Business 5 de Junho de 2019

Entrevista de emprego: 6 perguntas em inglês mais comuns

Confira algumas perguntas em inglês frequentes em entrevistas de emprego

Entrevistas de emprego podem ser momentos de extremo nervosismo e ansiedade. E isso é bem comum. Ficamos preocupados com as perguntas que serão feitas, as exigências e expectativas da empresa e até mesmo com a roupa que estamos vestindo. E tudo isso enquanto tentamos de todas as formas manter a confiança e o pensamento positivo de que vai dar tudo certo. 

Aposto que você já participou de entrevistas de emprego em português, ou sabe como funcionam, certo? Em inglês, o processo seletivo é bem semelhante. Desde o nervosismo até as ‘estruturas’ das perguntas. Mas como situações como essa exigem preparo e estudo, nós separamos algumas as principais perguntas em entrevistas de emprego (em inglês, claro). Além disso, confira algumas frases em inglês comuns no mercado de trabalho. 

Caso você não domine a língua, lembre de reforçar bastante aquilo que você sabe. 

 

1) Tell me about yourself /Me conte sobre você

Pergunta clássica em entrevistas de emprego. Por ser uma pergunta bastante pessoal, não existe uma resposta certa ou errada. Mantenha-se simples e direto (principalmente se ainda não for fluente no inglês), sem respostas muito extensas ou informações óbvias. 

Faça um resumo sobre você em inglês, abordando suas experiências acadêmicas e profissionais (se for o caso) e ensaie bastante. Opte por dizer coisas relevantes conforme a vaga que você pretende ocupar. 

Busque por vocabulários úteis para perguntas e respostas como essa, como por exemplo: I’ve been working at “X” place for “x” years (eu trabalho na empresa “x”  por “X” anos). My duties included ... (minhas obrigações incluíam ...). 

 

2) What are your strengths? What are your greatest weaknesses? /Quais são as suas qualidades/pontos fortes? Quais são as suas maiores fraquezas?

Se você não estiver preparado pra essa pergunta, ela pode te pegar desprevenido e até aumentar seu nervosismo em relação à entrevista. Esteja preparado. Pense bastante sobre suas qualidades e de como você pode falar sobre elas com exemplos reais de quando essas qualidades fizeram diferença no meio pessoal e profissional. 
Se você é organizado, cite algum exemplo de como essa organização trouxe benefícios no  âmbito profissional.  O mesmo serve para as suas fraquezas. Seja sincero e demonstre como você está buscando melhorar, com exemplos de situações reais. 

E lembre de revisar e treinar bastante o vocabulário. Exemplos de frases úteis: My best asset would be my... (Minha melhor característica seria minha…).This trait showed when I did… (Esse traço se manifestou quando eu fiz…); I’m dealing with this flaw by doing “X” and “X” (Estou lidando com esse defeito fazendo “X” e “X”). 



3) Are you satisfied with your career to date?/Você está satisfeito com a sua carreira até o momento?

Nesse momento você pode abordar, de maneira resumida, alguns pontos da suas formações acadêmicas (se for o caso) e como elas influenciaram no seu crescimento tanto pessoal, quanto profissional. Você também pode destacar alguns pontos ou situações da sua carreira que você pretende melhorar ou aprimorar nos próximos anos. 

E não esqueça de destacar algumas conquistas que você tenha alcançado nos últimos anos e como elas foram enriquecedoras para o seu profissional. Também é interessante falar sobre como a cultura da empresa em que você quer trabalhar vai te ajudar a alcançar satisfação profissional e aprimorar ainda mais sua carreira. 



4) Where do you see yourself in … years? / Aonde você se vê em … anos?

Seja sincero e mantenha os pés no chão. Pense, como você se vê dentro da empresa daqui a dois, três ou quatro anos? Quais os cargos que você pretende alcançar? O entrevistador está preocupado com suas ambições em relação à empresa. 
Ensaie bastante essa parte. E lembre de responder de maneira consciente sobre seus sonhos e projeções profissionais. Deixe pra lá os seus sonhos e ambições pessoais, a não ser que eles possam acrescentar na sua carreira. 
*Estude as estruturas gramaticais necessárias para que você possa estar preparado a situações que podem surgir conforme as suas respostas.



5) Why do you think you are the best candidate for this position? / Por que você acredita que é o melhor candidato para esta vaga?

Essa é uma ótima oportunidade para você mencionar os motivos pelos quais acredita que você não é só bom, mas o melhor candidato para aquela vaga. Mostre seus diferenciais e como você lida com situações desafiadoras e difíceis. Mas tenha evidências para as suas afirmações. 
Apresente razões concisas do porque você combina com a empresa e porque ela se beneficiaria com você. E sério, não se esqueça dos exemplos! Uma dica essencial nessa situação é que você conheça bem a empresa e suas condutas no mercado de trabalho. Assim você pode preparar respostas direcionadas que se encaixem no perfil que ela procura. 
Algumas frases que podem ser úteis: I would fit in well because... (Eu me encaixaria bem porque...); One skill I have that would be useful is…(Uma habilidade que eu tenho que seria útil é…). 



6) What do you do in your free time? /  O que você faz no seu tempo livre? 

Essa pergunta pode ser bastante frequente em empresas que valorizam cultura. Se você estiver preparado, essa pode ser uma ótima maneira de mostrar como você combina com o perfil da empresa. E muito mais do que saber qual seu hobbie favorito, o entrevistador quer saber quais são suas aptidões. Se você desenvolve ações voluntárias, pode demonstrar que você tem empatia e é uma pessoa pró ativa, por exemplo.

Não esqueça que em uma entrevista de emprego em inglês, além de destacar suas qualificações profissionais e acadêmicas, você precisa exibir um inglês fluido, claro e confiante. Por isso não esqueça  de estudar bastante o vocabulário profissional e ensaiar suas respostas. 

E aí, gostou das nossas dicas? Já está mais confiante para a sua entrevista de emprego? Conta pra gente nos comentários! 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui