, tente deixar de lado seu dicionário. Isso não significa que você não poderá consultar o dicionário para, por exemplo, matar a curiosidade sobre um vocábulo que aparece várias vezes durante a sua sessão de contato com a língua.

O que não deve acontecer é você achar necessário entender literalmente tudo que é dito. Você deve concentrar seu esforço em deduzir pelo contexto a ideia geral ou aproximada daquilo que está sendo expressado no filme ou série.  

Você pode, inclusive, trocar o dicionário por um bloquinho, para anotar aqueles termos ou expressões que não conseguir compreender para procurar o significado depois. Não faça listas enormes com toda e qualquer palavra que você desconhecer; seja seletivo e trabalhe com aquelas que forem relevantes naquele contexto (mesmo porque o nosso cérebro é capaz de armazenar um número baixo de significados por vez). 

Por exemplo, se você estiver assistindo a um episódio de uma série de rotinas médicas hospitalares, talvez você queira saber o que significa a doença em questão ou o nome do procedimento pelo qual o paciente X foi submetido. Nesse caso, vale a pena checar no dicionário, já que será esclarecedor para você entender melhor o enredo e adquirir um vocabulário mais específico. 

6) Não esqueça de incluir o inglês no seu dia a dia

Incluir o idioma no seu dia a dia e estudar inglês a partir de uma metodologia imersiva é fundamental para conseguir acompanhar qualquer conteúdo sem legendas. Essa prática garante que você se acostume de fato, não só com a escuta, mas também com a leitura na língua. 

Além disso, o processo de estar imerso na língua de várias formas, atento não somente às estruturas e vocabulário, mas também às diferenças culturais, sociais e comportamentais dos falantes do inglês, torna ainda mais fácil a ideia de abandonar a legenda ao assistir séries e filmes.

 

7) Comece a treinar sem legendas com episódios curtos

Em outro conteúdo aqui no blog, nós já mencionamos a importância de exercitar o idioma através de episódios curtos, com cerca de 30 minutos. Então, assim que se sentir confortável para abandonar as legendas, comece a treinar com episódios curtos de séries que você goste e tenha familiaridade com os diálogos.

Analise seu desempenho, veja o quanto você consegue entender e aproveitar do idioma e depois avance para episódios mais longos ou até mesmo para episódios que você nunca assistiu.
 

8) Não deixe a diversão de lado

Aprender inglês com séries e filmes não só pode como deve ser algo divertido e dinâmico. Então, aproveite esses momentos para fazer descobertas interessantes sobre fatos e aspectos linguísticos que lhe tragam satisfação e aquele sentimento de “tempo bem empregado”, sabe? 

 

Personalize jogos com o conteúdo da série, cronometre o tempo para vocês decifrar o significado de uma expressão, grave sua voz reproduzindo aquela parte da fala da personagem e exercite sua pronúncia.  


Se o aprendizado for encarado como uma ferramenta com mil utilidades, com certeza ele será muito prazeroso, e você com certeza conseguirá assistir aos filmes e séries sem legenda muito mais rápido.

Extra: Confira os conteúdos no blog da TopWay

Aqui no blog da TopWay nós temos diversos conteúdos sobre aprender inglês com séries e filmes (assim como através da música, de jogos, livros e podcasts) produzidos especialmente para facilitar o seu processo de aprendizado do idioma. Portanto, não esqueça de aproveitá-los para aprimorar seus conhecimentos na língua.

E aí, o que você achou das nossas dicas? Conta pra gente nos comentários! 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui