Intercâmbio 9 de Agosto de 2019

Saiba tudo sobre intercâmbio

O assunto Intercâmbio sempre deixa muitas dúvidas e inseguranças. Pensando nisso, preparamos um guia para você se sentir mais confiante

Foi-se o tempo em que fazer intercâmbio era algo restrito apenas a quem tinha um nível alto de poder aquisitivo. O mundo evoluiu e hoje o intercâmbio é muito mais acessível e bem menos burocrático do que costumava ser. 

Se aventurar em um intercâmbio é uma experiência incrível que nos enriquece em diversos aspectos, como aprender um idioma, trabalhar no exterior  e conhecer países incríveis no mundo todo. Além de ser cada vez mais um excelente modo de incrementar o currículo, já que muitos englobam estudos e trabalho.

Mas, esse assunto sempre deixa muitas dúvidas e inseguranças, principalmente porque se construíram mitos em relação ao intercâmbio. Pensando nisso hoje nós separamos uma espécie de guia de intercâmbio para você se sentir mais confiante e saber tudo sobre o tema. Confira: 

1. Por que fazer intercâmbio? 

Se aventurar em um intercâmbio é uma das coisas mais incríveis e traz experiências incríveis para qualquer pessoa. Além disso, as vantagens são várias, confira algumas: 

 - Conhecer a cultura e as vivências de um país; 
 - Adquirir conhecimentos sobre uma determinada língua; 
 - Se qualificar profissionalmente em sua área; 
 - Conquistar um diferencial no mercado de trabalho 

2. Quem pode fazer intercâmbio? 

Não existe uma idade certa para fazer intercâmbio. De pré-adolescentes, a idosos, tudo depende do seu nível de maturidade para sair de seu país de origem e se inserir em um outro país com uma cultura diferente, hábitos diferentes… 

Existem adolescentes que embarcam em intercâmbios logo no ensino médio, e existem adultos que investem em intercâmbios para especializações. Não existe uma idade mínima ou máxima para se aventurar, existem módulos de todos os tipos e para todas as idades. Basta ter coragem!

3. Quais os tipos de intercâmbio? 

Para escolher o melhor intercâmbio é necessário que você saiba que existem vários tipos de intercâmbio. Então, vamos dar uma olhada nos principais tipos: 

- Intercâmbio de idiomas: Um dos tipos de programa mais procurados pelos intercambistas. São cursos de idiomas, como no inglês, por exemplo, com duração mínima de duas semanas que estão disponíveis nos mais diversos países ao redor do mundo. Alunos a partir de 17 anos podem se inscrever e não existe uma idade limite para participar. 
- Intercâmbio de Ensino Médio: O intercâmbio de High School é mais voltado para jovens na faixa etária entre 14 e 18 anos que queiram cursar um semestre ou um ano de seu ensino médio no exterior. 
- Intercâmbio de idiomas + atividades extras: Programa perfeito para quem pretende aliar alguma atividade prazerosa com os estudos de um idioma. Você pode escolher entre aulas de artes, fotografia, teatro, yoga, culinária, dança, esportes, entre muitas outras. 
- Intercâmbio Au Pair: Bastante escolhido entre jovens de 18 a 26 anos, o Au Pair é um programa de trabalho remunerado como babá, regulamentado pelo governo e em geral oferecido para mulheres em casas de família (mas algumas agências já estão aceitando candidatos homens). 
- Intercâmbio com trabalho voluntário: Quando o intercambista opta por esse programa, precisa aliar o aprendizado em uma nova língua com a participação em algum projeto social. As atividades podem envolver ajudar crianças, idosos, comunidades carentes, animais, entre outras. 
- Intercâmbio durante a graduação: Esse tipo de programa envolve estudantes que tenham completado o ensino médio e queiram cursar o ensino superior no exterior. Para participar, é preciso ter um conhecimento mínimo do idioma e comprovar através de um exame como TOEFL, IELTS, entre outros (depende da universidade). 
- Intercâmbio para estágio ou trainee: Nessa modalidade, quando você estiver concluindo uma graduação ou for recém-formado, pode optar em se candidatar para um intercâmbio de estágio ou trainee para colocar em prática o que aprendeu na área acadêmica. 

4. Tipos de moradia para intercâmbio

Os tipos de moradia variam e correspondem ao tipo de intercâmbio que você está fazendo. Você pode encontrar a opção de morar com uma família em outro país, optar por alojamentos divididos por vários estudantes, ou morar em internatos, para aqueles que optam por high schools. Tudo irá depender do tipo de intercâmbio que você escolheu. 

5. Trabalhar durante o intercâmbio

Primeiro você precisa saber que em alguns países proíbem intercambistas (dependendo do tipo de intercâmbio, é claro) de trabalhar no país. Felizmente, outros países permitem que intercambistas trabalhem legalmente, como é o caso da Irlanda, Nova Zelândia, Austrália e Canadá. 

Na maioria das vezes, intercambistas são empregados como babás, garçons e vendedores em lojas e shoppings. Se informe sobre a  regulamentação do país e boa sorte! 

6. Como se preparar antes da viagem 

Você precisa ter tudo organizado antes da viagem de intercâmbio, por isso é importante que você planeje tudo com bastante antecedência. Dá uma olhadinha nas nossas dicas pros preparativos antes da viagem: 

- Se planeje muito e inicie os processos de emissão do seu passaporte o quanto antes. Apesar de hoje ser mais simples, emitir um passaporte envolve bastante burocracia. 

- Verifique se o país (ou países) que você vai visitar exige visto. Caso sim, providencie a documentação para conseguir o visto com bastante antecedência, assim como o passaporte. 

-  Consulte um médico, verifique se está tudo em dia em relação à sua saúde, tome as vacinas necessárias (alguns países exigem certas vacinas para a entrada de estrangeiros) e verifique seguros de saúde, você fazer isso com a ajuda de agências de intercâmbio. 

- Se informe sobre o país para onde você vai viajar. Leia tudo o que puder sobre os hábitos, costumes e leis do lugar. 

- Se informe sobre o clima e as temperaturas do local para viajar com uma mala preparada para qualquer imprevisto (até porque você não vai querer levar roupa de inverno e chegar lá no maior calorão, não é?) 

E aí, o que você achou? Sentiu falta de alguma informação? Deixe suas sugestões nos comentários! 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui