Games 8 de Março de 2021

6 protagonistas femininas dos games

Confira 6 personagens femininas icônicas do mundo dos jogos

O mundo dos games pode nos fazer vivenciar qualquer tipo de história na pele de todo o tipo de personagem. Em um dia, podemos estar salvando a humanidade de um apocalipse zumbi e, no outro, plantando batatas e regando cebolas.

É justamente por suas histórias e diálogos que os jogos acabam tendo grande valor para aprender inglês. Além de tornar o estudo mais dinâmico e interessante, os jogos nos permitem aprender inglês de forma significativa e contextualizada. Já conversamos sobre isso em outro conteúdo do blog, que você pode conferir aqui.

Você pode aprender inglês com qualquer estilo de jogo. Em qualquer um deles, você irá encontrar grandes histórias e, atualmente, muitas delas são protagonizadas por mulheres.

Por isso, neste Dia Internacional da Mulher, nós viemos aqui prestar um tributo a essas grandes personagens. Mulheres poderosas, complexas e inspiradoras. Infelizmente, iremos relembrar apenas 6 dessas incríveis personagens (e uma extra!). Atenção: a ordem apresentada é por data de lançamento do jogo e não classificatória.

1. Samus Aran - Metroid (1986)

Como não mencionar aquela que abriu portas para todas as mulheres cheias de armadura que vieram depois?

Samus é uma caçadora de recompensas intergaláctica e foi uma das primeiras personagens femininas a protagonizar um game. O melhor da sua história é que ela foi um dos melhores segredos da Nintendo: seu gênero ficou escondido durante a maior parte do primeiro jogo. Você só conseguia descobrir que ela era mulher se melhorasse o seu desempenho no game.

Quanto mais rápido você conseguisse terminar, menos partes da sua armadura a Samus usaria na tela dos créditos. Se você zerasse o game em até 3 horas, ela apareceria de maiô nos créditos. Em até 1 hora, estaria usando um biquíni.

2. Jill Valentine - Resident Evil (1996)

Resident Evil possui muitas mulheres interessantes, mas aquela que originou tudo foi Jill Valentine. Ela tem todas as características que depois foram implementadas em outras tantas protagonistas. Jill é inteligente, calma e habilidosa.

Afinal, você está em uma mansão dominada por pessoas infectadas por um vírus misterioso, desenvolvido por uma empresa mais misteriosa ainda. O melhor a se fazer é manter a calma e dar muitos tiros com precisão. Quem não gostaria de ter essa calma na hora que aparece um bando de cachorros zumbis? É justamente essa habilidade que salvou sua pele diversas vezes.

Quem já jogou Resident Evil sabe: os primeiros títulos sempre tinham dois protagonistas na história. Mas com a Jill foi diferente. Jill foi a primeira a ter um jogo só para ela: Resident Evil 3, game de 1999 que ganhou um remake em 2020.

3. Lara Croft - Tomb Raider (1996)

Não tem como não falar de mulheres nos jogos e não mencionar Lara Croft. Ela foi a razão de muitas mulheres começarem a jogar videogame. Lara não só vem estrelando Tomb Raider desde a década de 90, mas também é protagonista de muitos debates sobre sexualização e empoderamento feminino.

Lara é uma mulher forte, bonita, inteligente e, principalmente, destemida. Ela adora se aventurar em tumbas e ruínas ao redor do mundo para coletar tesouros, enfrentando armadilhas e desvendando quebra-cabeças. Lara é, na verdade, uma arqueóloga bilionária da família real britânica.

4. Yuna - Final Fantasy X (2001)

Yuna apareceu teve a sua primeira aparição em Final Fantasy X (2001) como uma invocadora que embarca em uma peregrinação para derrotar Sin. Durante a sua jornada, ela, uma religiosa, tem problemas com a sua própria fé. Mas, com a ajuda de Tidus, Yuna aprende que há mais coisas na vida além do sacrifício.

No entanto, Yuna brilha de verdade em Final Fantasy X-2 (2003), quando se torna uma caçadora de spheres e decide investigar um desses itens misteriosos, mas acaba se envolvendo em tensões políticas.

5. Bayonetta - Bayonetta (2009)

Bayonetta é uma das poucas protagonistas cujo título do jogo leva o seu nome. E isso tem seus motivos! Não faça pouco caso dessa bruxa, porque certamente feitiços não são os únicos truques que ela possui.

Apesar de suas roupas, no mínimo, curiosas, ela é uma bruxa mortal, que usa um misto de poderes mágicos, invocações demoníacas e armas de fogo. Ah, essas armas estão escondidas até nos saltos de suas botas. Além disso, ela realiza todos os seus golpes com muita confiança e estilo, o que ressalta sua personalidade corajosa e independente.

6. Aloy - Horizon: Zero Dawn (2017)

Aloy é forte e determinada, uma protagonista que vive em um universo pós-apocalíptico dominado por máquinas. Ela busca conhecer suas origens, a verdade por trás do seu nascimento e o que aconteceu com o mundo em que vive.

Para isso, ela desafia as leis da sua tribo matriarcal. Mas, em sua jornada, descobre que é muito mais importante do que pensava. Ela supera a si mesma, ao mesmo tempo que aprende a respeitar seus ideais diante dos desafios com os quais se depara.

Extra: Você deve conhecer a Cortana da Microsoft, certo? Pois é, ela é baseada em uma personagem de Halo, um jogo produzido pela (pasmem!) Microsoft. 

No jogo, Cortana é uma unidade de inteligência artificial que fornece bastidores e informações táticas para o jogador. Foi criada com base no cérebro clonado de uma cientista com o objetivo de ajudar a humanidade na guerra contra os alienígenas Covenant. Ela é fundamental para impedir a ativação de Halo, um conjunto de instalações que teriam destruído toda a vida na galáxia.


Sabemos que essas personagens mencionadas são só uma parcela de uma enorme quantidade de personagens icônicas do mundo dos jogos. Com Final Fantasy, por exemplo, poderíamos encher facilmente essa lista e muitas outras. Mas podemos dizer que essas seriam as principais, né? Personagens que abriram e seguem abrindo portas para tantas outras.

E, se você tiver interesse em aprender inglês com jogos, dá uma conferida nesses conteúdos do blog:

7 games para aprender inglês

Expressões em inglês mais usadas no mundo dos jogos

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui