Dicas

18 de Agosto de 2021

10 dicas para você arrasar nos testes de proficiência em inglês

Descubra algumas técnicas para melhorar seu desempenho

Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu ansiedade na hora de fazer um teste. E, querendo ou não, testes fazem parte da nossa vida enquanto aprendizes de inglês.

É normal se sentir ansioso nessas horas. Isso significa que aprender inglês é algo importante para você e você quer ter certeza de que seus esforços vão render bons frutos. Para isso, inclusive, você decidiu realizar um dos testes internacionais de inglês mais reconhecidos.

Mas passar nesses testes não é só sobre saber o conteúdo. Envolve também você estar confiante com as suas habilidades. Felizmente, temos algumas dicas para isso. Confira!
 

1. Entenda o que funciona pra você


Duas pessoas não aprendem da mesma forma. Existem aprendizes visuais, auditivos e cinestésicos (você pode entender melhor sobre isso aqui). Não adianta você praticar com uma metodologia que não traz resultados. Isso fará você se sentir menos confiante e aumentará sua ansiedade no teste.

Há muitas formas de aprender inglês. Cabe a você testá-las e descobrir qual se adequa mais ao seu estilo e objetivos.

Qual a melhor metodologia para aprender inglês?
 

2. Pratique


Com a prática, você consegue desenvolver estratégias para resolver tarefas complicadas, além de ajudar a lembrar informações importantes. E, se você praticar com simulados, vai desenvolver experiência com o teste em si.

Conforme você vai acertando cada vez mais durante a sua prática de inglês, mais confiante você ficará com as suas habilidades. Assim, você se sentirá mais preparado para realizar o teste.

Entenda por que você deve praticar o inglês

 

3. Varie um pouco a forma como você pratica


Com o tempo, nossa mente se acostuma com as operações que realiza. É importante dar um "sacode" de vez em quando, mas isso não quer dizer que você precise revolucionar a metodologia que está utilizando.

Você pode trocar o ambiente, por exemplo, e ir para uma biblioteca pública. Se está praticando a escrita, troque para a fala. Ou pode simplesmente trocar os materiais online pelo bom e velho papel e caneta.
 

4. Não deixe para a última hora


Esperar até o último minuto para se preparar só vai piorar. Isso gera estresse e pior desempenho. Praticar o inglês a longo prazo vai ajudar a reduzir a sua ansiedade.

Mas você não deve passar todo o seu tempo livre se preparando. Isso também pode te deixar ansioso. Exagerar nesses casos não é uma boa ideia e você precisa encontrar um equilíbrio.
 

5. Seja criativo na hora de praticar


Para muitas pessoas, abordagens tradicionais podem não funcionar. Felizmente, os estudos sobre aprendizagem de línguas vêm evoluindo e já existem abordagens mais modernas que são melhores para algumas pessoas.

Pessoas aprendem melhor ao trabalhar com pedaços menores de informações, por exemplo. É bem mais fácil memorizar o número 302.424 como "30-24-24", certo? Por isso, tente praticar inglês por "blocos" e não exagere!

No nosso blog, você encontra algumas dicas de como "memorizar" vocabulário e expressões idiomáticas em inglês. Essas dicas também ajudarão na hora de diversificar sua prática.
 

6. Faça pausas


Aprender inglês é tanto sobre prática, quanto lazer. Fazer intervalos regulares é importante e ajudará você a ter melhores resultados.

Ao fazer uma pausa produtiva, você esvazia a mente. Isso ajuda o seu cérebro a absorver o que foi recém praticado. Saia para realizar um exercício, faça uma refeição nutritiva ou uma meditação. Em alguns casos, até tirar um cochilo pode ajudar.
 

7. Crie uma rotina para praticar


Que horas você tem para praticar? Quando fará suas pausas? Que dias terá de "folga" para recuperar as energias?

Além de ajudar a administrar melhor o seu tempo, você terá uma noção melhor do ritmo que precisa seguir.. Se você fizer isso às cegas, pode chegar no dia do teste e não ter praticado tudo o que precisava. Planejar fará você se sentir confiante, já que praticou tudo o que precisava para o teste.

É importante manter contato com o idioma todos os dias e você pode fazer isso de diversas formas. Alguns métodos "não-convencionais" de aprendizado são através de músicas, podcasts, séries, filmes etc. Assim, você mantém os períodos de lazer, mas não se desconecta totalmente do idioma.
 

8. Mantenha-se hidratado


Além de uma dieta equilibrada e saudável, a hidratação cumpre um papel fundamental para te manter energizado. Sem água, você sofrerá com diminuição da retenção de memória e menos foco. O que atrapalha muito na hora de praticar o idioma e de realizar o teste.

Certifique-se de beber água regularmente. A dose diária recomendada é entre 6 e 8 copos por dia.
 

9. Durma o suficiente


A falta de sono também pode causar problemas de memória e foco. Outro sintoma é o estresse. Tudo isso afeta drasticamente o seu emocional e o seu desempenho no teste. O sono é fundamental para o seu sucesso!

Quando for se planejar, pense também nas suas horas de sono. Estabeleça um horário para dormir que seja entre 7 e 8 horas ininterruptas.
 

10. Peça ajuda


Praticar sozinho nunca é uma boa ideia. Por isso, forme grupos com amigos, conheça novas pessoas que estejam no mesmo barco que você ou simplesmente se matricule em um curso de inglês. Ter alguém para te encorajar, dividir os sucessos e os temores e te dar feedback é importante. A solidão pode ser seu maior inimigo nessas horas.


Com essas dicas, agora você conseguirá praticar com qualidade, resultando em mais confiança e no controle da sua ansiedade. Pode parecer tudo muito simples, mas com certeza será muito eficiente na sua trajetória!

Você também pode conferir outros conteúdos no nosso blog. Temos várias outras dicas que vão te ajudar a praticar e melhorar o seu inglês.

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui