Dicas 21 de Outubro de 2020

Saiba como definir objetivos para os seus estudos

Entenda como definir objetivos que podem auxiliar nos seus estudos

Para quem tem dificuldade em se manter focado ou não tem disciplina para aprender um novo idioma como o inglês, estabelecer metas e objetivos pode ser uma excelente ideia. 

Elas auxiliam no processo de visualizar propósitos e onde se quer chegar através do aprendizado do idioma, o que ajuda na motivação de muitos alunos. 

Pensando nisso, hoje nós trouxemos algumas dicas sobre como estabelecer metas antes de começar os estudos na língua inglesa. 

Mas, antes, vamos falar um pouco sobre a importância de definir objetivos quando se quer aprender algo novo (podendo ser um novo idioma ou qualquer outra habilidade).  

Quando estudamos com metas, é mais fácil e mais claro entender onde queremos ir, quais são os meios e passos necessários para chegar lá e o que fazer quando alcançar o objetivo. 

Entendendo o nosso processo, podemos, por exemplo, planejar o melhor horário para fazer aulas e atividades referentes ao curso. Escolher o momento em que nosso cérebro está mais ativo e focado vai fazer com que o processo de aprendizagem aconteça de forma mais natural e eficaz. Isso aumenta as chances de concretizar os seus sonhos e aquilo que você deseja.  

Agora, vamos ver como estabelecer metas e objetivos para aprender inglês

Defina onde você quer chegar 

Você precisa ter em mente onde quer chegar através do idioma. Você quer se tornar fluente e viajar o mundo com segurança? Quer aprender o básico necessário para passar em uma prova de proficiência? Quer dominar o idioma por completo? 

Saber onde quer chegar é fundamental e será seu norte no processo de aprendizado do idioma. Isso vai lhe ajudar a não desistir no meio do caminho e enxergar com mais clareza os seus avanços em relação ao idioma no decorrer do tempo. 

Saiba porquê você está aprendendo o idioma

Também é necessário que você saiba o porquê está aprendendo o idioma. Você está aprendendo por que quer assistir séries e filmes em inglês sem legenda? Quer ouvir música e entendê-las? Quer se destacar no mercado de trabalho? Conseguir uma bolsa de estudos no exterior? 

A resposta do "porquê" também irá definir o quanto você está correndo atrás do aprendizado, e você saberá o quanto terá que  focar e se esforçar para aprender o idioma. 

Determine um tempo para aprender a língua

Tenha em mente o tempo que você irá investir para aprender inglês. Pense se você quer se tornar fluente em um, dois ou três anos. 

Se você quer investir mais ou menos tempo, se precisa de um aprendizado mais rápido e prático, enfim, alinhe suas expectativas até alcançar seus objetivos. 

O tempo também é determinante no que diz respeito a estabelecer metas para aprender algo novo, principalmente quando se trata de um idioma como o inglês. 

Além disso, determinar um período para aprender fará com que você analise o seu aprendizado ao passar do tempo. 

Por exemplo: se você quer aprender em dois anos, mas já passou um ano e você ainda não domina parte da língua, talvez seja hora de mudar sua estratégia e método de ensino para alcançar seu objetivo. 


Defina metas diárias 

Defina metas diárias de aprendizado e exercício do idioma. Pense: quanto tempo por dia você pode e quer se dedicar a aprender a língua? Em quais momentos do dia estou mais focado e meu cérebro está mais ativo?

Lembrando que não precisa ser nada muito elaborado, você pode ter doses diárias de aprendizado de 15 a 30 minutos. Inclusive, você pode usar esse tempo para assistir um episódio da sua série favorita em inglês ou fazer uma sessão de karaokê, estudando com suas músicas favoritas no idioma. 

Mas não esqueça, escolha um período do dia em que você tenha bastante energia e um ambiente propício para seu estudo. Aprender uma segunda língua quando estamos cansados após um longo dia de trabalho não gera tanto resultado quanto poderia. Bem como, pessoas que não gostam de acordar cedo não devem marcar suas aulas ou atividades referentes ao curso para as primeiras horas da manhã. 


Além disso, interrupções e barulhos externos vão atrapalhar bastante seu processo de aprendizagem. Portanto, como já mencionamos anteriormente, pense bem no seu processo e planeje o melhor horário e local para seus estudos.   

Extra: Nada de pensar que aprender inglês é muito difícil

Nossa última dica não é bem sobre estabelecer metas, mas sobre não ficar pensando na dificuldade sobre aprender o idioma. Quanto mais você pensar que é difícil ou que você não irá conseguir, mais desmotivado você irá se sentir, o que irá influenciar negativamente no seu aprendizado. Ou seja, você não conseguirá alcançar seus objetivos e metas do jeito que almeja. 

Respeite seu tempo, não se cobre tanto e lembre-se que pode aprender o idioma de maneira dinâmica e divertida, com atividades que façam parte do seu dia a dia e com ferramentas como músicas, séries e filmes. 

Viu? Não é tão difícil estabelecer metas para aprender o idioma. Assim que estabelecer as suas, conte aqui nos comentários como foi esse processo! Até a próxima :) 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui