Aprender Inglês 9 de Dezembro de 2020

Importância de entender o inglês como ferramenta de transformação

Inglês como ferramenta de transformação e não “conhecimento extracurricular”

No século 21, a globalização ganhou uma nova “face” e transformou o perfil desejado de profissionais para o mercado de trabalho. Novos pré-requisitos foram acrescentados ao processo de garimpagem do candidato adequado a uma determinada vaga ou posição. Um desses pré-requisitos  é o conhecimento da língua inglesa, visto que o profissional  precisa atender à expectativa do mercado em um sistema que hoje é global.

Isso se dá, principalmente, pela força econômica norte-americana e porque o inglês foi “escolhido” para ser a língua de comunicação entre nações, indivíduos, corporações e empresas espalhadas por todo mundo.

Nesse contexto, o inglês acaba sendo, até mesmo para nós brasileiros que estamos longe de nativos e países que tenham o idioma como primeira língua, uma ferramenta de transformação pessoal e profissional, e não apenas um “conhecimento extracurricular”.
 

Por isso, hoje nós estamos aqui para falar mais sobre o poder do inglês para quem quer mudar aspectos importantes de sua vida, sejam eles pessoais, profissionais ou até mesmo de ordem cultural. Veja: 

Transformação profissional

O inglês pode e deve ser encarado como uma ferramenta de transformação profissional. De acordo com diferentes pesquisas, ele é fundamental não apenas para encontrar novas possibilidades no mercado de trabalho, mas também para alavancar carreiras.

Segundo a Catho (site brasileiro de classificados de emprego), por exemplo, saber inglês garante a chance de aumentar em até 52% o seu salário.

Outras pesquisas indicam que o número de brasileiros fluentes no inglês ainda é muito baixo. Mais especificamente, uma pesquisa do British Council calculou que apenas 5,1% da população brasileira afirma ter algum nível de conhecimento da língua inglesa.  

 

Levando em consideração os resultados das pesquisas mencionadas acima, podemos dizer que, além de existir uma enorme lacuna a ser preenchida por profissionais que dominem o inglês no mercado de trabalho brasileiro, o profissional já fluente no  idioma acaba garantindo um diferencial e saindo na frente na corrida por uma vaga de emprego.

Mudança pessoal
 

No entanto,  a transformação através do inglês não se limita apenas ao âmbito profissional. A vida pessoal de um indivíduo também é transformada pelo processo de aquisição da língua, principalmente em termos de saúde mental, autoestima e conhecimento sócio-cultural.

O inglês, enquanto ferramenta de transformação pessoal,  permite, por exemplo, envelhecer com mais saúde. Sim, isso mesmo! O exercício mental envolvendo a língua,  além de estimular o cérebro, fortalece a memória e desenvolve o senso criativo.

Um poliglota ou uma pessoa bilíngue, enfatizando aqui, principalmente, aquelas pessoas que possuem conhecimento no inglês, são pessoas com uma melhor autoestima. Isso porque, aprender um novo idioma e, assim, conseguir se comunicar com pessoas de outras partes do mundo, aumenta as possibilidades de socialização; traz um sentimento de autorrealização e deixa as pessoas mais confiantes em si mesmas.

Sem falar que, ao dominar o inglês, o indivíduo também potencializa o acesso ao conhecimento, levando em consideração, primeiramente,  que boa parte de artigos acadêmicos e científicos, livros e a maioria dos conteúdos disponibilizados na internet são produzidos na língua inglesa.

Conhecimento cultural 


Como já foi dito aqui, saber inglês possibilita um vasto acesso ao conhecimento, seja em áreas específicas ou de modo geral.

Além disso, as pessoas que dominam o inglês também acabam adquirindo mais conhecimento sobre a história, comportamento e cultura dos falantes nativos do idioma. Cada país e seu povo - considerando, principalmente, países que tenham o inglês como primeira língua, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Irlanda e Austrália, entre outros - têm na língua a ferramenta primordial de expressão -  tudo que acreditam e cultivam é veiculado através do idioma. Ao estudar a língua deles, você entrará nesse universo e o seu jeito de ver e se relacionar com o mundo não será mais o mesmo. É o conhecimento alargando os horizontes de quem o detém. 

Inclusive, esse processo pode se consolidar em viagens e intercâmbios, em eventos culturais e artísticos ou até mesmo através de produtos de entretenimento nas suas mais variadas formas - seriados, filmes, teatro, dança, e assim por diante.  Tudo é mais e melhor aproveitado quando se tem conhecimento da língua inglesa.

Conclusão

Considerando os aspectos pontuados no conteúdo de hoje, podemos afirmar que o inglês não deve mais ser encarado apenas como um diferencial, conhecimento extracurricular ou algo que vimos rapidamente durante os anos de escola.

Hoje, o inglês é fundamental para uma boa comunicação, para melhores oportunidades no mercado de trabalho e para desbravar novas chances de crescimento pessoal. Investir no aprendizado do idioma também é investir no próprio futuro. 

É por isso que aqui no blog da TopWay, nós produzimos diversos conteúdos voltados a  ajudar a aprender o idioma.

Confira outros conteúdos que podem te ajudar nesse processo:

- Por que começar a aprender inglês agora
- Como conciliar a falta de tempo com o estudo do inglês
- A importância do inglês para um futuro melhor


Lembrando que, além de conteúdos, a TopWay também oferece uma metodologia imersiva focada em fazer com que seus alunos tenham contato e pratiquem o inglês desde a primeira aula. Afinal, o inglês é uma das línguas mais faladas do mundo, e ninguém pode ficar de fora, né? 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui