Aprender Inglês

12 de Maio de 2021

Saiba como escolher a melhor escola de inglês para você

Não sabe como escolher uma escola de inglês? Confira algumas dicas que vão te ajudar nesse processo

Aprender um idioma novo pode ser uma tarefa assustadora, né? Você pode se deparar com muitas dúvidas e acabar se sentindo desmotivado, ainda mais se estiver estudando sozinho.

Ter um colega ou um professor para ajudar nos estudos é sempre uma boa ideia, seja pela interação na língua, pelas ideias que você pode trocar ou simplesmente pelo apoio e motivação.

Por isso, muitas pessoas têm optado por procurar uma escola de inglês. No entanto, cada um aprende de uma forma diferente e é sempre bom estudar em uma escola com metodologia de ensino que se adeque ao seu estilo de aprendizagem.

De modo geral, a escola precisa se adequar aos seus objetivos. Mas como escolher uma escola de língua inglesa que seja adequada para você e as suas necessidades?

Escolher a melhor escola de inglês é uma tarefa difícil. Por isso, hoje trouxemos alguns critérios que vão te ajudar na busca por uma escola que combine com você.
 

Quais são os cursos ofertados?


Para começar a resolver o seu dilema de "como escolher a melhor escola", você precisa ter claro o porquê de você estar aprendendo inglês - e começar daí.

Os cursos de inglês vêm em todos os formatos e tamanhos, desde cursos de preparação para o IELTS, SAT e TOEFL, até cursos gerais e de conversação. Escolha seu estilo e depois encontre uma escola que possa lhe oferecer o tipo de aprendizado de idiomas que você deseja.

Se o seu foco é apenas conversação e a escola não oferece um curso desse tipo, não tem porque manter ela na sua lista, né?
 

Como são os cursos?


Depois que ficar claro quais são os cursos ofertados e quais se adequam mais às suas necessidades, você precisa entender como são as aulas. Busque respostas para algumas perguntas, como:

  • As aulas são dinâmicas e interativas? Qual a metodologia adotada pela escola?
  • Os professores são qualificados?
  • As aulas são online ou presenciais? Quais tecnologias a escola utiliza?
  • As aulas são particulares ou em grupo?
  • As turmas são reduzidas?
  • Há flexibilidade de horário?
  • Qual a duração do curso?

 


Por que se preocupar com algumas dessas perguntas?


Quando você escolhe uma escola de inglês, a qualidade dos cursos oferecidos é uma parte crucial. Isso porque o tempo é algo muito precioso e, convenhamos, ninguém gosta de aprender algo em 2 semanas se isso poderia ser feito em 1. Além disso, não adianta nada o horário das aulas não se encaixarem na sua rotina, né?

Quanto melhor a metodologia, a qualidade do ensino e do material didático, mais rápido você vai progredir e ser capaz de se comunicar. É importante que a escola priorize a comunicação e não a tradução ou metodologias "gramatiqueiras".

Esses métodos são contraprodutivos e mais atrapalham do que ajudam. Em outro conteúdo do blog, nós explicamos por que você não deve traduzir. Além disso, saber gramática pode ser importante (sempre de acordo com os seus objetivos), mas não deve ser o foco do seu aprendizado.

Uma metodologia que busque manter o contato constante com a língua inglesa, que crie um espaço completamente imerso no idioma, vai otimizar o seu tempo de aprendizado. Isso porque você estará constantemente praticando a capacidade comunicativa. Além disso, vai contribuir para reduzir a timidez e o medo de falar inglês (principalmente, em público).

Entenda como funciona a Imersão em Inglês!

Outro ponto importante é o uso da tecnologia. Mesmo que seja em uma aula presencial, o uso de tecnologias para o ensino-aprendizagem de língua estrangeira é extremamente benéfico - além de indicar que a metodologia é moderna.

A aprendizagem de idiomas é um campo em constante mudança e uma boa escola de idiomas é capaz de acompanhar todas as últimas tendências. A escola tem que ter a capacidade de empregar adequadamente as novas tendências.

Os benefícios de se utilizar a tecnologia em sala de aula vão desde um ensino personalizado até tornar os assuntos mais atrativos e interessantes. Além disso, a aula fica bem mais dinâmica, né?

Como usar a tecnologia a favor do seu aprendizado de inglês

Ainda, o tamanho das turmas é muito importante. A dica de ouro aqui é: se você está com dificuldade para escolher a sua escola de inglês, escolha aquela que contar com turmas reduzidas.

Parece simples demais, mas pare para pensar: você não pode esperar excelentes resultados se estiver em uma aula com trinta alunos, né? Mais alunos em uma turma significa menos atenção dada a cada um individualmente.

Cada aluno tem sua forma de aprender, que provavelmente não será igual ao do colega. Assim, cada professor precisa considerar isso para empregar uma boa prática de ensino. Infelizmente, é impossível fazer isso em turmas grandes.


E aí? Pronto para escolher a escola perfeita para você? Não deixe também de conferir o nosso conteúdo sobre como escolher o curso de inglês ideal. Caso você tenha dúvidas sobre os principais métodos para aprender inglês, confira também este outro conteúdo.

E boa sorte na sua busca pela melhor escola de inglês!

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui