Músicas 15 de Junho de 2018

Razão de você não falar inglês #2

Neste artigo, vamos falar de um outro problema muito comum por aí, além do medo de falar inglês.

Muitas vezes, você entende inglês e escreve muito bem, no entanto aparece uma oportunidade de falar com alguém e vem um branco no seu cérebro. Essa é uma situação muito comum entre pessoas que já estudam inglês há algum tempo.

 

Praticamente todos os alunos, em algum momento, têm essa mesma dificuldade:

 

#2 - VERGONHA DE FALAR!

 

Você já parou para observar um gringo que está aprendendo português? Eles demoram uma eternidade para formular uma frase simples, e falando certo ou errado eles não desistem e seguem em frente. Por quê? Porque eles não têm vergonha de errar!

Eles podem demorar, errar, e até se irritar com a língua, mas eles não têm a menor vergonha de errar. E, quando eles erram, ficam esperando que alguém os corrija e agradecem muito por isso. Nesse momento, eles nos ensinam uma lição para a vida: só não erra quem não faz!

 

Então, para falar certo eu preciso primeiro falar errado? Exato!

 

Primeiramente, é preciso entender o que é que te causa vergonha na hora de falar inglês. Os motivos podem ser variados: como não gostar de falar em público mesmo (o tímido raiz, não importa se a conversa é em português), o medo de ser alvo de deboche por parte dos outros alunos (o famigerado bullying), o medo de errar coisas consideradas “fáceis”, e o medo de falar bobagem por não dominar o assunto debatido pelo grupo.

Repare em quantas vezes foi repetida a palavra “medo” e o quão profundamente ela está relacionada com a vergonha de falar inglês. Isso acontece porque, invariavelmente, nos preocupamos demais com o que os outros vão pensar sobre nós. O que a gente nem imagina é que, pasmem, ninguém se importa! Nessas situações de aprendizagem, geralmente, os outros estão na mesma situação que nós: com medo de errar por medo de passar vergonha.

Que tal se antes de tentar perder a vergonha de falar inglês na frente dos outros, você comece a perder a vergonha de si mesmo? Um excelente exercício muito recomendado por especialistas em línguas é falar sozinho. Pode até parecer engraçado à primeira vista, mas com o tempo você começa a perceber suas próprias dificuldades de pronúncia, e passa a se autocorrigir, simples assim!

Se você quiser receber mais dicas de como perder a vergonha e dominar o inglês é só ficar ligadinho nas nossas redes sociais:

Face 

Insta

Twitter 

Linkedin 

Ah, e o Teacher Cecel está sempre disponível para você a qualquer hora no nosso canal no YouTube!

 

 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui