Dicas 19 de Fevereiro de 2021

12 metas para melhorar o seu inglês em 2021

O ano novo está recém começando para os brasileiros. Por isso, aqui vão 12 metas para ajudar você a aprender inglês

Ah, o ano novo. Época de refletir sobre o que fez de errado no último ano e como pode melhorar para o próximo. Momento para fazer novas resoluções e prometer coisas para si mesmo que provavelmente não irá cumprir.

Mas… espera aí. O ano novo já não passou? Já não estamos em 2021? Você já não prometeu começar uma dieta em janeiro, sendo que em fevereiro devorou um pote inteiro de sorvete, porque estava sentindo muito calor?

Não se preocupe, você não sonhou que essas coisas aconteceram. A questão aqui é outra: o ano só começa no Brasil depois do Carnaval, né? Por isso, nós vamos ajudar você a fazer as suas verdadeiras resoluções, traçar as suas verdadeiras metas e atingir os seus verdadeiros objetivos em 2021.

E, como nós sabemos que o seu grande objetivo para 2021 é aprender inglês, trouxemos 12 metas para você seguir - uma para cada mês.

1. Extrapole as paredes da sala de aula

Entenda que o seu aprendizado só depende de você. O seu professor é apenas alguém que está ali para ajudá-lo, para guiá-lo nessa trajetória. Por isso, não deixe para estudar apenas durante as aulas.

Praticar o idioma no dia a dia é uma ótima oportunidade para conhecer palavras novas. Uma dica é trocar seu smartphone e notebook para inglês. Você também pode baixar aplicativos que ajudem com o ensino de línguas ou jogar jogos online que dependam de comunicação com pessoas de outros países. 

Além disso, para falar inglês com fluência também é interessante assistir novamente seus seriados preferidos em inglês e ouvir músicas em inglês, tentando entender as letras. Enfim, qualquer coisa que faça você ter contato com a língua fora da sala de aula.

2. Escolha um lugar calmo e sem distrações

Ok, você festejou bastante. Comeu muitas gostosuras em dezembro de 2020, talvez tenha ido viajar durante janeiro e, por fim, pulou Carnaval (em casa) em fevereiro. Chega de distrações, não é mesmo? Agora é hora de definir um lugar (sem WhatsApp, Instagram, Facebook etc.) onde você possa se dedicar ao seu estudo.

3. Separe um tempo para estudar

Depois que você escolheu o lugar e já testou ele por um tempo, determine quanto tempo irá estudar. Não exagere! Apesar de ser necessário esforço e dedicação, você não precisa se sobrecarregar. É importante manter o estudo prazeroso. 

Você pode começar com pequenas doses por semana e ir aumentando a frequência e/ou tempo de estudo conforme sentir necessidade até estar estudando um pouco todos os dias.

4. Repense o seu lazer (para incluir o inglês)

O que você tem feito para se divertir? Você gosta de assistir séries ou filmes, jogar vídeo game, ler um livro, escutar podcasts de conteúdos legais ou simplesmente ouvir música? Não faz diferença: qualquer hobby que você tiver pode ser feito em inglês de alguma forma - você pode até pesquisar mais sobre eles em inglês!

5. Use o inglês para ampliar suas visões de mundo

Nós sabemos que a internet dispõe de uma infinidade de conteúdos. Mas a maior parte deles está ainda apenas em inglês. Muitas páginas da Wikipédia, por exemplo, não possuem tradução para o português. Aproveite para conhecer mais sobre o mundo e sobre outras culturas usando a internet em inglês. Já dizia o ET Bilu: busquem conhecimento!

6. Troque ideias com alguém sobre o que você aprendeu

Muito mais do que ficar debruçado sobre livros, o importante é se comunicar em inglês. A chave para aprender é sempre a prática (que leva à perfeição)! Aproveite o conhecimento que você vem adquirindo - e não apenas o linguístico - e o compartilhe com outras pessoas.

Entre em fóruns na internet ou converse com seus amigos que já sabem ou que estão aprendendo inglês para trocar ideias. Existem também salas de chat em inglês que podem ser de grande ajuda! Lá você pode fazer amigos e ter contato com pessoas que estão buscando o mesmo que você, além de se divertir e bater um papo legal com pessoas de diversas partes do mundo.

7. Checkpoint: assista algo com legendas em inglês

Pode ser um filme ou uma série. Selecione algo que você queira assistir há algum tempo e experimente assistir com as legendas em inglês. Não se desanime se no início não conseguir compreender tudo. Isso é super comum e faz parte do processo. E mais, você não precisa entender tuuuuudo que as pessoas dizem nos filmes e séries, o mais importante, no início, é entender o contexto geral do que está acontecendo. 

8. Aposente o dicionário

Se você não fez isso ainda, faça agora. Não pense que não está preparado, porque com certeza você está. Lembra-se do seu primeiro dia na escola, quando ainda era criança? Quando teve que se despedir do seu pai, sua mãe ou algum outro responsável que lhe acompanhou?

Provavelmente você achou que não estava pronto. Talvez no segundo dia de aula já  estivesse até ansioso para ir brincar com os novos amigos e nem estivesse mais sentindo medo. Faça como seu eu do passado. Despeça-se do dicionário e se desafie a continuar a sua trajetória sem ele. Você vai ver que vai progredir muito mais do que se ficar preso a traduções que mais confundem do que ajudam.  

9. Leia mais (em inglês)

Você já assistiu algo com legendas em inglês e abandonou o dicionário. Há algum tempo, já vem pesquisando curiosidades ou sobre assuntos dos quais gosta na internet. Agora, é hora de dar um passo a mais. 

Não só aumente a frequência de leitura, mas também escolha textos maiores, como séries de livros. Você terá que acompanhar a história por vários volumes, o que também ajudará na memória.

10. Ouse mais

É hora de dar um passo difícil, mas sempre necessário. Quando estava conversando em fóruns na internet sobre seus hobbies ou sobre novos assuntos que descobriu, você deve ter feito alguns amigos, certo? Chame-os para uma conversa por áudio (isso se caso você já não tenha feito isso). Nós temos algumas dicas sobre como praticar com pessoas de outros países. Confira aqui.

11. Expanda sua atuação profissional

Você já trouxe o inglês para o seu lazer e agora é hora de trazê-lo para a sua área de trabalho. Pesquise em inglês sobre assuntos relacionados à sua carreira e use isso como um diferencial para se destacar na sua área.

12. Revise o que aprendeu até agora (e se prepare para o futuro)

Você estará fechando o seu ciclo de 12 meses em breve. Use esse momento para refletir sobre o que você já fez até aqui, o que já foi capaz de alcançar. Revise o que aprendeu até agora, prestando atenção no que você acha que não aprendeu tão bem. Com base nisso, se prepare para o que vem pela frente: trace novos objetivos e metas.


Extra: durante o seu aprendizado, você pode se sentir um pouco perdido, desmotivado ou até mesmo que as coisas não estão avançando como deveriam. Tenha também como meta ao longo do ano escolher um curso de inglês que se adapte à sua rotina. Aprender junto com outras pessoas e com a orientação de um professor é muito melhor! Aproveite para dar uma espiadinha em como escolher o curso ideal para você e em como se preparar para iniciá-lo.


Agora, você está pronto para mais um ano de muito estudo e aprendizado. Nunca perca de vista os seus objetivos e, muito menos, o que lhe motiva a aprender inglês.

Nos links abaixo, você encontra mais algumas dicas que podem ajudá-lo nessa caminhada. Dá uma espiadinha:
 

Aprender inglês: Como criar um bom plano de estudos

 

4 dicas para você aprender inglês com filmes e séries

 

Games: Confira algumas dicas para aprender inglês com jogos

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui