Aprender Inglês 13 de Setembro de 2023

Como aprender inglês ouvindo audiobooks?

Aprender inglês com audiobooks é uma alternativa poderosa para quem não tem muito tempo livre. Experimente! Com apenas alguns minutos, você vai descobrir um mundo de histórias, informação e conhecimento e ainda vai conquistar a tão sonhada fluência.

Aprender inglês com audiobooks faz com que você aumente seu vocabulário, desenvolva sua pronúncia e aprenda várias coisas novas. O segredo para conseguir tudo isso é saber seu nível de inglês antes de começar, ouvir conteúdos que você gosta e inserir o hábito na sua rotina.

Existem vários aplicativos especializados em audiobooks na internet e o maior deles é o Audible, da Amazon. Você pode testar o recurso de graça por 30 dias, porém, ele ainda não foi lançado no Brasil, então, caso queira assinar de uma vez, o pagamento será em dólares.

Outras opções são: Tocalivros, Ubooks e Storytel. Todos oferecem bibliotecas enormes e cheias de conteúdo, e suas assinaturas giram em torno dos R$ 25 por mês, cobrados após o período de teste gratuito.

Agora que você já sabe onde encontrar os melhores audiolivros, descubra as vantagens de aprender inglês com eles e o passo a passo para fazer isso da melhor maneira!

Quais as vantagens de aprender inglês com audiobooks?

Praticar inglês ouvindo audiobooks vai melhorar sua habilidade de listening (audição), aumentar seu vocabulário, desenvolver sua pronúncia e muito mais! E você pode fazer tudo no modo “multitasking”, ou seja, conciliando uma ou mais atividades com o seu momento de estudo.

A melhor maneira de exercitar um idioma é sempre entrando em contato com ele ao máximo, seja através da leitura de um livro, na hora de assistir um filme ou jogar um jogo. Por que não apostar nos audiobooks então?

Eles são uma alternativa ainda pouco conhecida e explorada para aprender, mas quem já usa, ama de paixão! 

Pode ser estranho pensar que você está “lendo um livro” quando, na verdade, alguém está narrando ele para você, mas o resultado é praticamente o mesmo no final, com várias vantagens práticas, que você confere agora.

Melhora da habilidade de listening

Quem quer ser fluente em inglês precisa aprender a ouvir e entender outras pessoas falando com diferentes sotaques e contextos. Isso faz do listening – a audição! – uma das principais habilidades de quem se comunica no idioma. 

Como conseguir? Praticando! Os audiobooks são ferramentas poderosas para ajudar nessa jornada. 

Além disso, como os livros – mesmo narrados e não literalmente lidos – têm os mais variados temas, a linguagem usada em cada um deles também muda, fazendo com que você entre em contato com palavras e expressões que não ouviria normalmente.

Aumento do vocabulário

Assim como no português, as expressões mais usadas e os termos comuns no inglês fazem parte de um vocabulário enorme e muito rico, que cresce conforme você absorve a história que escuta nos audiobooks – principalmente se estiver disposto(a) a variar os temas dos livros escutados.

Faça mudanças conforme sentir conforto no aprendizado, caso contrário, a possibilidade de ficar estagnado(a) é muito grande e você vai acabar deixando de aprender coisas novas.

Os audiobooks são, inclusive, uma ótima maneira de dar uma chance para aqueles livros que talvez não fossem sua primeira escolha, mas que escondem uma lista enorme de palavras diferentes para aprender.

Aprendizado em dobro

Quem procura aprendizado vai descobrir rapidamente que praticar com audiobooks é uma oportunidade única, já que, afinal de contas, acaba exercendo a arte de ouvir um livro.

O aprendizado em dobro acontece porque, além de melhorar sua audição e explorar novos sotaques, você também se aprofunda no conteúdo do livro, aumentando seus conhecimentos gerais.

E não importa o gênero: seu raciocínio lógico, sua criatividade e sua capacidade de interpretação vão se desenvolver mais e mais com cada nova página que você escutar.

Aperfeiçoamento da pronúncia

Aqui vai outra vantagem importantíssima de aprender inglês ouvindo audiobooks: a melhora da pronúncia.

Você pode estar pensando “mas como eu vou melhorar a maneira como eu falo uma palavra se estou só ouvindo a história?” e é aí que vem a dica! Assim que você ouvir uma frase, termo ou expressão que ainda não domina, pause o livro e repita a mesma parte algumas vezes, sempre ouvindo-a novamente também para ir acompanhando o áudio.

Faça isso até que sua fala esteja bem parecida com a do narrador and that’s it, voilà, é isso! Pronúncia melhorada com sucesso. A técnica de repetir o que se ouve é conhecida como shadowing, muito útil para quem está aprendendo.

Desenvolvimento da competência de “multitasking”

A competência de multitasking, ou seja, a habilidade de ser multitarefa, é aplicada para aqueles momentos em que você vai estar fazendo várias coisas ao mesmo tempo, como ouvir seu audiobook, anotar as palavras novas, caminhar na esteira ou lavar louça.

Algumas pessoas têm mais facilidade para realizar atividades simultâneas, mas a maioria não consegue fazer bem duas coisas que exigem muito raciocínio. Ainda assim, muitas atividades cotidianas são bastante mecânicas e repetitivas, o que exige um pouquinho de multitasking de todo mundo.

Por essas e outras razões, vale a pena aperfeiçoar a competência! A tática é buscar alternativas para estudar e aprender sem precisar dedicar tempo exclusivo só para isso.

Pronto! Chegou a hora de colocar a mão na massa – ou melhor, o dedo no play ▶️.

Como aprender inglês com audiobooks? 5 passos super simples!

Para o aprendizado com audiobooks acontecer de verdade, primeiro, você precisa identificar qual seu nível de inglês e, depois, é só procurar temas que você gosta, criar uma rotina, ter um caderno para notas e tentar ouvir e ler ao mesmo tempo. Mude a “pegada” do conteúdo conforme se sentir confortável.

Lembre-se de que cada pessoa absorve conhecimento de uma maneira diferente, o que faz dos audiobooks uma alternativa principalmente – mas não exclusivamente! – para quem gosta mais de ouvir do que de ler.

Alie a eles várias outras técnicas de aprendizado que você encontra no blog da TopWay e veja como tudo fica mais fácil e divertido. Aprender uma nova língua deve ser uma experiência prazerosa, acima de tudo!

1.  Identifique seu nível de inglês sem enganar a si mesmo(a)

O primeiro passo para saber exatamente como usar audiobooks para aprender inglês é saber onde você está na jornada em busca da fluência. Existem vários testes na internet para encontrar a resposta, mas o mais recomendado é o da Cambridge English.

Ele é bem simples: você escolhe qual tipo de inglês quer testar – geral, para pessoas em idade escolar, para negócios ou para crianças – e responde 25 perguntas de múltipla escolha. Então, basta conferir o resultado.

Os níveis de inglês de qualquer estudante podem ir do A1 (início de tudo) ao C2 (fluência), passando pelo A2, o B1 e o B2 e o C1 e o C2. Saber em qual das opções você se encaixa é fundamental para escolher quais textos e livros você vai ouvir, evitando começar já logo de cara com algum muito difícil ou até muito fácil.

2.  Procure por temas que você gosta, mas vá além também

Faça uma listinha de tudo que você vai querer ler!

O ideal para começar é escolher livros que já estejam na sua mira – talvez naquela outra lista, de leituras para fazer até o final do ano –, mas também dá para procurar algum assunto com o qual você tenha bastante familiaridade, como sua profissão, o lugar onde você mora ou costumes culturais que você conheça.

Mais fácil ainda é optar por um livro que você já leu (ou até ouviu) em português! Dessa forma, o contexto vai estar na sua memória, deixando o seu estudo mais simples e fluido.

Só não dá para esquecer da outra dica lá de cima: tente sempre variar os temas. Fuja da sua zona de conforto quando se sentir confiante, expanda seus horizontes e seu inglês, tudo na mesma leva!

3.  Crie uma rotina que inclua os fones de ouvido no ouvido e não na mochila

Quem não tem o hábito de ler, normalmente sente dificuldade para entrar no mundo dos audiolivros, por isso, a recomendação é você batalhar para criar uma rotina de estudos para aprender inglês que inclua um tempo de absorção desse conteúdo e que permita que você avalie seus prós e contras.

Primeiro de tudo, você deve saber que os livros narrados exigem um pouco menos da sua atenção e “cansam” menos também, já que você pode simplesmente colocá-los para tocar no seu fone, fechar os olhos e curtir a viagem.

Tá aí uma vantagem! ✔

Por outro lado, um livro físico é bem mais prático de “pegar e ler” e basta você tê-lo em uma mão e um marca-páginas na outra para sempre começar de onde parou. Audiobooks, como envolvem arquivos e aplicativos, podem acabar perdidos nas distrações do celular ou computador.

Ponto negativo para eles então. ✖

Pese todas as vantagens e desvantagens e anote: independentemente do modo que você escolher estudar, qualquer problema tem solução se existe vontade e disciplina. Tudo o que você precisa fazer é tornar a sua escolha um hábito diário.

Separe um horário só para sentar e escutar seu audiobook. Você pode começar com 10 minutos todos os dias e ir aumentando aos poucos. No começo, esse tempo vai parecer muito, mas, conforme a história ficar interessante, as horas vão passar e você nem vai perceber!

4.  Tenha um caderno para notas, mesmo que ele seja digital

O seu caderninho de anotações vai ser sempre seu melhor amigo quando você estiver estudando inglês. Ele e os livros por áudio formam uma dupla ainda mais poderosa! Quer ver?

Imagine que, durante o seu estudo, surja uma palavra nova e completamente fora do seu vocabulário… Mesmo sem nunca tê-la ouvido, você acha que entendeu o que ela quis dizer por causa do contexto.

O livro está em um momento de clímax, no auge do capítulo ou da história e você precisa parar tudo para pesquisar a tal da palavra. Justo nessa hora! Vai estragar sua experiência!

O que você faz? Anota o termo recém-descoberto no seu caderninho, mesmo que a escrita não fique 100% correta! 

Também dá para marcar exatamente o minuto e o segundo em que você ouviu e voltar ali no trechinho para treinar o listening mais algumas vezes até entender e repetir da melhor maneira.

5.  Tente ouvir e ler ao mesmo tempo

Por fim, sempre que possível, tente acompanhar o áudio com a leitura do texto. Optou por escolher um audiobook derivado de um livro mais famoso? Tente procurar alguma versão do conteúdo escrito que você possa baixar de graça no mundo da internet!

A grande vantagem de aprender inglês ouvindo e lendo – ao mesmo tempo – é a oportunidade única de absorver entonação, gramática, vocabulário e contexto, tudo junto.

Não entendeu o que foi dito? Confira no livro “oficial”. Repita essa parte do áudio algumas vezes até que o que você estiver escutando faça sentido com o que aparece escrito.

Só tome cuidado porque, mesmo quando têm o mesmo título, pode ser que as versões do audiobook e do físico sejam diferentes e uma palavrinha aqui ou ali talvez não seja a mesma.

E olha o bonde das indicações chegando aí! 📢

Quais são os melhores audiobooks para aprender inglês?

Se você quer começar com livros que vão prender sua atenção de verdade, as séries Harry Potter, As Crônicas de Nárnia e Jogos Vorazes são as melhores opções. Românticos e românticas podem chorar à vontade com o audiobook de A Culpa é das Estrelas também.

Quem é amante da fantasia e já tem conhecimento em inglês, mas quer se desafiar, pode apostar tranquilo(a) em O Hobbit e O Senhor dos Anéis. São imbatíveis!

Harry Potter

O bruxo mais famoso da fantasia dispensa apresentações, mas, se você ainda não conhece suas histórias, saiba que elas entram na lista dos melhores audiobooks inglês para iniciantes.

A série de livros acompanha a vida de Harry, um jovem órfão dotado de muita habilidade nas artes arcanas que, logo no começo da sua jornada, descobre que, além de ser um bruxo, tem sua vida e o assassinato dos seus pais ligados a uma trama em busca de poder.

O mais legal é que dá para você ler e ouvir os conteúdos e ainda assistir aos filmes para conseguir visualizá-los melhor, por mais que uma coisa ou outra que apareça nos livros não entre nos longas-metragens.

As Crônicas de Nárnia (The Chronicles of Narnia)

Esta série se passa em Londres e segue a história de quatro irmãos que vivem no período da segunda Guerra Mundial e que, ao se mudarem para uma casa no interior, acabam descobrindo uma passagem secreta para um mundo mágico de Nárnia.

Quando os irmãos criam coragem para passar para o outro lado e chegam lá, descobrem que o lugar, apesar de encantando, esconde vários perigos e desafios, feras terríveis e uma bruxa tirana como “governadora”. Também tem filme, viu?

Os Jogos Vorazes (The Hunger Games)

Os livros de Jogos Vorazes se passam em um futuro distópico, numa nação fictícia chamada “Panem”, um país dividido em vários distritos que são controlados por outro, chamado de “Capital”.

Para punir os distritos que se rebelaram no passado, os governadores da Capital criam uma competição chamada de “Jogos Vorazes” em que alguns jovens sorteados de cada distrito precisam lutar até a morte até que apenas um sobreviva, se consagrando vencedor(a).

Emoção do começo ao fim, por escrito, por áudio e nas telonas para você acompanhar de todas as formas.

A Culpa é das Estrelas (The Fault in Our Stars)

A Culpa é das Estrelas é um romance dramático que narra a história da jovem Hazel Grace, diagnosticada com câncer aos 16 anos. Ela entra para um grupo de apoio com outros jovens e, lá, encontra Augustus Waters, um rapaz rebelde e engraçado que também luta contra a doença.

O relacionamento dos dois e a montanha-russa de emoções que eles enfrentam é o que faz desse romance um dos mais bonitos e tristes dos últimos tempos. Vale a pena ler. (Ops, ouvir – o livro! – e assitir ao filme também).

O Hobbit (The Hobbit) / O Senhor dos Anéis (The Lord of the Rings)

Clássicos da literatura de fantasia, O Hobbit e a sua sequência, O Senhor dos Anéis, são livros capazes de cativar audiências de todas as idades.

O Hobbit conta uma aventura vivida por Bilbo Baggins, uma pequena criatura que vive uma vida pacata em uma vila no mundo fantástico da Terra-Média e que, ao aceitar o convite para uma aventura, vindo do famoso mago “Gandalf”, parte para uma jornada que nunca imaginou viver.

O Senhor dos Anéis, por sua vez, é a sequência direta desse primeiro livro, mas com outro clima. Nele, um grande poder maligno que todos pensavam estar derrotado retorna, criando uma guerra pelo futuro envolvendo quem vive na Terra-Média.

Por mais longos que sejam os filmes derivados dos livros, eles também podem ser legais de assistir, principalmente se você estiver no processo de leitura ou escuta.

Aliás... Notou alguma coisa em comum em todas as indicações, né? Sim! Todos esses audiobooks já foram transformados em longas e é quase certeza que você assistiu algum em algum momento da sua vida até agora.

Mesmo não sendo 100% fiéis, os filmes ajudam você a entender o contexto de cada livro, deixando bem mais prazerosa a sua experiência de ouvir todas as páginas. Quem amou faz coraçãozinho com a mão aí do outro lado da tela, vai!

Acha que ainda não chegou a hora de mergulhar num audiobook e nem quer aprender inglês com filmes e séries? Tudo bem.

Aonde encontrar textos em inglês para iniciantes com áudio?

Na internet, existem vários sites com texto básico de inglês com áudio grátis que não são necessariamente livros narrados, como o News In Levels e o Portal AIG. Quem já tem o inglês mais avançado pode tentar navegar por sites de notícias como o The Guardian.

Prefere radicalizar e transformar qualquer texto em um áudio, lido por nativos? Dá para fazer isso de graça com o Natural Readers!

News in Levels

O website News in Levels é especial por oferecer várias formas de aprender e separá-las em níveis de aprendizado. O principal ponto do site são notícias curtas com os mais variados temas, todas contendo uma versão em áudio.

Você pode escolher um nível de um, que é o mais fácil, até três, mais avançado, e ir lendo as informações. Tem até um aplicativo para celular para estudar no ônibus ou em uma pausa do trabalho.

Portal AIG

Este é um site brasileiro focado em quem quer aprender inglês de graça. Com mais de mil  páginas de conteúdo, nele, você vai encontrar textos avançados e básicos, diálogos, dicas de gramática, frases e palavras usadas frequentemente.

The Guardian

Um site de notícias em inglês super confiável e indicado para quem quer aprender inglês é o britânico The Guardian, que conta com uma sessão de notícias com áudio, ideal para quem quer aprender e ainda se manter informado(a) sobre o que acontece no mundo.

O conteúdo das matérias varia bastante, então, vai ser desafiador entender tudo. Mesmo assim, é em sites como esse que você vai encontrar uma variedade maior de palavras para aumentar seu vocabulário.

Natural Readers

Aqui vai uma última dica de ouro – de um site que não traz textos em áudio no inglês, mas que, na verdade, permite que qualquer conteúdo escrito seja transformado em falado e, por isso, ele entra na lista!

É só usar o site Natural Readers para ter seu texto narrado por nativos. Com ele, dá pra conseguir, de graça, até 20 minutos diários de conteúdo para praticar o listening e ainda escolhendo diferentes narradores até achar o predileto.

O serviço é ideal para quem não quer gastar nada e ainda funciona muito bem com outras ferramentas de aprendizado, como o ChatGPT, que pode ser usado para aprender inglês desde que moderadamente, é claro.

Tudo anotado? Quer ir além e colocar o inglês de vez na sua vida? Você pode começar um curso online e com certificado agora mesmo, fazendo aulas em horários flexíveis e nas quais a língua do Tio Sam é falada 100% do tempo. Dive in! Mergulhe! E repasse as dicas absorvidas aqui para os seus colegas, assim, você já chega arrasando.

Bye bye!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui