Dicas 20 de Dezembro de 2021

Saiba escolher o melhor curso de inglês para você em 3 passos!

Neste artigo, vamos mostrar a você o que avaliar em um curso de inglês para fazer a escolha certa.

Se você é alguém que gosta de contar com a ajuda e a organização de profissionais qualificados no seu processo de aprendizado, aprender inglês sozinho pode não valer a pena.

Agora, se você acha que a caminhada só vale a pena se você puder ter interações cara a cara com os colegas e professores, o estudo de forma presencial é indispensável! 

Mas não se engane, esses não são os únicos fatores que você deve levar em conta na hora de escolher um curso de idiomas. Você deve considerar também o seu perfil de aluno, o tempo que tem para se dedicar ao aprendizado de uma nova língua e os propósitos que você está buscando.

Fica então a pergunta: como escolher uma boa escola? Neste artigo, vamos mostrar a você o que avaliar em um curso de inglês para fazer a escolha certa!

Como escolher um curso de inglês

A gente sabe que o mercado é vasto e que você vai encontrar muitas opções por aí, mas há muitos detalhes a considerar na hora de investir em aulas de inglês. Por exemplo, qual o melhor curso: online ou presencial? Quanto tempo tenho para me dedicar? A metodologia da escola escolhida é eficiente?

Para quem tem pouco tempo em uma rotina corrida e não pode se deslocar a uma escola presencial, a modalidade online pode sim ser uma ótima escolha, inclusive há cursos de inglês online ótimos por aí com turmas fixas ou variáveis, aulas de conversação e muito mais.

Mas você deve estar ciente de que precisa se dedicar para que as aulas sejam proveitosas, afinal, nenhuma escola de idiomas vai fazer milagre se você não tirar um tempinho para os estudos.

Uma boa ideia também pode ser apostar em metodologias diferenciadas. Afinal de contas, o tradicional já não funciona para muita gente e já existem metodologias mais dinâmicas e que usam a língua como instrumento de comunicação em situações reais de uso. Que tal apostar nessas novidades?

Para além dessas perguntas que podem ajudar você a pensar na melhor escola para começar sua jornada de aprendizado, preparamos também um guia que vai ajudar você nessa decisão tão importante. Confira!

 

Passo 1: Defina seus objetivos

Antes de escolher uma escola de idiomas, você precisa primeiro saber quais são os seus objetivos. É isso que vai guiar todo o restante do seu processo.

Então pergunte-se: “Por que estou buscando um curso de inglês?” Todo mundo sabe que aprender inglês traz várias vantagens, mas qual é a mais importante para mim? É um objetivo profissional? Pessoal? É para conseguir viajar com mais independência? É para entender os textos da faculdade? Cada uma dessas prioridades vai levar você para um caminho diferente. 

Se o seu objetivo é aprender outro idioma para trabalhar em uma multinacional, por exemplo, pode ser interessante buscar uma escola que ofereça um módulo de Business English.

Se você quer aprender uma nova língua para viajar, diversas escolas oferecem inglês para viagens e você deve estar atento para escolher aquelas que ajudam você a desenvolver independência e confiança no uso da língua, bem como habilidades práticas em comunicação.

Se o seu objetivo tem a ver com ser capaz de ler e entender textos acadêmicos, você precisa saber de duas coisas: a primeira é que é sim importante que o curso tenha um bom foco nas habilidades de reading e writing, e a segunda é que você não vai aprender inglês desenvolvendo apenas essas duas habilidades. 

Para que você consiga compreender textos complexos, o seu aprendizado vai precisar ser completo, incluindo as habilidades de listening e speaking.

Se a sua motivação para aprender é o seu desenvolvimento pessoal, vai ser ainda mais importante estar atento ao tipo de ambiente que você gosta de estar e se o material do curso é atual e interessante. Assim você se mantém mais motivado!

Passo 2: Defina o seu prazo

Agora que você já sabe qual o seu objetivo com o inglês, você precisa definir em quanto tempo deseja ou precisa atingir esse objetivo. Isso será um diferencial na hora de escolher entre um curso intensivo ou extensivo.

Na modalidade intensiva, as horas de estudo são mais concentradas e exigem sua dedicação em um período mais curto de tempo. Você atinge seus resultados de forma mais rápida, mas precisa estar ciente que cursos intensivos vão exigir mais do seu foco e da sua agenda. 

É possível aprender inglês do zero em 18 meses, sim, mas precisa da sua dedicação e comprometimento.

Já os extensivos distribuem essas horas de aula e estudo em um espaço maior de tempo. Eles podem levar até 6 anos e trazem uma experiência mais a longo prazo, com menos horas de estudo e dedicação por semana.

Lembre-se que cada uma dessas opções vai exigir de você em formatos diferentes: um curso intensivo de inglês pede dedicação e organização para cumprir a sua meta em um tempo reduzido, enquanto o extensivo vai demandar paciência e perseverança para chegar até o seu objetivo.

Passo 3: Defina o seu perfil

O autoconhecimento é importante em vários aspectos da nossa vida, principalmente na hora de escolher um curso de inglês. Definir o seu perfil como aluno vai ajudar a escolher a modalidade mais adaptada ao seu estilo de vida, à sua rotina e ao que você valoriza.

Você gosta e precisa ter uma rotina bem definida ou o seu dia a dia muda com frequência por causa do trabalho ou dos estudos? Consegue separar dias específicos da semana para ir até sua escola ou seria melhor que os horários fossem flexíveis? 

Essa será a diferença entre escolher um curso com estrutura semestral e dias da semana definidos ou um com sistema de agendamento que permite que você adeque o horário das aulas às mudanças constantes da sua rotina.

Outro ponto que você precisa levar em consideração é que a escolha pelo curso online ou presencial vai depender exatamente disso: do seu perfil como aluno. Você é uma pessoa com família grande ou muitos afazeres e é importante para você ter um ambiente de estudos separado da sua casa e do seu trabalho?

Então estudar presencialmente pode ser a melhor opção. Também se você é uma pessoa sociável e é importante para você construir uma relação próxima com os professores, colegas e com os demais funcionários da escola – aproveitar aquele cafezinho enquanto bate um papo em inglês... – saiba que os cursos presenciais garantem essa convivência.

Agora, se você é uma pessoa organizada e independente que consegue ter um espaço para estudos dentro da sua casa ou onde quer que você esteja, pode considerar as aulas online como uma boa opção para encaixar o inglês na sua rotina. 

O mesmo vale se você precisa viajar com frequência por questões de trabalho ou de estudo e prefere não ficar preso ao ambiente físico da escola. Nesse caso, o curso online pode ser a melhor escolha.

Depois de definir suas prioridades, seu prazo e seu perfil, você vai ter nas suas mãos um checklist perfeito do que avaliar em um curso de inglês para ter certeza de que ele atende às suas necessidades e expectativas.

Que tal testar essa checklist com o que a escola de inglês da TopWay oferece? Seja intensivo, extensivo ou online, para os seus negócios ou para viagens, contando com um ambiente presencial acolhedor ou um ambiente online organizado e motivador, nosso mundo roxo oferece as melhores soluções com os melhores resultados!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui