Cultura

23 de Junho de 2021

Festa Junina: 22 termos em inglês para ampliar o seu vocabulário sobre a festa

Você sabe falar sobre a Festa Junina em inglês? Não se preocupe, agora vai saber!

Tire a roupa xadrez do armário, prepare o quentão e bora pular a fogueira. Isso mesmo. Você não leu errado. Amanhã é Dia de São João e isso significa que é tempo de Festa Junina!

Se um falante de inglês viesse ao Brasil hoje, ele iria se deparar com bandeirinhas para todos os lados. Provavelmente ele ficaria bem confuso. E aí, como você explicaria  para ele, em inglês, o que está acontecendo?

Bora dar uma conferida nesse vocabulário, né?

Antes de tudo, o que é a Festa Junina?

Uma festa famosa no Brasil, mas que, na verdade, tem suas origens na Europa, a Festa Junina (ou June Festival) marca o solstício de verão no hemisfério norte. Além disso, era uma forma de os camponeses agradecerem pela colheita.

Até então, a data era considerada pagã. Com o tempo, a celebração ganhou um caráter cristão e passou a ser uma forma de também homenagear São João Batista. Por isso, também conhecemos a Festa Junina como Festa de São João (Saint John's Day ou Feast of Saint John, em inglês).

Quem introduziu a festa para nós foram os portugueses, durante o período colonial. Ao contrário do hemisfério norte, aqui comemoramos no inverno, durante todo o mês de junho. O dia 24 de junho marca, na verdade, o nascimento de São João Batista.

Aqui, a festa é típica da região nordeste do país. Como é uma região árida, a Festa Junina também cumpre o papel de agradecer pelas chuvas caídas nas lavouras nos meses anteriores. Assim, também tem o caráter europeu de "agradecer pela colheita".

O espaço em que as festas acontecem é chamado de "arraial", mesmo em inglês. É um espaço grande ao ar livre com várias barracas oferecendo jogos, brincadeiras e, claro, as comidas e bebidas da festa. Além disso, o arraial é todo decorado com bandeiras coloridas de papel.

Vamos ao que interessa: a Festa Junina em inglês

Semelhante aos carnivals e country fairs nos Estados Unidos, a Festa Junina é marcada por muita comida, dança e brincadeiras. Felizmente, muitos dos elementos típicos da festa possuem uma palavra correspondente na língua inglesa, o que facilita bastante na hora de explicar.

Na tabelinha abaixo, você confere o vocabulário principal:

 
Inglês Português
Stands Barracas
Flags Bandeiras
Fireworks Fogos de artifício
Bonfire Fogueira
Straw hat Chapéu de palha
Barbecue Churrasco
Candy apple / Toffee apple Maçã do amor
Corn on the cob / Brazilian sweetcorn Milho verde
Popcorn Pipoca
Peanut brittle Pé de moleque
Sweet corn cake Bolo de milho verde
Cornmeal cake Bolo de fubá
Rice pudding Arroz doce
Country music Música sertaneja
Folk music Música folclórica
Brazilian square dance Quadrilha
Easy fishing Pescaria
Big mouth toss Boca do palhaço
Ring toss Argola
Greasy pole Pau de sebo
Six ball roll down Canaleta
Bingo Bingo
 

Por outro lado, alguns pratos típicos da festa não possuem um termo equivalente em inglês. Aí vai depender um pouco da sua habilidade de explicar e descrever as coisas.

Por exemplo, não existe um prato equivalente para o "pastel". Para o pessoal da Grã-Bretanha, você pode dizer que é um tipo de pasty. Já para os americanos e canadenses, é algo próximo de um fried turnover.

Outro detalhe complicado é o famoso "quentão". Você pode dizer que é uma hot beverage à base de cachaça (pode falar em português mesmo, não tem uma palavra equivalente) misturada com wine e algumas spices, como cinnamon, clove e ginger. Você pode também traçar um comparativo com o mulled wine, que também é uma bebida de vinho quente.

Com esse vocabulário, agora você está preparado para falar sobre a Festa Junina com qualquer estrangeiro. A troca entre culturas é uma das experiências mais enriquecedoras para um bilíngue. Por ser uma língua global, o inglês permite que você faça essa troca com o mundo inteiro.

Agora vai lá colocar esse vocabulário em prática e aumentar a sua bagagem cultural, vai!

Ah, mas se você curte saber mais sobre datas comemorativas, que tal conferir outros posts aqui do blog?

Como aproveitar o carnaval para aprender inglês

8 filmes de natal para treinar o seu inglês

5 episódios de séries sobre o April Fool's Day

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui