Cultura 12 de Fevereiro de 2021

Curiosidades sobre o Valentine's Day

Você sabia que é uma data que você pode também presentear o seu pet?

Todos os anos, no dia 14 de fevereiro, pessoas apaixonadas pelo mundo inteiro trocam chocolates e flores e saem para um jantar romântico. Esse é o Dia de São Valentim, também conhecido como Valentine's Day, uma data para celebrar a união amorosa entre casais.

Bom, talvez não no Brasil, já que comemoramos o Dia dos Namorados em junho. Reza a lenda que a data é diferente para nós por meras razões comerciais. As vendas em junho eram fracas e, por isso, foi criado mais um dia no ano para se trocar presentes.

Cabe lembrar que essa data não se resume ao amor romântico. Em muitos países, amigos e amigas também trocam presentes. E isso não é nenhuma "deturpação" do espírito da data. Muito pelo contrário, está na sua história!

Valentine's day: amor ou amizade?

Era uma vez, em Roma, um padre chamado Valentim, que se rebelou contra o imperador Claudio II. O motivo? Claudio havia proibido o casamento, porque os homens casados não conseguiam focar nas guerras, devido à saudade que sentiam de suas esposas.

Como na época não havia WhatsApp e, sequer e-mail, a notícia não chegou até Valentim, que celebrou alguns casamentos. Infelizmente, o pobre padre foi preso e condenado à morte. Na véspera de sua execução, no dia 14 de fevereiro, Valentim recebeu muitas mensagens.

No início, se acreditava que o Valentine's Day seria um momento para demonstrar afeto, compreensão e gratidão. Como esses sentimentos estão presentes tanto no namoro e na amizade, não há porque pensarmos que é uma data exclusiva para namorados, né?

Assim como muitas outras datas comemorativas, alguns fatos sobre o Valentine's Day acabam sendo esquecidos com o passar do tempo e passam a ser curiosidades. Claro, talvez você soubesse que a data não é só para os amantes, mas você sabia desses 6 fatos abaixo?

1. São Valentim não era uma única pessoa

Não, não. O padre casamenteiro não tinha um irmão gêmeo nem nada do tipo.

Você já deve ter entendido que o nome Valentine tem relação com o nome do padre Valentim, certo? Só que não se tem certeza de a qual Valentim a data se refere. De acordo com o History, existiram pelo menos dois homens chamados Valentim que poderiam ter servido de inspiração para a data.

Um deles foi o padre que desafiou Claudio II, como explicamos. Mas existe uma segunda lenda: a do Valentim que ajudou cristãos a fugirem da prisão em Roma. Nesse cenário, é Valentim quem envia mensagens, ainda na prisão, e não quem recebe.

2. Foi em 1300 que virou um feriado associado ao amor

Temos a sensação de que é um dia para celebrar o amor, porque já faz muitíssimo tempo que é assim. Afinal, já se passaram 7 séculos desde então.

Dia 14 de fevereiro passou a ser o "Dia de São Valentim" graças ao papa romano Gelasius, que declarou oficialmente a data no final do século V. O caráter romântico surgiu apenas na Idade Média, quando a França e a Inglaterra acreditavam que as aves começavam sua época de acasalamento nesse dia.

3. O primeiro "valentine" foi enviado no século XV

O registro mais antigo de um "valentine" enviado é de 1415. Foi um duque medieval francês chamado Charles que enviou um poema de sua autoria à sua esposa. Infelizmente, na época, Charles estava preso na Torre de Londres, com apenas 21 anos de idade.

4. Os "valentine" só foram produzidos em massa no século XIX

Os valentines se tornaram populares durante o século XVII. Era comum a troca de cartões e cartas entre amigos e amantes. Mas foi só em 1840 que os primeiros valentines foram produzidos em massa nos Estados Unidos. A sua comercialização foi realizada por Esther A. Howland, lembrada até hoje por seus cartões feitos com rendas e fitas.

5. A tradição de dar flores data do século XVII

Apesar de ter sido comum a prática durante o reinado de Carlos II da Suécia, o ato de dar flores só se tornou um costume popular durante a era Vitoriana. Na época, rosas vermelhas simbolizavam o amor profundo e não estavam presentes apenas no Valentine's Day.

6. Os pets também precisam de amor

Se o dia também é sobre amizade, nada como presentear o seu melhor amigo: seu cachorro, seu gato, seu papagaio… Enfim, seu pet - aquele que está sempre com você.

E os americanos adoram fazer isso: em 2020, cerca de 27,6 milhões lares americanos deram presentes para os seus cães e mais de 17,1 milhões para os seus gatos. Ao todo, os americanos gastaram cerca de $751,3 milhões em presentes para seus animais de estimação durante a data.

Extra: no Japão, o Valentine's Day é exclusivo para as mulheres presentearem seus amados ou amigos, principalmente com chocolates confeccionados em casa. Apenas em 14 de março, um mês depois, durante o que se convencionou como White Day, é que os homens irão retribuir o favor.


Talvez você já soubesse alguns desses fatos, talvez não. Mas é sempre bom relembrar o motivo do Valentine's Day existir, né? Apesar de aqui no Brasil o Dia dos Namorados ser puramente comercial, o Dia de São Valentim nos passa uma mensagem de afeto, seja com amigos ou com amores.

Não deixe de falar para aquela pessoa (ou animal de estimação) especial o quanto você gosta dela, o quanto se importa e está feliz de tê-la sempre ao seu lado. Aproveite a ocasião para também praticar o inglês - quem não gostaria de receber uma declaração em língua estrangeira?

Aqui vão alguns conteúdos que podem ajudar você:

10 músicas em inglês para mandar pro crush

 

Dia dos namorados: Apelidos carinhosos em inglês


Aprendendo inglês: Vocabulário de casamentos (não estamos sugerindo nada… Você sempre pode querer dar um passo a mais, né?)

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui