Músicas 12 de Julho de 2021

Rock in Rio: os 10 shows mais marcantes do festival

Preparamos uma lista com as melhores performances no festival Rock in Rio, indo de Queen a Queen

O Rock in Rio foi um evento idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina lá em 1985 e desde sua primeira edição foi reconhecido como um dos maiores festivais do mundo. Sua primeira edição foi no Rio de Janeiro e por isso o nome "Rock In Rio". O festival teve outras edições ao redor do mundo, como nos Estados Unidos, Espanha e em Portugal.

Inclusive, se você quiser rever alguns dos shows que citaremos aqui, sinta-se convidado a exercitar seu inglês com as músicas e performances das bandas e cantores.

Lembrando que as músicas são ótimas ferramentas para aprender inglês e devem ser incorporadas a seus estudos do idioma. Isso porque a música é um incentivo à linguagem, auxilia na aquisição de vocabulário e nos ajuda a memorizar. Quando praticamos com música, ativamos áreas específicas do cérebro ligadas às emoções e à memória, o que torna mais fácil a fixação daquilo que está sendo ouvido.

Ou seja, aprender inglês com música é muito bom e você não pode deixar de ouvir suas músicas e bandas favoritas para exercitar o idioma. Mas, agora vamos relembrar alguns dos shows mais marcantes do Rock In Rio? Então bora!
 

1) Queen (1985) 


Não poderíamos começar essa lista sem falar da apresentação icônica e talvez a maior de todas da história do festival. A banda Queen veio se apresentar na primeira edição do Rock in Rio e foi simplesmente fantástico. Até hoje a versão de "Love Of My Life" cantada por todo o público é uma dos momentos mais marcantes e incríveis da história da música.

Inclusive, há boatos de que a primeira edição do Rock in Rio só aconteceu porque a banda Queen aceitou vir se apresentar no festival, fazendo com que outras bandas aceitassem também.
 

2) James Taylor (1985)


Também na primeira edição do Rock in Rio James Taylor veio para fazer uma apresentação super memorável  em sua carreira. Apesar da resistência do público com o estilo musical do country-rock do cantor.

No fim do show Taylor saiu aplaudidíssimo, sendo reconhecido pelos brasileiros e brasileiras presentes. Além disso, James Taylor curtiu tanto e foi tão grato ao seu show no Rock in Rio, que até escreveu a música "Only a Dream in Rio" como homenagem ao festival e a cidade.
 

3) Guns N’ Roses (1991) 


Em 1991, Guns N’ Roses era uma das maiores bandas de rock do mundo inteiro. Eles vieram ao Brasil pela primeira vez e trouxeram um show incrível. A performance foi marcada pela estreia do tecladista Dizzy Reed e do baterista Matt Sorum.

Além disso, a banda apresentou músicas inéditas como "Civil War" e "You Could Be Mine", canções que foram posteriormente lançadas nos álbuns Use Your Illusion I e Use Your Illusion II.
 

4) Faith No More (1991) 


Mas outro show também enlouqueceu o público em 1991: Faith No More. A apresentação épica da banda e a entrega incrível do vocalista Mike Patton fez com que o público se apaixonasse ainda mais pela banda e a banda pelo público e consequentemente pelo Brasil. Talvez a palavra-chave dessa apresentação seja "épico", levando em consideração que o público foi a loucura ao som de "Epic" presente no álbum The Real Thing.
 

5) Iron Maiden (2001) 


Claro que a apresentação de uma das bandas de rock mais amadas de todos os tempos não poderia faltar nessa lista, né? O Iron Maiden veio ao Rock in Rio em 2001, 16 anos depois de sua primeira apresentação em 1985. A banda conseguiu se superar  no encerramento da turnê Brave New World, que ganhou o nome do mesmo álbum lançado em 2000.
 

6) Red Hot Chili Peppers (2001) 


Após algumas fases conturbadas, a banda californiana Red Hot Chili Peppers veio se apresentar no Rock in Rio de 2001, onde tentaram e conseguiram conquistar o público e reerguer a banda com a volta do guitarrista John Frusciante. A banda embalou o público com as canções do álbum Californacation lançado em 1999.

Em 2011, dez anos depois, a banda retornou ao festival e esbanjou simpatia tocando muitos sucessos da banda e encerrando a noite com o clássico "Give It Away".
 

7) Foo Fighters 


Foo Fighters veio pela primeira vez ao Brasil para uma apresentação no Rock in Rio em 2001 e fez um dos shows mais incríveis da edição. Com sucessos como Breakout, My Hero, This Is A Call e Big Me, a banda levou o público ao delírio. O vocalista Dave Grhol estava de aniversário naquela noite e foi recebido com um bolo no palco e um coro de "Parabéns para você" do público carioca. Dave Grhol retribuiu o carinho presenteando o público com um solo de bateria que entrou para a história do festival.
 

8) R.E.M. (2001)


Também em 2001, após a apresentação da banda Foo Fighters, a banda R.E.M. subiu ao palco para encerrar a noite de uma forma espetacular. O show foi incrível e levou o público à loucura.

Com músicas inéditas e clássicos como Losing My Religion, The One I Love, Everybody Hurts e It's The End Of The World As We Know It. Além disso, o vocalista Michael Stipe esbanjou simpatia e encantou o público falando em português, agradecendo a recepção dos fãs e tomando caipirinha no palco.
 

9) Bruce Springsteen (2013) 


Em 2013 Bruce Springsteen veio ao Rock in Rio para entrar para a história. Interagindo com o público e com um sorriso estampado no rosto, Springsteen esbanjou carisma, simpatia, fôlego e talento em um show de quase 3 horas. Como se não bastassem todos os sucessos de sua carreira, o Boss fez um cover de Sociedade Alternativa, um hino eternizado pelo cantor brasileiro Raul Seixas.
 

10) Queen (2015) 


Começamos a lista com Queen e vamos encerrar com Queen também. Em 1985 Freddie Mercury fez um dos maiores shows de sua carreira e entrou para a história do festival e em 2015, 30 anos depois, a banda retornou Adam Lambert no vocal e fez diversas homenagens a Mercury. Lambert conquistou o público com sua personalidade única e fez uma linda homenagem ao substituir a voz de um dos maiores cantores da história da música. Parabéns, Queen!


Mas e aí, qual o seu show favorito da história do Rock in Rio? Conta pra gente nos comentários! E não esqueça de montar playlists com músicas das bandas que citamos aqui para aprender inglês, ok? Você vai adorar estudar enquanto brinca de karaokê, te garanto!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui