Aprender Inglês 2 de Novembro de 2020

Como desenvolver o hábito de aprender inglês diariamente

Saiba como desenvolver o hábito de estudar inglês todos os dias

O inglês é uma das línguas mais faladas do mundo. O idioma abre novas portas no mercado de trabalho (sendo considerada a língua da comunicação profissional), aumenta as possibilidades no meio acadêmico e traz diversos benefícios para a saúde daqueles que o estudam, aumentando inclusive a autoestima. 

E, apesar de muitos acreditarem que sim, aprender inglês não precisa ser algo difícil, complicado ou massante. Pelo contrário, estudar a língua inglesa pode ser algo extremamente fácil, leve e divertido. 

Mas, para isso, é preciso levar o aprendizado do idioma a sério e desenvolver o hábito de aprender inglês todos os dias, mantendo frequência e disciplina durante o processo. Você deve, inclusive, encarar o aprendizado da língua inglesa como um exercício físico, por exemplo, onde quanto mais você praticar, mais rápido você alcançará o seu objetivo. 

Pensando no assunto e na importância de manter frequência quando se está aprendendo inglês, trouxemos algumas dicas para você criar o hábito de aprender inglês todos os dias. Confira: 

1) Inclua o idioma em sua vida 

O primeiro e talvez principal passo que você pode dar para desenvolver o hábito de estudar inglês todos os dias é incluir o idioma na sua vida e rotina diária. Você pode passar a ouvir mais músicas cantadas na língua, escutar mais podcasts no idioma que deseja aprender, trocar as configurações do seu smartphone e computador para exercitar e aprender vocabulário em inglês, ler conteúdos e livros na língua que está estudando, entre outras atividades. 

(Aqui na TopWay nós chamamos essa prática de se manter rodeado ao máximo do idioma de imersão, termo que dá nome a metodologia adotada pela escola.) 

2) Tenha seus objetivos determinados 

Sempre que falamos sobre aprender inglês e ter determinação aqui no blog, nós mencionamos a importância de ter objetivos bem determinados. Isso porque para aprender algo novo (principalmente um novo idioma) é necessário muita disciplina, para não acabar deixando o aprendizado de lado com o passar do tempo. 

E, tendo objetivos bem determinados e claros em sua mente, torna-se muito mais fácil o processo de se automotivar. Para ajudar ainda mais, anote suas metas em um lugar visível, seja no seu escritório, agenda, ou até no seu telefone. Dessa forma, você poderá facilmente voltar nelas sempre que se sentir cansado ou desmotivado. 


3) Aprenda a ter disciplina 

Disciplina deve ser a palavra-chave para o aprendizado da língua inglesa. E para adquirir essa disciplina, você pode contar com ferramentas de lembrete para lembrá-lo de estudar, marcar seus momentos de estudos no calendário, estabelecer pequenas metas e contar com seus amigos e familiares para lhe incentivarem a estudar.

4) Não desista 

No aprendizado da língua inglesa, assim como no aprendizado de outras línguas e de novas habilidades, existirão momentos em que você se sentirá desmotivado ou cansado. E, por isso, é importante se livrar de pensamentos negativos que possam lhe fazer desistir. 

Então,     quando (e se) se sentir assim, lembre-se de seus objetivos. Lembre-se de onde o idioma pode lhe levar e das portas que ele pode abrir em sua vida. Lembre que suas metas estão anotadas em um local de fácil acesso? Volte nelas e relembre o quão importante essas metas são para você! 

Assim você poderá seguir (ou voltar ao) o seu exercício de aprendizado e desenvolver de uma vez por todas o hábito de estudar inglês diariamente. 

5) Divida seu aprendizado com alguém 

Se você for uma pessoa que tem dificuldade em se disciplinar, talvez seja uma boa ideia contar com algum amigo para dividir esse momento de aprendizado. Você poderá dividir suas frustrações, conquistas e desenvolvimento e terá ainda mais compromisso com o aprendizado. 

E se ele também estiver aprendendo inglês, essa relação será ainda mais frutífera, pois vocês terão momentos de conversação e poderão incentivar um ao outro no decorrer do processo. E ainda, se esse amigo não for um aluno de língua inglesa, pode acabar se tornando por conta da sua experiência, e você ainda ganha um parceiro de estudos. Que tal? 

6) Tenha pequenas metas 

Estipular pequenas metas pode lhe ajudar a desenvolver o hábito de estudar todos os dias, pois você irá se incentivar a praticar diariamente para alcançar seus objetivos. Suas metas podem ser sobre referentes ao nível que você deseja alcançar em determinado período de tempo, por exemplo: “quero atingir o nível X de aprendizado em X meses”. 

Assim que atingir sua meta, você determina um novo objetivo para alcançar em um novo período de tempo e assim vai seguindo até atingir a fluência do idioma. 

7) Não esqueça das doses diárias de aprendizado  

Para criar o hábito de estudar todos os dias, é importante ter ‘doses diárias’ de aprendizado da língua inglesa. Mas não se engane, esse aprendizado não precisa se dar de maneira complexa, com listas de exercícios, por exemplo. 

O importante é reservar um tempo no seu, todos os dias, para estudar como preferir e com coisas que você goste e se interesse. Sendo assim, essa dose diária pode ser exercitando a fala em uma conversação com seus amigos, assistindo vídeos no Youtube ou um ep do seu seriado favorito, lendo o capítulo de um livro, algum artigo para a faculdade, enfim.

8) Crie um esquema de auto premiação 

Assim que sentir que está alcançando seus objetivos através do hábito de aprender todos os dias, crie um esquema de auto premiação. Estudou todos os dias durante todo o mês e alcançou sua meta? Lhe dê algum prêmio, que pode ser um livro novo, um chocolate, um tempo jogando seu jogo favorito, enfim, o que você preferir. 

Isso pode lhe ajudar muito nesse processo de conquista da fluência em inglês! 

E aí, o que você achou das nossas dicas? Pronto para estudar inglês diariamente? 

Lembrando que você sempre pode contar com o blog da TopWay, onde encontra diferentes conteúdos produzidos especialmente para te ajudar no processo de aquisição da língua inglesa. Afinal, o inglês é uma das línguas mais faladas no mundo, e você não pode ficar de fora.
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui