Dicas 22 de Janeiro de 2020

8 dicas para você se preparar para o teste de proficiência

8 dicas para você não passar sufoco na prova de proficiência em inglês para mestrado e doutorado

Entre as provas que mais "dão nervoso" na gente e também uma das provas de seleção mais difíceis, estão as provas de proficiência em inglês para mestrado e doutorado. Para tentar te ajudar a se organizar para os testes, nós separamos 8 dicas infalíveis que vão te ajudar a passar com tranquilidade. Confira: 
 
8 dicas para provas de proficiência em inglês para mestrado ou doutorado

1) Programe seu tempo

Um dos maiores desafios dos testes e provas de proficiência em inglês é o relógio. Por isso, é importante que você consiga programar seu tempo para não precisar correr contra o tempo e responder perguntas sem prestar atenção e revisar suas respostas. 

Para se preparar em relação ao tempo, você deve fazer simulações em casa, refazendo provas anteriores e cronometrando o seu tempo. Assim, você já vai saber quanto tempo leva para responder cada questão, em quais questões você precisa de mais tempo e, dessa forma,  seu cérebro se acostuma a realizar esse tipo de prova com o tempo que você tem disponível. 
 
2) Domine leitura e técnicas de interpretação 

Diferentes de outros testes de nível do conhecimento em inglês que envolvem a escuta e a fala em inglês, os testes de proficiência para mestrado e doutorado envolvem principalmente a habilidade de leitura e interpretação de texto. Por isso, você precisa estar preparado de forma bem avançada nessa parte. Sendo assim, lembre-se de ler bastante e fazer muitos exercícios de interpretação de texto.

E familiarize-se com técnicas de leitura e interpretação. Elas podem te ajudar bastante nesse momento! 


3) Não caia no mito geral das palavras específicas 

Apesar das universidades organizarem as provas de proficiência em grandes áreas como Ciências da Saúde ou Ciências Humanas, não caia no mito de estudar apenas palavras de áreas específicas porque você só irá fazer uso de alguns substantivos, o que não representa nem 10% da construção da prova. Mais de 90% do teste envolve palavras que não tem nada a ver com área A ou B, e se constituem basicamente de verbos, advérbios, adjetivos, preposições, conjunções, etc, todos inter-relacionados dentro do texto. 


4) Fique atento às atualidades 


Além de ter um bom conhecimento do idioma, você também precisa estar atualizado sobre o que está acontecendo no mundo em geral. Isso porque as provas de proficiência em inglês tem como objetivo saber se você está apto para ter o idioma como segunda língua, então é importante que você saiba o que acontece no mundo, bem como as palavras relacionadas a esses assuntos. 

Tente dar uma estudada em lugares em alta na mídia, principais cidades e países que estão em evidência por algum motivo. Além de buscar saber sobre palavras e termos informais que estão sendo utilizados nos países de língua inglesa.  


5) Estude gramática 


As provas de proficiência de pós-graduação envolvem muita técnica e por isso você precisa estudar bastante as construções gramaticais. Dominar algumas partes da gramática inglesa irá te ajudar inclusive na interpretação de texto. 
Mas não se assuste, você não precisa dominar toda a gramática do inglês, mas sim focar em alguns pontos importantes, como tempos verbais, conjunções, prefixos, e sufixos. Entendendo bem essas estruturas você terá muito mais chance de se dar bem no teste. 


6) Estude com profissionais especializados e material próprio 


Tente buscar alguns profissionais e professores de inglês que tenham experiência específica em provas de proficiência de pós-graduação, porque com certeza eles irão te ajudar muito a seguir as dicas que nós trouxemos aqui para você. Evite estudar com pessoas que tenham mais experiência em conversação (fala e escuta), porque essas habilidades não serão cobradas nos testes de proficiência. 

Professores com experiência nesse método utilizam provas passadas para melhor preparar seus alunos, dessa forma você exercita os pontos que cairão na prova e já ficará por dentro da logística da mesma.

7) Aplique o inglês em assuntos de seu interesse

Levando em consideração a necessidade de uma habilidade avançada de leitura e que você precisará de bastante exercício, envolva o inglês em assuntos e atividades que você goste. Sendo assim, busque ler notícias e livros relacionados com assuntos que você tenha interesse. 
Além disso, tente envolver o inglês em atividades do seu dia a dia, como nas configurações do seu celular, assistir filmes e séries em inglês, ouvir músicas, e até mesmo praticar o idioma com conhecidos que tenham conhecimentos da língua. 
 

8) Se prepare para a prova 

Por fim, nossa oitava e última dica: se prepare para a prova. Além de estudar bastante e exercitar bastante seus conhecimentos em relação ao idioma, você também precisa tentar controlar a preocupação e a ansiedade antes da prova. Por isso, no dia anterior à prova, tente relaxar e esquecer um pouco dos estudos. Se alimente bem, prepare tudo que você precisa para a prova e tenha uma boa noite de sono. 


E aí, o que você achou das nossas dicas? Vai conseguir se organizar melhor agora?  Depois nos conte como você foi na prova aqui nos comentários! 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui