Cultura 17 de Março de 2021

10 curiosidades sobre o St. Patrick's Day

Você sabia que Patrick não é o nome verdadeiro do santo padroeiro irlandês?

O dia 17 de março é o dia mais esperado do ano pelos irlandeses: o St. Patrick's Day (ou Dia de São Patrício, em português). Na verdade, podemos dizer que essa data ficou tão famosa que já extrapolou as fronteiras da Irlanda e conquistou o mundo inteiro.

Para você entender melhor do que se trata o St Patrick’s Day e o motivo de seu sucesso, listamos 10 curiosidades sobre a data.

1. Por que o St. Patrick's Day é tão famoso?

No dia 17 de março, a Ilha Esmeralda fica repleta de turistas dispostos a entrar no espírito do St. Patrick's Day. A data é tão importante que, se cair em um domingo, o feriado nacional é transferido para a segunda-feira. Mas qual o motivo de tanta fama?

O Dia de São Patrício é celebrado, como o nome sugere, na data da morte de um santo chamado Patrício, ocorrida em 461. São Patrício foi enterrado em uma catedral na cidade de Downpatrick. No local do seu sepultamento, foi construído o Saint Patrick Centre, um espaço dedicado a uma exibição permanente sobre o santo padroeiro irlandês.

2. Patrick não era irlandês (e esse nem era o seu nome de verdade!)

Reza a lenda que Patrick trouxe o cristianismo para a ilha, fazendo o trevo virar moda e libertando a Irlanda das cobras. (Nesse outro conteúdo, nós falamos um pouco sobre a sua relação com as cobras). Mas apesar de ser conhecido como Patrick, o nome verdadeiro do padroeiro era Maewyn Succat.

Maewyn fazia parte de uma família influente britânica e, quando tinha 15 anos, foi sequestrado e escravizado por piratas irlandeses. Após acreditar ter ouvido a voz de Deus, ele fugiu e retornou à sua terra natal, se tornando um missionário e, posteriormente, um sacerdote. Só então Maewyn se tornou Patrick.

3. Nem sempre foi tudo verde

Dos cabelos às roupas, passando pela comida e bebida: tudo é verde no St. Patrick's Day! Qualquer coisa que puder ser pintada, se tornará verde nesse dia (até mesmo rios). Mas as coisas nem sempre foram assim.

A primeira cor associada ao St. Patrick's Day foi o azul. As bandeiras antigas da Irlanda, por exemplo, eram azuis e não verdes. Porém, durante 1798, na Rebelião Irlandesa, os soldados utilizavam um trevo em suas lapelas. Com isso, o trevo e a cor verde se tornaram um símbolo do nacionalismo, se popularizando na celebração.

4. Os trevos e o Shamrock

O St. Patrick's Day tem muitos símbolos e o trevo, como falamos, é um deles. Como os celtas acreditavam que cada folha do trevo tinha um significado, São Patrício usava trevos como material didático para explicar a Santíssima Trindade. Com isso, o trevo se tornou um item popular.

E onde entra o Shamrock nessa história? Shamrock nada mais é do que o nome dado ao símbolo irlândez, é um nome que vem do idioma gaélico e significa "planta jovem de três folhas" (ou seja, é um trevo!).

5. O Leprechaun e o pote de ouro

Outro símbolo importante do St. Patrick's Day é o duende, ou melhor, o Leprechaun e, consequentemente, o seu pote de ouro. Na Irlanda, acredita-se que os duendes estão por toda a parte, pregando peças nas pessoas. 

Esses seres travessos fazem parte do folclore irlândes e são considerados guardiões de tesouros (escondidos em potes de ouro no fim do arco-íris). Reza a lenda que quem capturar um poderá fazer três pedidos. Como são muito ágeis, são quase impossíveis de serem capturados.

6. A comemoração é mais recente do que você pensa

A morte de St. Patrick tem sido comemorada como feriado religioso na Irlanda por mais de 1500 anos. Não podemos negar isso. No entanto, a comemoração oficial é beeeeeem mais recente.

A Irlanda só começou a comemorar o St. Patrick's Day oficialmente em 1903. A data cai bem na época da Quaresma que, até 1960, costumava ser um feriado tranquilo e religioso. Mas o que aconteceu em 1960, você pergunta? Os pubs e bares aconteceram: a lei passou a permitir que eles abrissem no dia da comemoração.

7. Cheers!

Falando em bares e bebidas, durante o St. Patrick's, o consumo da cerveja Guinness, símbolo irlandês, quase triplica no mundo inteiro. A cerveja é servida 819% com mais frequência e 13 milhões de litros são consumidos na comemoração.

8. Saco vazio não para em pé

Mas nem só de bebida se faz uma festa, certo? O corned beef é um prato clássico que combina muito bem com cerveja. O prato, na verdade, foi inventado por imigrantes irlandeses em Nova Iorque.

Para você ter uma noção de como essa "iguaria irlandesa" é consumida pelos americanos, na semana que antecede a festa, os carregamentos de repolho aumentam em 70%!

9. O grande desfile

Além de beber e comer muito, o St. Patrick's Day conta com grandes desfiles! A festa é a mais popular do país e tem, no mínimo, 4 dias de comemoração (não é muito diferente do nosso Carnaval, né?). Os desfiles em si acontecem especificamente no dia 17/03 e as principais comemorações são em Dublin.

Mas, curiosamente, os maiores desfiles são, na verdade, de fora da Irlanda. O primeiro aconteceu em Nova Iorque, em 1762. Na época, soldados irlandeses, que serviam no exército inglês durante a guerra revolucionária, marcharam pela cidade para celebrar a festa religiosa e suas raízes. O primeiro desfile na Irlanda aconteceu apenas em 1931, em Dublin.

10. Blarney Castle

"Kiss me, I'm irish" (algo como "me beije, eu sou irlandês") é uma frase bem famosa, principalmente durante o St. Patrick's Day. Mas você sabe o que significa?

A frase está relacionada à lenda de Blarney Castle, um castelo localizado na cidade de Cork. Dizem que ele foi construído sobre uma rocha mágica e quem a beijar receberá a capacidade de persuasão e de se expressar com desenvoltura. 

No entanto, é preciso se sentar de costas para a pedra e, sendo segurado por alguém, se inclinar para trás para beijá-la. É uma tarefa que exige muita flexibilidade e esforço, não é mesmo?


E aí? Já sabe tudo sobre o St. Patrick's Day? Pronto para celebrar junto com o mundo inteiro? Claro, celebre com moderação e bastante responsabilidade, hein?!

Caso você queira saber mais sobre essa data e outros feriados importantes da cultura mundial, dá uma espiadinha nesses conteúdos abaixo:

Cultura: Saiba tudo sobre o St. Patrick’s Day

7 fatos e curiosidades sobre o Halloween

Curiosidades sobre o Dia de Ação de Graças

Curiosidades sobre o Valentine's Day

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui