Aprender Inglês 27 de Janeiro de 2021

10 situações que todo adulto enfrenta quando vai aprender inglês

Conheça as principais situações que os adultos enfrentam quando vão aprender inglês

O aprendizado da língua inglesa tem sido o foco de milhares de brasileiros, seja daqueles que querem se destacar no mercado de trabalho, dos que querem viajar, daqueles que querem melhores oportunidades acadêmicas ou aqueles que simplesmente desejam entender melhor as séries e filmes no idioma. 

Mas, independente da vontade que leva uma pessoa a aprender esse que é um dos idiomas mais falados do mundo (e considerado a língua oficial da comunicação profissional), todo adulto enfrenta algumas situações ao estudar inglês. 

Pensando nesses ‘eventos’ tão corriqueiros entre estudantes da língua inglesa, nós separamos uma lista para você conferir e quem sabe se identificar com alguns itens. O objetivo aqui é mostrar que tudo isso é muito natural e faz parte desse caminho que você está pensando em trilhar. Aprender a lidar com esses pontos vai te ajudar bastante durante o seu processo. Vamos dar uma olhada então nos tais ‘eventos’: 

1) Medo de errar

Em outro conteúdo aqui no blog, nós explicamos um pouco sobre a diferença entre uma criança e um adulto aprendendo inglês e mencionamos como, ao contrário das crianças, adultos enfrentam um medo grande de errar quando estão aprendendo um novo idioma, algo que prejudica muito o desenvolvimento do aprendizado. 

Se estiver passando por isso, lembre-se que por mais clichê que seja, o erro faz parte de qualquer estudo e é com ele que você consegue saber onde focar ainda mais seus estudos. É errando que se aprende!  

2) Vergonha de falar

Novamente, ao contrário de crianças, só de pensar em aprender inglês, os adultos já passam a sentir uma vergonha imensa de falar em público. Se esse for o seu caso, tente se libertar aos poucos, porque isso será determinante no seu processo de aquisição da língua. Livre-se das amarras e lembre-se que você só vai aprender a falar, falando. 

3) Achar que é tarde demais 

Outra amarra que prende muito a aquisição do inglês por parte de adultos é a crença de que é tarde demais para aprender. Mas, na verdade, não existe uma idade correta para aprender o idioma e todos estão prontos para começar a aprender. A idade certa é quando se tem vontade e disposição de estudar a língua. 

4) Acreditar que é muito difícil 

Ser um adulto aprendendo inglês - como você já deve ter percebido ao longo desse texto - é enfrentar medos e ‘lutar’ contra ideias vindas de mitos diariamente. Uma delas é a de que aprender inglês é algo muito difícil e maçante. 

Mas, apesar desse mito (dessa crença limitante) assombrar a mente de muitas pessoas, o inglês é um idioma bastante simples e que pode ser aprendido com facilidade, diversão e rapidez, desde que estudado com frequência e disciplina. 

5) Se sentir constrangido por não saber a pronúncia certa 

Outra situação que todo adulto enfrenta quando vai aprender inglês é o constrangimento por não saber bem qual a pronúncia certa de determinado termo e acabar não falando por vergonha. 

Novamente: se livre dessas amarras, caro estudante da língua inglesa. Todo esse processo de errar e acertar pronúncias faz parte do aprendizado e está tudo bem, ok? Não há nada do que se envergonhar. Como já falamos antes, é errando que se aprende! 

6) Achar que leva muito tempo para se tornar fluente 

Adultos também carregam consigo a ideia de que para se tornar fluente em inglês é necessário passar anos e mais anos estudando o idioma. Mas, na verdade, se você escolher frequentar o curso ideal que faz uso da melhor e mais eficaz metodologia, você pode aprender o idioma em até 18 meses.

As metodologias precisam hoje se adaptar ao ritmo acelerado de vida que levamos. Ninguém tem 6 anos para aprender inglês, certo? Portanto com a metodologia certa, assiduidade e disciplina, você adquire a tão sonhada fluência em apenas 18 meses, assim como os alunos TopWay! :)  

7) Se preocupar com sotaque 

A questão do sotaque pode ser algo angustiante para adultos estudantes da língua inglesa. Seja por vergonha ou qualquer outro motivo, a preocupação em ter o sotaque “perfeito” pode acabar influenciando muito no processo de aquisição da língua. 

Mas, se pudermos lhe dar um conselho: todo falante da língua inglesa tem um sotaque diferente e você não precisa falar como um personagem de x série ou como seu cantor norte-americano favorito para dominar o idioma, ok? 
Todos os sotaques são bonitos e comunicam muito mais do que apenas aspectos linguísticos.

8) Se orgulhar de cada passo 

Adultos estudantes de uma segunda língua tem uma mania de desvalorizar o seu progresso e achar que estão sempre aquém do esperado. Ninguém espera que você saia falando e entendendo filmes e seriados após dois meses de aula. 

Portanto, supere esse mito e se orgulhe de cada passo dado. Cada pequena vitória é muito importante para o resultado final que você pretende alcançar. Observe e preste muita atenção às suas conquistas, afinal, não há nada mais bonito do que observar o próprio crescimento e se orgulhar de si próprio, não é mesmo? 

9) Abrir a mente para outras culturas 

Um aprendiz da língua inglesa também vive a experiência de abrir a mente para outras culturas através do aprendizado do idioma, principalmente quando falamos da cultura de países que tenham o inglês como primeira língua como EUA, Inglaterra, Canadá, Austrália e Irlanda. 

E isso, além de auxiliar na aquisição do idioma, também é extremamente enriquecedor para o aluno enquanto pessoa. 

10) Superar as próprias expectativas 

Adultos que se livram das amarras sobre aprender inglês também desfrutam de uma das melhores sensações que existe: a de superar as suas próprias expectativas. 

Seja aprendendo mais rápido do que imaginou, superando o medo de falar em público, acertando pronúncias ou desenvolvendo uma habilidade comunicativa que tinha dificuldade, esse orgulho é incrível e superar as próprias expectativas de maneira saudável é transformador na vida de uma pessoa.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui