Dicas 4 de Agosto de 2021

Entenda qual teste de proficiência em inglês você deve escolher

As opções são muitas! Como saber qual escolher?

Você decidiu fazer um teste de proficiência em inglês para comprovar seu nível no idioma e poder botar o certificado no currículo. Apesar de já conhecer vários testes e saber para o que cada um serve, você não tem ideia de qual escolher?

Cambridge? IELTS? TOEFL? Não se preocupe, porque hoje você vai aprender a decidir qual o teste mais adequado para você. Confira nosso pequeno guia para aprender a tomar essa decisão!
 

Como eu escolho o teste certo para mim?


Essa deve ter sido a sua primeira pergunta ao entrar nesse conteúdo, certo? Uma diferença importante entre os três principais testes é a sua validade. Um certificado de Cambridge é válido por toda a sua vida, enquanto o IELTS e o TOEFL são válidos por apenas 2 anos.

Se você quer obter um certificado para provar seu nível e colocar no seu currículo, um teste de Cambridge é provavelmente a melhor escolha. Já o IELTS e TOEFL são mais relevantes para situações em que é necessário um certo nível de inglês para ser aceito, como vistos, vagas de emprego no exterior ou admissão em universidades.

Ainda, é importante entender que entre estes dois exames, o IELTS é mais comumente usado no Reino Unido, enquanto o TOEFL domina nos Estados Unidos (há exceções, claro, e muitas instituições aceitarão ambos).
 

O que o teste vai exigir de mim?


Para o TOEFL, muitas pessoas escolhem o teste online, TOEFL iBT. Ele é feito no computador e leva de 3 a 4 horas e meia, com direito a um intervalo de 10 minutos. Ele testará as suas habilidades de fala, escuta, escrita e leitura.

Assim como o TOEFL, o IELTS foca nas quatro habilidades. Ele é dividido entre um teste escrito para escuta, leitura e escrita e um outro teste para a fala. As duas partes são realizadas no mesmo dia e o teste leva cerca de 3 horas no total.

Já os testes de Cambridge têm conteúdo variado, dependendo de qual você está fazendo. Em geral, um teste de Cambridge leva 2 dias. O primeiro dia é voltado para a leitura, escrita e escuta. Dependendo do nível, cada uma dessas partes pode levar de 1 a 2 horas. A parte de fala geralmente acontece em outro dia, leva cerca de 15 minutos e costuma ser feita em conjunto.
 

Quem emite o certificado?


Essa é outra pergunta muito importante na hora de decidir qual teste realizar.

O certificado do TOEFL é emitido pelo Educational Testing Service (ETS), uma organização americana sem fins lucrativos, enquanto o IELTS é de propriedade conjunta do British Council, IDP Education e Cambridge English Language Assessment.

Já os testes de Cambridge, como o nome sugere, são emitidos pela Cambridge English Language Assessment, sediada na Universidade de Cambridge na Inglaterra.
 

Onde e quando eu faço o teste?


Você pode realizar os três testes em praticamente qualquer lugar do mundo. Nos sites das organizações que aplicam o teste você pode encontrar o centro aplicador mais próximo de você.

Além disso, em alguns casos, você pode se inscrever para um teste online. Dependendo da sua localidade, o TOEFL e o IELTS oferecem testes quase todas as semanas, enquanto que os testes de Cambridge são ofertados apenas algumas vezes por ano. Por isso, é importante se planejar com antecedência, viu?
 

Quanto custam os testes?


Dependendo do teste, o valor pode ser calculado em dólar ou euro. O TOEFL custa cerca de 245 dólares. Já o IELTS é cerca de 200 euros e os testes de Cambridge podem variar entre 165 e 255 euros. Claro, esses valores podem se alterar dependendo da sua localização. Alguns desses testes podem ficar mais baratos no Brasil, por exemplo.
 

Como eu me preparo para realizar um teste?


Essa é a pergunta de um milhão de dólares!

A preparação é fundamental quando o assunto é prestar um teste de proficiência. Não subestime ele e comece a estudar com antecedência. Afinal, seu dinheiro está em jogo, né?

Você pode se preparar sozinho ou com um cursinho online, mas se você quer melhorar e progredir no seu aprendizado, o ideal é fazer um curso de inglês. Algumas instituições oferecem cursos preparatórios para esses testes, mas algumas escolas já abordam conteúdos específicos nos seus cursos básicos.


Testes de proficiência são muito importantes e ajudam a comprovar o seu nível de inglês, dando um up no currículo. Não importa qual teste você vai escolher, saiba que a preparação é um passo importantíssimo do processo. Prestar um teste de proficiência sem se preparar antes pode ser frustrante, além de desperdício de dinheiro.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui