Dicas

22 de Julho de 2021

Descubra quais são os testes internacionais de inglês mais reconhecidos

Esses testes validam o seu esforço em aprender inglês e podem ser colocados no currículo

"Argh, fazer prova? Nem pensar!"

Que atire a primeira pedra quem nunca fugiu de uma prova. A verdade é que ninguém gosta de ser avaliado, né? Mas se você se esforçou para aprender uma nova língua, por que não ter esse esforço reconhecido com um certificado de proficiência?

Hoje vamos ter uma visão geral dos principais exames de proficiência de inglês. Mas, antes, vamos dar uma olhadinha nos motivos para você fazer um teste?
 

Por que eu deveria fazer um teste de proficiência?


Pode parecer chato, mas há muitas razões para você fazer um teste de proficiência. É uma ótima forma de ver o seu nível de inglês e, se você está considerando se mudar para o exterior para trabalho ou estudo, provavelmente precisará fazer um teste.

Como o inglês é uma das línguas mais faladas no mundo, mesmo em Portugal você não está livre de uma universidade pedir um teste de proficiência no idioma. Afinal, o inglês é a língua base para intercâmbio acadêmico em diferentes países ao redor do mundo.

Além disso, boa parte do conhecimento está em inglês. Ao estudar no exterior, você terá que ler materiais e escrever em inglês. Por isso, as universidades internacionais pedem uma comprovação das suas habilidades em inglês.

Mas não é só na vida acadêmica que o inglês é fundamental. Cada vez mais as empresas estão exigindo que candidatos comprovem que sabem o idioma. Afinal, o inglês é o principal meio de comunicação no mercado de trabalho internacional.

Hoje, vamos falar de alguns testes mais reconhecidos. Os testes citados nem sempre seguem o Common European Framework of Reference for Languages (CEFR), mas usaremos ele para comparação. Caso você não conheça o CEFR, nós falamos mais sobre esse assunto quando explicamos a melhor maneira de colocar o inglês no currículo.

Agora, vamos dar uma olhada nos testes de inglês mais reconhecidos e ver qual o melhor para você?
 

Test of English as a Foreign Language (TOEFL)


O TOEFL é o teste de proficiência mais conhecido e foi projetado para avaliar os conhecimentos em inglês para fins acadêmicos. A prova dura 4 horas e testa suas habilidades de leitura, escuta, fala e escrita em quatro seções separadas, sendo cada uma dedicada a uma dessas habilidades.

Felizmente, não há reprovação. Os candidatos são pontuados entre 0 e 120 pontos. Muitas universidades exigem pontuação entre 90 e 100, o que seria equivalente ao B2 do CEFR. O TOEFL é válido por apenas 2 anos.

Se você tem mais experiência com o inglês americano e precisa de um certificado de inglês, o TOEFL é provavelmente a melhor opção para você. 
 

International English Language Testing System (IETLS)


O IELTS também é para fins acadêmicos. No entanto, ele também possui uma versão não-acadêmica. A versão geral do IELTS costuma ser exigida por alguns governos para vistos de trabalho ou de imigração.

Em alguns países, como Reino Unido, as universidades preferem a pontuação do IELTS. A prova dura cerca de 3 horas e também irá avaliar as suas 4 habilidades. Aqui também não há reprovação, apenas uma pontuação entre 1 e 9,9. A pontuação mais comum exigida pelas universidades é entre 6 e 7, equivalente ao B2/C1 do CEFR. O IELTS também é válido por apenas 2 anos.

Se você aprendeu inglês britânico ou planeja morar no Reino Unido, o IELTS é a melhor opção para você.
 

Test of English for International Communication (TOEIC)


O TOEIC é usado no mundo corporativo e é o preferido de empresas na Ásia. Apesar de não ser tão famoso como os dois anteriores, o TOEIC é reconhecido por 14 mil organizações e em 150 países. Ele é válido por 2 anos, mas algumas empresas podem pedir que o teste seja refeito a cada dois anos. Felizmente, também não há reprovação nesse teste.

Existem dois tipos de teste TOEIC: o de escuta e leitura e o de fala e escrita.

No teste de escuta e leitura, a duração é de cerca de 2 horas e contém 200 perguntas para avaliar a compreensão de escuta e de leitura. Os candidatos são pontuados entre 10 e 990. Algumas empresas exigem no mínimo 800 pontos, algo entre o B2 e o C1 do CEFR.

O teste de fala e escrita dura cerca de 1h 30 min e avalia a sua pronúncia, fluência, vocabulário, gramática, coerência e organização. Na seção de fala há 11 tarefas e 8 na de escrita. A pontuação varia entre 0 e 400. Algumas empresas exigem no mínimo 350 pontos, o equivalente ao B2/C1 do CEFR.

Então, se você está pensando em avançar em sua carreira ou melhorar suas credenciais profissionais, considere fazer o TOEIC.
 

Cambridge English Qualifications


Os testes de inglês de Cambridge oferecem uma certificação mais abrangente. Se você precisa de um certificado de inglês, mas não para fins de visto/trabalho/universidade, Cambridge é sua melhor escolha.

Além disso, são exames tradicionais, no estilo "passar ou reprovar". Por isso, é importante entrar no teste adequado para o seu nível. Seu professor deve ser capaz de indicar o melhor teste para você. Os principais testes e seus respectivos níveis do CEFR são:
 

  • Cambridge English: Preliminary (PET): comprova que você é capaz de se comunicar e falar sobre coisas simples. Nível B1.

  • Cambridge English: First (FCE): comprova que você pode se comunicar de forma relativamente fluente. Nível B2.

  • Cambridge English: Advanced (CAE): comprova que você tem nível avançado e é fluente. Nível C1.

  • Cambridge English: Proficiency (CPE): é um teste dirigido para quem quer comprovar que seu nível é semelhante ao de um falante nativo. Nível C2.

Você pode conferir os outros testes Cambridge no site oficial.

Os testes duram cerca de 4 horas e avaliam as 4 habilidades. A pontuação dos testes seguem o CEFR: A1, A2, B1, B2 e C1, C2, sendo o C2 o mais avançado. Algumas universidades exigem nota B ou superior para admissão. A boa notícia é que esses testes nunca expiram e são aceitos no mundo todo. Eles são uma ótima maneira de provar o seu nível de inglês ao final de um curso, por exemplo.

Dica extra: se você não tem certeza do seu nível ou tem receio de fazer um desses testes (que são pagos), experimente o EFSet. Ele é um teste gratuito que possui certificação internacional. É uma ótima forma de praticar!


Antes de fazer qualquer teste, é muito importante analisar se ele atende ao seu objetivo. Se você estiver se candidatando à universidade ou solicitando visto ou cidadania, consulte quais testes são aceitos. Embora todos todos testem seu inglês, algumas instituições só aceitam um deles.

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui