Business 19 de Outubro de 2020

Aprenda a língua da comunicação profissional

Saiba mais sobre o inglês como língua de comunicação profissional

Provavelmente você já ouviu por aí que a língua inglesa é uma das línguas mais faladas de todo o mundo, certo? Isso acontece pelo contexto histórico (pelo fato de que com a colonização de diferentes países, o inglês foi se espalhando pelo mundo), pelo alcance cultural da língua e principalmente pela expansão da cultura norte-americana e o sucesso econômico dos Estados Unidos no mundo globalizado. 

Mas, o que talvez você não saiba é que o inglês também é a língua da comunicação profissional. 

Sim, isso mesmo. Por conta do sucesso econômico dos Estados Unidos, a língua inglesa também é muito utilizada em relações internacionais de política, comércio, negócios, entre outras. Isso também se dá pelo fato de que a maioria das grandes empresas são multinacionais presentes no Reino Unido e nos Estados Unidos, tornando o inglês uma língua “padrão” para o mundo dos negócios. 

Mas, o que isso tem a ver com a vida dos brasileiros? 


Como mencionamos anteriormente, o inglês se tornou a língua padrão no mundo dos negócios e não encontra barreiras em relação à localização. Sendo assim, até mesmo no Brasil as empresas dão prioridade a candidatos que tenham fluência no inglês, principalmente quando se tratam de cargos mais altos e importantes. 

Inclusive, de acordo com uma pesquisa realizada pela Catho (site brasileiro de classificados com vagas de emprego), dominar um segundo idioma chega a aumentar o valor do salário em até 52%. Ou seja, o simples fato de saber inglês pode aumentar seu salário em mais de 50%. 

Apesar disso, de acordo com algumas pesquisas, a quantidade de brasileiros falando inglês ainda é muito baixa. Segundo a  British Council, por exemplo, apenas 5,1% da população brasileira afirma ter algum tipo de conhecimento da língua inglesa. E, novamente segundo a Catho, apenas 27% dos profissionais entrevistados estão investindo em um curso de idiomas no momento.

Isso significa que existe uma lacuna profissional a ser preenchida e que, no mercado competitivo, todo profissional que domine o idioma está garantindo um diferencial em relação a outros candidatos que estejam disputando uma mesma vaga. 

Então, ao aprender inglês, eu aumento minhas chances no mercado de trabalho? 

Sim, isso mesmo! Ao aprender inglês e se tornar fluente no idioma, as portas no mercado de trabalho podem finalmente se abrir para você. Inclusive, algumas profissões exigem que você fale o idioma fluentemente, e outras exigem  que você utilize a língua inglesa quase que diariamente, mesmo que apenas com algumas expressões, como as profissões ligadas à comunicação. 


Além disso, o processo de aprendizado da língua inglesa também traz benefícios pessoais, pois é um auxílio para aumentar o foco e a concentração, torna nosso pensamento mais rápido e desperta a criatividade. 

Além de que, sabendo o idioma, nós temos acesso a um maior número de informações sobre o mundo, temos a possibilidade de conhecer culturas e pessoas de diversos países  e ainda garantimos a oportunidade de trabalhar em outros lugares, principalmente nos países que tenham o inglês como primeira língua, como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Irlanda ou Austrália, por exemplo. 

Ok, mas aprender o idioma é bastante difícil, não é? 

A resposta pra essa pergunta é um simples e direto ‘não’. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, aprender inglês não é uma tarefa tão difícil ou complicada. Na verdade, a língua inglesa é bastante flexível e não só pode, como deve, ser estudada de maneira dinâmica e divertida. 

Sendo assim, você pode aprender através de uma metodologia rápida, simples e imersiva, com pequenas doses diárias de aprendizado, por exemplo. 

Inclusive, aqui no blog da TopWay, nós já mencionamos algumas vezes as diferentes maneiras de aprender inglês com músicas, séries, filmes, podcasts, livros e até jogos de RPG e tabuleiro

E aí, tá esperando o quê? Bora aprender inglês para se destacar no mercado de trabalho? :D 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui