Aprender Inglês 28 de Março de 2022

5 melhores formas de aprender inglês

Muitas pessoas ainda gostam de se organizar no papel, mas quem já está em uma pegada mais tecnológica gosta mesmo é de se organizar com recursos online. Preparamos um artigo com os melhores recursos para quem quer seguir “carreira solo” e aprender inglês sozinho

Hoje em dia, é possível aprender inglês através de aplicativos no celular, canais no YouTube, jogos de videogame, músicas, filmes, séries e podcasts ou até mesmo navegando em sites de língua inglesa. O que não vale é arranjar desculpas para não praticar!

Afinal, esse idioma é considerado universal e você pode perder muitas oportunidades por não saber falar a língua. Seja para viajar, conseguir aquele emprego dos sonhos ou simplesmente para realização pessoal, aprender um novo idioma é sempre um desafio, mas não precisa ser tão difícil assim!

Por isso, separamos algumas dicas imperdíveis para você praticar um pouquinho todos os dias e aprender inglês sozinho. Dá uma olhada nessas ferramentas que vão ajudar bastante na sua caminhada solo de aprendizado e aquisição do idioma. Vem com a gente!

5 melhores formas de aprender inglês sozinho

Para além das aulas online e livros comprados para ajudar na trajetória, você pode aprender um novo idioma com recursos grátis da internet e sem sair de casa.

Se você é uma pessoa autodidata e que aprende com facilidade, vale a pena conferir o nosso blog, que está cheio de dicas e estratégias de aprendizado do inglês para quem não quer procurar um curso e prefere aprender o idioma em casa. 

Quem sabe você até consegue se tornar fluente em inglês sozinho? Separamos algumas dicas de como a tecnologia ajuda essas estratégias de ensino, fazendo com que o aprendizado da língua seja mais dinâmico, divertido, inclusivo, efetivo e rápido. 

Pronto para anotar as dicas?

  1. Através de aplicativos

Eles são ótimos aliados no aprendizado de uma língua, principalmente para quem anda para cima e para baixo com o celular, dorme com ele embaixo do travesseiro, usa ele no banheiro, elevador, sala de espera…

Esses momentos podem todos ser aproveitados e vistos como oportunidades para estudar um novo idioma! Como? Através de aplicativos para aprender inglês! Existem muitos deles disponíveis hoje em dia, alguns bem famosos são:

  • Duolingo

  • Busuu

  • Hello English

  • Tandem 

  • Babbel

 Você já usou algum deles? Se sim, comenta aqui para a gente saber qual você mais gostou e qual é o melhor para aprender!

  1. Assistindo canais do YouTube

 Fala a verdade! Você, assim como eu,  também curte ficar no YouTube, assistindo os vídeos e se divertindo com tanto conteúdo interessante (e engraçado) que tem lá, não é? Então, aproveita e dá uma olhada em alguns canais exclusivos criados por youtubers para ajudar aqueles que querem aprender inglês sozinhos.

 Fizemos uma seleção especial de canais criados por youtubers brasileiros para você acompanhar:

  • Cintia Disse 

  • Carina Fragozo (English in Brazil) 

  • Tia do Inglês 

  • Teacher Paulo 

  • Mairo Vergara

 Prefere conteúdo produzido por falantes nativos? Aqui vão alguns canais criados por youtubers estrangeiros (mas que têm como objetivo ensinar brasileiros a aprender o idioma):

  • Small advantages 

  • Amigo Gringo

  • Tim Explica

  • Brian Roxbury

 Dá uma olhada nesses canais, escolha aqueles com os quais você mais se identifica e comece a acompanhar diariamente o conteúdo desse pessoal. Com certeza eles vão ajudar muito você a alcançar sua tão sonhada fluência na língua.

  1. Jogando videogame

Já pensou em aprender um novo idioma se divertindo? Desde sempre, os games são uma ótima alternativa para aprender inglês. E sabe por quê?

 Porque quando a pessoa joga, ela está se divertindo e fazendo algo que realmente gosta. Esses dois fatores fazem com que o aprendizado seja muito mais memorável e significativo.

 Além do mais, jogos possibilitam que a pessoa aprenda expressões idiomáticas, a pronúncia correta das palavras, o uso natural da língua e se depare com diversas situações reais de uso da língua. Dessa forma, quando o aluno se ver em uma dessas situações, já vai saber o que dizer e como se comportar. 

 Quer mais vantagens? A gente traz pra você então! Através de jogos de videogame online, você pode conversar com pessoas de todos os lugares do mundo! E adivinha em que língua essa galera se comunica? Em inglês, claro!

 Através de games colaborativos, você consegue praticar o idioma sem sair de casa e sem pagar nada. Legal né?!

 Uma diquinha de ouro aqui: se você curte jogos de videogame, RPG, Magic the Gathering, etc., pode seguir canais no YouTube de um pessoal que ensina e fala sobre esses jogos em inglês. Além de aprender sobre seus jogos preferidos, você treina o ouvido, conhece a pronúncia de muitas palavras e aprende muito vocabulário novo. 

  1. Por meio de músicas, filmes e podcasts

 Graças às plataformas de streaming, estudantes independentes de inglês têm mais opções e oportunidades de manter um contato mais próximo e constante com o idioma, afinal, as opções ofertadas nessas plataformas são muitas!

 Através delas, é possível ver filmes, seriados, documentários, biografias, etc., e o legal é que você é quem manda, portanto, você pode assistir a tudo isso com legenda em português ou até mesmo com legenda em inglês, quando se sentir mais confiante.

 Além disso, se você escolher assistir a títulos que já assistiu previamente algumas vezes, pode se aventurar e deixar o conteúdo rolar completamente sem legenda!

 Uma dica: comece assistindo seriados com uma linguagem mais simples, com diálogos do “dia a dia”. Vale (re)assistir Friends, How I Met Your Mother, Modern Family, The Good Place, etc., pois são episódios curtos, leves, divertidos e fáceis de encaixar na sua rotina. 

 Comece com as legendas em português e, depois de um mês, após estar bem acostumado com os personagens, passe a legenda para o inglês. Você vai se surpreender positivamente com o quanto já vai estar entendendo. 

 Deixe seriados como How to Get Away with Murder e Grey's Anatomy para quando já estiver mais expert na língua, pois a linguagem abordada é mais complexa e exige mais atenção e conhecimento de áreas técnicas da língua por parte do estudante.

 Outras opções de streaming são o Deezer e Spotify (existem muitas outras opções, mas essas são as mais conhecidas e usadas hoje em dia). Nelas, é possível escutar suas músicas preferidas em inglês e escutar podcasts de falantes nativos do idioma. 

 E, se você acessar essas plataformas através de apps no seu smartphone, é possível até mesmo acompanhar as letras das músicas em tempo real. 

 Caso você curta escutar rádios internacionais, pode optar por baixar o Tune.in, que oferece um catálogo com mais de 100 mil rádios pelo mundo, além de uma infinidade de podcasts (mais de 4 milhões!).  

  1. Acessando sites em inglês

Se você é do tipo que adora fazer testes do BuzzFeed todos os dias, vai adorar esta novidade: é possível acessar o site americano e fazer os quizzes em inglês! Essa é uma ótima forma de praticar o idioma e conhecer algumas gírias da internet na nova língua!

 Além disso, fizemos a seleção de mais alguns sites que são ótimos, muito bem organizados e elaborados para ajudar alunos que querem aprender a língua sozinhos.

 Eles ajudam não somente estudantes iniciantes, mas também aqueles que já estão no nível intermediário/avançado.

Alguns sites que vale a pena você acessar com frequência são:

 BBC Learning English

Pertence à emissora britânica BBC. Ele é muito interessante e traz bastante conteúdo de aprendizagem e aperfeiçoamento em inglês. No site, você encontra jogos, historinhas com vídeos, podcasts, testes, explicações de gramática, exercícios e muito mais. Vale a pena conferir!

 engVid 

O engVid é mais indicado para quem já tem um certo conhecimento da língua, pois ele é totalmente em inglês. O site oferece aulas gratuitas sobre diversos tópicos.

TED 

Você já deve ter visto alguma palestra TED, né? Através dos vídeos apresentados, você pode aperfeiçoar o seu listening (sua habilidade de escuta) e começar a perceber as diferenças entre os diversos sotaques por conta das mais variadas nacionalidades dos palestrantes. 

Forvo

O Forvo é nada mais do que um dicionário de pronúncias. Então, se você tiver alguma dúvida de como dizer alguma palavra, pode fazer uso dessa ferramenta. É só digitar a palavra em questão  na busca e você consegue ver como pessoas de diversas nacionalidades a pronunciam. 

 Ufa! A lista é longa, mas é para que você possa aproveitar tudo o que tem de melhor para aprender um idioma em casa. Mas e aí, você já tinha usado alguma dessas dicas para estudar sozinho? Se a resposta for “não”, vá agora mesmo conhecer esses recursos que trouxemos para você!

 Tem algum canal, site, aplicativo ou outras dicas de conteúdo que não apareceram nessa lista? É só comentar aqui embaixo para ajudar mais autodidatas a montarem uma rotina de estudos em casa. Afinal, na busca pela tão sonhada fluência, todo recurso de ajuda é bem-vindo, não é mesmo?

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui